Com mais de 25 anos de existência, o e-mail continua sendo amplamente utilizado na internet. Considerado por muitos como o ‘RG’ na web, faz com que a maioria das pessoas tenha uma conta pessoal.
Não é atoa que empresas sempre buscam criar suas listas de email para aumentar as conversões. Mas você sabe como conseguir engajar seus leads ao máximo e se diferenciar dos demais? Confira a abaixo e descubra:
Engajar sua lista leads é uma jogada de mestre
#1 Segmentar para acertar!
Faça isso no começo, logo que sua base for sendo construída. Os critérios de segmentação podem mudar, e devem, de negócios para negócios.
Mas a ideia básica é conseguir fazer seu lead progredir até concretizar a venda por meio de conteúdos mais relevante possível ao perfil dele!
Vamos a um exemplo de segmentação que utilizamos aqui na Nairuz.
Nosso cliente Vangli, que vende moda fitness, intima e praia e possui também roupas em modelos plus size.
Segmentamos assim:
- Entre homens e mulheres (não seria muito interessante um homem receber conteúdo sobre como escolher a lingerie certa).
- Moda praia e moda fitness (A roupa certa para praticar esportes no frio ou cuidados que devem se tomar ao pegar sol).
Com conteúdos direcionados, a rejeição diminui drasticamente e o envolvimento segue fluido!
2# Transmitir conteúdos de valor
Tão importante quanto a dica acima, é criar conteúdos de valor para seus leads. Eu sei como é legal dizer que seu produto é bom, que faz isso ou aquilo… porém jogar isso diretamente para seu leads, de forma crua, vai soar apenas como um “panfleto de rua” em que você vê e logo descarta.
Criar um conteúdo que aproxime seu produto/serviço a realidade do seu lead é a melhor maneira para tornar ele engajado. Por exemplo, uma empresa que realiza manutenção veicular, um e-mail marketing abordando dicas de “como se organizar para uma viajem” e no meio falar da importância de uma revisão no veiculo antes de ir viajar.
Viu como é possível aproximarmos de forma sutil, porém eficiente?
Uma boa estratégia marketing de conteúdo alavanca seus resultados e seu engajamento.
3# Atenção ao Assunto e Linguajem
Dedique alguns minutos para elaborar assuntos para o e-mail que não passem desapercebido e que despertem curiosidade, neste artigo do Viver de Blog reúne algumas ideias para colocar no assunto do e-mail.
Pessoas se conectam com pessoas, e escolher uma linguagem pessoal na hora de criar seu email marketing pode aproximar você de seu lead. Por exemplo, se identificar ao começar a escrever e usar pronome pessoal como “eu” ajuda a construir uma imagem de proximidade com o publico.
4# Qualidade No design
Um banner bonito ao topo pode instigar a ler o seu e-mail marketing, da mesma forma que um banner poluído pode ocasionar uma rejeição na hora.
Intercalar texto com imagens na hora de fazer diagramação de conteúdo torna a leitura amigável e cativante. Lembre-se, use imagens com boa qualidade!
Quanto a escolha de fontes e cores, busque as que facilitam a leitura. Seus leads agradecem!
5# Manter uma frequência de envio
Se você implementou as dicas acima, seu e-mail marketing vai passar a ser algo esperado por sua lista, pois ele agrega valor! Mas não adianta mandar apenas um e-mail e achar que vai fazer o milagre nas conversões.
Manter uma frequência de envios (um por semana é ótimo) e o padrão de qualidade é o que vai efetivar todas estas dicas acima!
Engajar sua lista é alavancar seu negócio!
Vendas é consequência de um bom engajamento, busque sempre aprimorar suas campanhas e ajustar de acordo com suas necessidades.
Espero que com essas dicas você consiga aumentar o poder de engajamento da sua lista de e-mail aumentar suas conversões de vendas! Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que adoraria ajuda-lo!
Um abraço e até a próxima!