Já parou para pensar em quantos anúncios você pulou para assistir um vídeo no YouTube? Ou quantas vezes pulou stories de propagandas no Instagram?
Ler ou assistir um conteúdo do seu interesse é muito melhor do que fazer isso de maneira “forçada”, não é mesmo?
E é exatamente esse um dos principais conceitos do Inbound Marketing, uma estratégia que não apela para esse tipo de interrupção, mas que atrai o potencial cliente da melhor forma.
Então, se você está pensando em investir em uma estratégia assertiva, veja os principais motivos pelo qual deve escolher investir em Inbound Marketing.
O que é e por que investir em Inbound Marketing?
Conhecido também como Marketing de Atração, o Inbound Marketing tem exatamente essa função: atrair os possíveis clientes de acordo com o seu momento de compra.
Por meio da produção de conteúdo relevante, a estratégia é capaz de trazer possíveis clientes, sem interromper a jornada de compras de cada um deles.
Mas como isso acontece?
Educando o usuário e oferecendo soluções para suas dores e problemas no decorrer dos conteúdos, é possível estabelecer um vínculo de confiança, à medida que o lead demonstra mais interesse por seu produto ou serviço.
Vamos começar dando o exemplo de uma empresa que vende convênios odontológicos.
No momento de aprendizado e descoberta, o ideal é criar um conteúdo educativo sobre saúde bucal, e não fazer propaganda do serviço.
Pensando que a jornada de compra raramente é linear, ela aconteceria da seguinte forma: o potencial cliente tem contato com o conteúdo sobre saúde bucal, em seguida, percebe que a sua não é das melhores, então, a partir daí, ele passa a considerar formas de se cuidar.
É nesse momento que a oferta do plano dental pode ser feita com a ideia de oferecer um acompanhamento periódico e com valores que cabem no orçamento de quem está buscando.
Agora, vamos entender por quais razões você deve escolher o Inbound Marketing como estratégia para o seu negócio.
Estratégia Mensurável
Mensurar resultados ao investir em marketing é uma ótima maneira de trazer resultados assertivos e garantir economia de tempo e dinheiro.
Imagine que você divulgue sua loja espalhando panfletos pela cidade. Você sabe quantas pessoas visualizaram o panfleto? Quantas estavam interessadas em seus produtos? Ou até mesmo se algum dos clientes foi influenciado por essa propaganda?
É difícil mensurar o impacto e o retorno das ações aplicando estratégias que não te mostre números.
Nesse caso, uma das melhores estratégias é o Inbound Marketing. Com ele você contará com dados importantes para saber se sua estratégia vai bem e otimizá-la quando achar preciso.
Baixo Custo
De acordo com a Hubspot, empresa referência na área, o Inbound Marketing oferece um custo 61% menor que as estratégias de Outbound Marketing e Marketing Tradicional.
Além disso, ele é desenvolvido no ambiente online, local onde as pessoas costumam pesquisar por um produto ou serviço antes de decidir onde comprá-lo.
Você vai precisar de um site, um blog e redes sociais. Com uma boa estratégia, os custos para colocar a estratégia em prática ficam lá embaixo.
Assertividade
O Inbound Marketing só fala com quem está aberto ao ouvir, como mencionamos anteriormente, lembra? Ele é totalmente o oposto de uma estratégia intrusiva, pois, nesse caso, quem vai atrás da empresa é o possível cliente.
Então, oferecendo conteúdos voltados para o segmento do seu produto ou serviço, fica muito mais fácil de atingir a sua persona.
Com isso, o próximo passo é nutrir o lead, ajudando no reconhecimento de uma dor ou problema e, aos poucos, ir conquistando a sua confiança.
Autoridade no Segmento
Ao longo do tempo, mostrando que você entende do assunto que engloba a sua área, você se torna autoridade e referência no segmento.
As pessoas percebem que você sabe do que está falando e automaticamente se sentirão mais seguras ao escolher a sua empresa no lugar da concorrente.
Se desde o momento de atração, até o momento da compra sua empresa agradar o lead, você tem altas chances de fidelizá-lo.
Posicionamento no Google
Quem investe em Inbound Marketing deve utilizar as técnicas de SEO – Search Engine Optimization -, que significa otimização para mecanismos de busca.
Com o SEO as chances de ranqueamento são altas e, com isso, fica ainda mais fácil de aparecer nas primeiras páginas de forma orgânica, ou seja, sem pagar.
Novamente mencionando o exemplo da empresa que vende planos odontológicos: quando uma pessoa deseja contratar um plano dental e já está na fase final de decisão de compra, além de buscar recomendações de pessoas conhecidas, ela também procura por opções na internet.
Quando essa pessoa busca, por exemplo, pelo termo plano odontológico no Google, ela encontrará diversos resultados sobre o assunto. Caso você não esteja entre os primeiros e, principalmente, na primeira página, as chances de ela clicar e escolher você são mínimas.
As pessoas tendem a clicar nos primeiros resultados e quase nunca vão para a segunda página justamente pelo fato de acreditarem que os primeiros resultados são os melhores.
Então, se você quer estar entre eles e ser um dos mais clicados, não pode esquecer de pensar no SEO.
Leia também: Por que investir em Marketing Digital?
É hora de investir em Inbound Marketing
No conteúdo, você pôde entender os principais motivos pelos quais valem a pena investir em Inbound Marketing.
Além de assertivo, você pode implementá-lo com um investimento baixo e garantir que sua marca se torne autoridade entre muitas outras concorrentes.
Aparecer nos primeiros resultados do Google também é algo muito importante para a imagem e segurança de sua empresa, então, se você quer ser reconhecido e consequentemente garantir ótimos resultados para aumentar o lucro, está esperando o que para começar com a estratégia?