5 coisas que você deve fazer se não quiser vender no seu e-commerce

13/08/2024
Mulher trabalhando em um ambiente de e-commerce, utilizando um laptop para gerenciar vendas online. A imagem ilustra a importância de estratégias eficazes para vender no seu e-commerce.

Se você deseja vender no seu e-commerce com eficiência, deverá, primordialmente, entender o que fazer e o que evitar. Com tantas opções disponíveis para os consumidores, um passo em falso pode significar a perda de clientes, bem como, uma queda nas vendas.  

Ignorar a estruturação e a rapidez do site é algo possivelmente fatal. Pense o seguinte: se as pessoas enfrentarem dificuldades para encontrar o que procuram, simplesmente migrarão para o concorrente. Ao mesmo tempo, a ausência de uma estratégia clara de marketing digital e a dependência apenas do tráfego orgânico, sem investimos em campanhas pagas e ações nas redes sociais, limita enormemente a possibilidade de lucro. 

Em um mercado onde a personalização e a proximidade com o cliente são cada vez mais valorizadas, deixar a Nairuz cuidar de cada detalhe ao seu lado garantirá o sucesso do seu e-commerce. Saiba mais entrando em contato conosco e verificando essas dicas abaixo. 

Erro 1: negligenciar a experiência do usuário (UX)

experiência do usuário (UX) tornou-se um dos pilares quando o assunto é sucesso do e-commerce, seja do setor de moda, empilhadeiras ou qualquer outro. Caso encontre essa fluidez, a porcentagem no quesito conversão, retorno e recomendações se amplia. 

Um site intuitivo e responsivo pode criar uma sensação de confiança. Portanto, investir em UX não é apenas uma questão de estética, mas sim uma estratégia vital para a conversão e retenção de clientes. 

Práticas negativas

Design confuso e desorganizado

Antes de tudo, imagine entrar em uma loja física onde os produtos estão espalhados de forma aleatória e os corredores são estreitos. Certamente, você iria embora sem nenhuma compra, correto? O mesmo vale para os e-commerces. Ou seja, não use menus complicados, excesso de informações e layout desorganizado. 

A falta de uma estrutura clara, botões de chamada para ação mal posicionados e uma hierarquia visual inconsistente são exemplos de elementos que contribuem para uma experiência negativa. 

Tempo de carregamento lento

Estudos mostram que quanto mais tempo um site demora para carregar, maior é a probabilidade de os usuários saírem antes mesmo de ele ser totalmente carregado. 

Isso se dá, principalmente, pela falta de profissionalismo e segurança. E se deseja ter bom ranqueamento nos motores de busca, como o Google, este detalhe é precioso. Sites mais rápidos tendem a ter melhor posicionamento, aumentando a visibilidade e o tráfego orgânico.  

Soluções

Melhoria da navegação e design intuitivo

  • Simplifique a navegação: categorize os produtos de maneira lógica e intuitiva. Ao mesmo tempo, utilize uma barra de pesquisa eficiente para que todos encontrem rapidamente o que procuram; 
  • Priorize a hierarquia visual: não se esqueça de focar seus esforços em contrastes de cores, tamanhos de fontes e espaçamentos para destacar os elementos mais importantes, como CTAs, ofertas especiais e produtos em destaque; 
  • Tenha layout responsivo: um site mobile-friendly garante uma experiência consistente e agradável, sendo que, atualmente, muitas pessoas acessam a internet por esses aparelhos; 
  • Realize testes de usabilidade: peça ajuda a usuários reais para testes de usabilidade. Com isso, você irá identificar pontos de melhoria. Outros aliados serão as ferramentas de análise de comportamento, que nos fazem compreender como os usuários interagem com o site. 

Otimização de velocidade 

  • Compressão de imagens: caso verifique que a imagem usada é muito pesada, mude o formato ou reduza este tamanho em sites de compressão de arquivos; 
  • Remoção de código desnecessário: não deixe espaços em branco, comentários e caracteres desnecessários do código HTML, CSS e JavaScript no e-commerce. Quando deletados, poderão acelerar o tempo de carregamento das páginas; 
  • Implementação de cache: essa técnica armazena versões estáticas das páginas e reduz a necessidade de carregamento repetido dos mesmos elementos. 

Erro 2: falta de informações e descrições de produtos 

Descrições detalhadas de produtos se tornam a principal fonte de informação dos clientes. Elas não apenas explicam as características, mas destacam benefícios e vantagens daqueles itens. 

É válido fazê-lo em todos os produtos, mas é especialmente importante para aqueles mais complexos ou de alto valor, onde os consumidores podem precisar de mais detalhes antes de decidir. Invista tempo e esforço para aumentar as taxas de conversão e a satisfação do cliente. 

Práticas negativas 

Descrições genéricas e insuficientes 

Você não pode colocar informações genéricas e insuficientes. O resultado será um comprador inseguro e menos propenso a comprar. Além disso, outra percepção é de que os donos do e-commerce não se esforçaram o suficiente, afetando negativamente o respeito da marca. Outra parte afetada é o SEO, pois os motores de busca valorizam conteúdo relevante e informativo.  

Fotos de baixa qualidade 

Se quiser vender no seu e-commerce, afaste-se das imagens borradas, mal iluminadas ou de baixa resolução. Elas podem fazer com que os produtos pareçam menos atraentes e confiáveis, desmotivando a finalização do processo de aquisição dos produtos. 

Soluções 

Criação de descrições detalhadas e informativas 

  • Foco nos benefícios: ao invés de apenas mencionar que um item é feito de determinado material, destaque sua usabilidade e outros pontos atrativos; 
  • Utilize palavras-chave relevantes: certifique-se de que as palavras-chave sejam inseridas de forma natural e fluida no texto; 
  • Responda a perguntas comuns: antecipe as dúvidas dos clientes e inclua respostas nas descrições dos produtos, como: informações sobre tamanhos, materiais, instruções de uso, cuidados e manutenção; 
  • Conte uma história: essa abordagem narrativa torna as descrições mais envolventes e cativantes. 

Uso de fotos de alta qualidade 

  • Invista em fotografia profissional: contrate fotógrafos profissionais, pois a experiência dele em relação a fotos bem iluminadas, focadas e de alta resolução farão a diferença na percepção dos clientes; 
  • Mostre diferentes ângulos: proporcione uma visão completa dos produtos. Isso é ideal, pois a pessoa não pode tocar naquilo que irá escolher; 
  • Utilize zoom e detalhes: útil para produtos com acabamentos finos ou características específicas; 
  • Adicione vídeos: além das fotos, os vídeos dão uma visão mais dinâmica e realista daquele item. Há, portanto, entendimento refinado quanto às características e benefícios. 

Erro 3: pouca diversidade de métodos de pagamento 

Cada cliente tem suas preferências e limitações quando se trata de realizar pagamentos online. Alguns preferem cartões de crédito, enquanto outros podem optar por PayPal ou PIX. Ao limitar essas opções, obviamente fará com que essas pessoas partam para a concorrência. 

Aumente essa conveniência, até porque, métodos variados podem aumentar a segurança das transações, proporcionando uma camada adicional de confiança. 

Soluções 

Implementação de múltiplos métodos de pagamento 

  • Cartões de crédito e débito: aceite os principais cartões de crédito e débito, com as bandeiras mais populares; 
  • Pagamentos digitais: PIX, PayPal, Apple Pay, Google Wallet, por exemplo, são amplamente utilizados por muitos consumidores do Brasil e do mundo; 
  • Parcelamento: ajuste os parcelamentos, até porque, não são todos os clientes que terão condições de fazer o pagamento de uma única vez. 

Erro 4: ignorar o atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente, quando feito com excelência, fideliza o cliente e aumenta as chances de venda em um e-commerce. Tudo isso cria uma conexão emocional, fazendo com que essas pessoas interessadas valorizem e respeitem a marca. 

Ao investir neste ponto específico, mostrará a todos que tem uma visão de futuro e de respeito com todos aqueles que já adquiriram ou irão adquirir produtos em sua loja virtual. 

Práticas negativas 

Demora nas respostas e falta de suporte 

Demoras nas respostas aumentam a frustração. Sendo assim, irão procurar por alternativas mais rápidas e eficazes. Some isso a falta de suporte adequado e você verá seus lucros diminuírem consideravelmente. Mude isso o quanto antes com as soluções abaixo: 

Soluções 

Oferecimento de suporte rápido e eficiente 

  • Chat 24 horas: úteis durante o processo de compra, quando os clientes podem precisar de assistência rápida; 
  • Suporte por e-mail e telefone: monitore esses canais de tempos e tempos para garantir respostas rápidas; 
  • Treinamento da equipe de suporte: a experiência, juntamente com os treinamentos constantes, faz com que as equipes estejam prontas na hora de resolver os mais variados problemas.  

Criação de uma seção de FAQ 

  • Identifique as perguntas mais comuns: além de buscas as dúvidas mais comuns, tente criar respostas claras e concisas para elas; 
  • Organize por categorias: com essa iniciativa, as pessoas terão facilidade de navegação e de localização das informações; 
  • Atualize-a regularmente: tenha sempre informações precisas e relevantes com essas atualizações. 

Erro 5: falta de estratégias de marketing digital 

O marketing digital abrange uma variedade de táticas, como: SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing, publicidade paga e outras. Então, uma estratégia bem planejada direciona um tráfego qualificado para o site, melhora as taxas de conversão e aumenta as vendas. Quer crescer? Invista nisso e deixe nossa equipe de experientes profissionais te auxiliar – confira nossos cases de sucesso. 

Práticas negativas 

Ausência de SEO e conteúdo 

A falta de otimização para motores de busca (SEO) e de conteúdo relevante pode limitar a visibilidade de um e-commerce. Ambos atraem visitantes, mas também os mantém engajados e informados.  

Negligência nas redes sociais 

Além disso, Instagram, X, Tik Tok são plataformas poderosas para engajar com o público, promover produtos e construir a marca. Utilize todas ou escolha algumas delas, pois essa negligência resultará em perda de oportunidades de engajamento e menor alcance. 

Soluções 

Investimento em SEO e marketing de conteúdo 

  • Pesquisa de palavras-chave: procure termos relevantes que o público-alvo está buscando. As palavras-chave, quando inseridas estrategicamente, em todo o site e nas descrições dos produtos, geram leads qualificados e duradouros; 
  • Criação de conteúdo relevante: desenvolva um blog ou seção de artigos no site. Trabalhe com conteúdo relevantes e conquiste posicionamentos e autoridade relevantes para o e-commerce; 
  • Otimização on-page e off-page: isso tem a ver com otimização de títulos, meta descrições e tags alt, além de backlinks. 

Engajamento 

  • Criação de perfis em diversas plataformas: crie perfis nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, X e LinkedIn e forneça informações completas; 
  • Conteúdo interativo: vídeos, enquetes, histórias e posts que incentivem a participação dos seguidores constroem uma comunidade em torno da marca; 
  • Análise de métricas: contrate ferramentas de análise para monitorar o desempenho das campanhas, bem como ajustar a estratégia conforme necessário.

Siga essas dicas para vender no seu e-commerce 

Em suma, negligenciar a experiência do usuário, oferecer descrições de produtos insuficientes, limitar os métodos de pagamento, ignorar o atendimento ao cliente e não investir em estratégias de marketing digital são erros que podem comprometer gravemente o sucesso do seu e-commerce. 

Mas, cada um desses desafios pode ser superado com ações práticas. Estude e avalie as soluções, pois elas não apenas aprimorarão a experiência do usuário, mas também irão garantir o crescimento sustentável do seu negócio. 

Por fim, na Nairuz, entendemos que administrar um e-commerce de sucesso exige atenção a cada detalhe. Entre em contato conosco e descubra como nossos serviços podem levá-lo ao sucesso.  

Leia também: Marketing multicanal: integrando canais online e offline 

  • Categorias