Como o CRM pode transformar seu pipeline de vendas e aumentar a CLTV

27/08/2024
Como o CRM pode transformar seu pipeline de vendas

Se você já ouviu falar sobre CRM, CLTV ou pipeline de vendas, mas não sabe o que são, não se preocupe. Estamos aqui para descomplicar e mostrar como elas se relacionam com seus clientes e potencializam o crescimento da marca. 

Resumidamente, pois falaremos com mais precisão ao longo do texto, o CRM (Customer Relationship Management), gerencia e analisa as interações com clientes e potenciais clientes. Já o CLTV (Customer Lifetime Value) se refere ao valor total que uma pessoa trará durante todo o período em que mantiver um relacionamento com a sua empresa.  

Por que tudo isso é importante? Simples! Ao combinar as estratégias, haverá uma abordagem mais eficiente e direcionada. Vamos detalhar cada um logo abaixo. 

Benefícios de implementar um CRM no pipeline de vendas

Implementar um sistema de CRM no pipeline de vendas pode ser um divisor de águas para qualquer empresa. Com uma abordagem jovial e descomplicada, vamos explorar os principais benefícios dessa ferramenta poderosa que pode transformar a forma como você gerencia seus clientes e suas vendas. Preparado? Então, vamos lá! 

Centralização de dados

Antes de tudo, imagine ter todas as informações dos seus clientes em um só lugar e acessíveis a qualquer momento. É isso que um CRM faz desde em seu pipeline de vendas. 

Isso significa que a equipe de vendas não precisa mais perder tempo procurando informações em planilhas ou e-mails. Com apenas alguns cliques, é possível verificar todo o histórico, entender as preferências daquela pessoa, suas necessidades e até mesmo suas preocupações. 

Portanto, este escopo abrangente garante um atendimento muito mais eficaz e alinhado às expectativas do cliente.  

Automação de tarefas

Neste ponto haverá certa liberação da equipe de vendas para focar em atividades mais estratégicas e de maior valor. Então, questões como envio de e-mails de follow-up, agendamento de reuniões, atualização de status de leads e até mesmo a criação de relatórios podem ser automatizadas. 

Enquanto o CRM cuida dessas tarefas citadas acima, os colaboradores podem permanecer por mais tempo naquilo que realmente importa: construir relacionamentos sólidos com os clientes e fechar mais vendas.  

E nada passa despercebido, mantendo todos os processos de vendas em dia e minimizando erros. 

Melhoria no atendimento ao cliente

Nada é mais frustrante para um cliente do que se sentir desvalorizado ou ignorado. Mas com todas as informações facilmente acessíveis, a equipe de vendas terá respostas mais rápidas e personalizadas. 

Por exemplo: se um cliente entra em contato com uma dúvida ou problema, o representante de vendas acessa o histórico, resolve a demanda e mostra que a empresa o valoriza e o conhece. Essa experiência positiva e de excelência aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente. 

Aumento da eficiência

Outro ponto de destaque se dá com a gestão de leads, pois cada um deles terá acompanhamento de perto. Ele ajuda a priorizar os leads mais quentes, que estão mais próximos de tomar uma decisão de compra. Ao mesmo tempo, se foca naqueles que ainda precisam de um pouco mais de atenção. 

Enfim, com a centralização de dados, automação de tarefas e outras funcionalidades, o CRM se torna um aliado indispensável para empresas de todos os setores, desde supermercados até bancos, só para citar alguns. 

Funcionalidades chave de um sistema de CRM

Adotar essa prática no pipeline de vendas irá transformar sua marca. E agora, vamos explorar algumas das funcionalidades mais poderosas de um CRM e como elas podem impulsionar suas vendas de maneira descomplicada. 

Gestão de leads e oportunidades

Como já dissemos, quando todas as informações ficam em um único lugar, podemos priorizar os leads e dedicar tempo e recursos onde realmente importa. Dentro do seu software favorito, defina lembretes e tarefas para seguir cada um deles de perto, aumentando suas chances de conversão. 

Automação de marketing

Com as ferramentas certas, é possível criar campanhas de marketing direcionadas e personalizadas. Por exemplo: 

  • Envie e-mails automatizados para leads que baixaram um e-book específico; 
  • Crie campanhas segmentadas para quem demonstrou interesse em um determinado produto.  

A automação de marketing integrada ao CRM alinha os trabalhos das equipes de vendas e de marketing. Tudo porque podem compartilhar informações e estratégias para alcançar resultados incríveis. 

Análise e relatórios

Existem dezenas de exemplares no mercado que irão fornecer uma visão abrangente do desempenho de vendas. Então, o monitoramento das métricas importantes e a tomada de decisões baseadas em dados farão com que fique um passo à frente da concorrência. 

Com um CRM, a mensuração do retorno sobre investimentos (ROI) referente a diferentes estratégias e o ajuste de seu plano de ação será modificado e melhorado conforme necessário. 

Por fim, a análise de dados identifica as áreas de excelência da sua equipe, facilitando a replicação do sucesso em toda a operação. 

Integração com outras ferramentas

Essa integração inclui plataformas de e-mail marketing, softwares de automação de vendas, sistemas de ERP, entre outros. Isso simplifica a gestão e a análise dos dados. 

Por exemplo, a integração com uma plataforma de e-mail marketing permite que acompanhe o engajamento dos seus leads diretamente no CRM. Já o sistema de ERP aumenta a eficácia na movimentação de pedidos e estoque.  

Estratégias para transformar o pipeline de vendas com CRM

Agora que entendemos as funcionalidades, vamos explorar algumas estratégias práticas para transformar seu pipeline de vendas usando essa ferramenta poderosa. 

Segmentação de leads

Faça essa segmentação com base em critérios específicos. Isso pode incluir dados demográficos, comportamento de compra, nível de engajamento e muito mais. 

Que tal criar uma campanha específica para leads que abriram seus e-mails nas últimas semanas ou para aqueles que visitaram a página de contato do site? A segmentação faz com que suas mensagens sejam relevantes e oportunas, aumentando as chances de conversão. 

Nutrição de leads

Nem todos os prospects estão prontos para finalizar suas compras imediatamente. Nestes casos, o CRM faz essa distinção, sendo uma estratégia eficaz para manter o interesse e preparar aqueles que, de fato, chegarão até o topo do funil de vendas. 

Configure campanhas que enviam e-mails educativos, ofertas especiais e outros conteúdos valiosos, pensando em todos os diferentes estágios. Isso mantém seus leads engajados e informados, aumentando, assim, a probabilidade de conversão quando estiverem prontos para este movimento. 

Follow-up automatizado

O follow-up não deve ser negligenciado em meio às muitas tarefas do dia a dia. Isso porque, com essa automatização, nenhum lead seja esquecido. Inclua, portanto: 

  • E-mails de lembrete; 
  • Mensagens de agradecimento após uma reunião; 
  • Alertas para a equipe de vendas fazer uma ligação.  

É outro ponto que ajudará a marca a economizar tempo e garantir seus leads engajados e avançando no pipeline de vendas. 

Gestão de relacionamentos

Por último, a CRM é uma ferramenta poderosa para fortalecer os relacionamentos com clientes existentes. Envie ofertas exclusivas, lembre-se dos aniversários ou das datas especiais e ofereça um suporte proativo baseado no histórico de cada pessoa. 

Fortalecer esses relacionamentos gera retenção e aumenta a satisfação, algo que não deve ser negligenciado nos dias de hoje. Assim, ao longo do tempo, terá mais receita com o aumento do Customer Lifetime Value (CLTV). 

Como o CRM aumenta o CLTV

Quando se tem um aumento do CLTV, significa que seus clientes estão comprando mais, voltando com mais frequência e, em última análise, gerando mais receita para sua empresa. Sendo assim, a chave deste sucesso pode ser o CRM. Então, vamos explorar estes detalhes agora. 

Identificação de oportunidades de upsell e cross-sell

Agora vamos compreender melhor as estratégias de upsell e cross-sell. Essas são análises detalhadas do histórico de compras e do comportamento do cliente. Portanto, o CRM permite identificar essas possibilidades de oferecer produtos ou serviços adicionais e que complementam a experiência. 

Ou seja, se um cliente comprou um smartphone, que tal sugerir acessórios compatíveis, como capas, carregadores e fones de ouvido? Se comprou uma esteira para sua academia, ele também pode querer uma bicicleta ergométrica. 

Essas oportunidades de upsell e cross-sell amplificam as vendas e causam a percepção de que sua marca realmente entende e atende às suas necessidades. 

Análise de comportamento do cliente

Conhecer o comportamento do cliente faz com que a equipe tome ações proativas que aumentem o CLTV. Com o CRM você pode analisar padrões de compra, preferências e até mesmo identificar sinais de insatisfação ou desinteresse. 

Se a pessoa compra um determinado produto a cada três meses, faça um lembrete ou uma oferta especial pouco antes deste período. Mas se identificar que o cliente tem demorado mais do que antes para adquirir seus produtos, entre em contato com uma oferta de reativação.  

Programa de fidelidade e recompensas

Quem não gosta de ser recompensado por sua fidelidade e lealdade à marca? Esses programas incentivam compras repetidas e aumentam o CLTV.  

Utilize os dados coletados pelo CRM para criar algo que realmente recompense os comportamentos desejados. Faça um tipo de bonificação de pontos por cada compra, que podem ser trocados por descontos, produtos gratuitos, bem como outras recompensas. Este é só um exemplo, mas todos os colaboradores podem participar e ajudar nessa integração entre marca e consumidor. 

Os leads sentem que estão sendo reconhecidos e recompensados têm muito mais chances de continuar comprando e recomendando sua empresa. 

Cases de sucesso Nairuz

Alguns dos principais cases da Nairuz, são:  

  • A Athletic, que percebeu a necessidade de reinventar suas estratégias de marketing e presença online. Reconhecendo a importância dessa mudança, a empresa buscou a Nairuz para ajudá-los nessa transformação. Desde então, o faturamento da marca cresceu 105% e o tráfego em mais de 220%, demonstrando o impacto positivo das estratégias adotadas; 
  • A Transpalet, outro de nossos clientes, também experimentou um crescimento notável. Comparando o ano de 2022 com o mesmo período de 2021, a empresa viu seus ganhos subirem em 17,8%. 

CRM, CLTV e pipeline de vendas: a trinca primordial para seu negócio

Recapitulando, implementar um CRM traz uma série de benefícios que podem transformar completamente o pipeline de vendas e aumentar o CLTV. Além disso, a melhoria no atendimento ao cliente, proporcionada por um serviço mais personalizado, fortalece a lealdade e a satisfação dos clientes, aumentando suas chances de voltar a comprar. 

As estratégias para transformar o pipeline de vendas são referentes a segmentação de leads com base em critérios específicos e a nutrição com conteúdo relevante. E não podemos esquecer da gestão de relacionamentos, que, com a ajuda do CRM, fortalece os laços com os clientes existentes, aumentando o CLTV ao incentivar a repetição de compras e a lealdade. 

Por fim, se tem visão do futuro e não quer ficar estagnado, vendo seus concorrentes crescerem e você não, entre em contato com a gente. Nosso time de profissionais dará todo apoio necessário, com explicações e as mais variadas possibilidades para a ampliação dos ganhos.   

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