Quem nunca falou ou ouviu algum dos nomes em uma conversa sobre marca? E agora: logo, logotipo ou logomarca é o correto?
Pois é, muita gente ainda tem dúvida sobre qual nome usar, e esse assunto ainda gera discussões sobre o que está no dicionário e o verdadeiro significado no meio comercial. Fizemos um resumo bem simples para acabar de vez com este dilema de logo, logotipo ou logomarca!
Primeiro, vamos deixar claro que esse termo existe no dicionário, e por isso muitos profissionais envolvidos com comunicação utilizam “logomarca” (eu sei, é horrível).
Porém, é só no Brasil que este termo é usado, mas em todo o mundo são utilizadas variações da palavra como, “logo”, “logotipo” ou somente “marca”, mas nunca logomarca.
Então sem mais suspense…
Vamos entender o significado de cada uma, e qual usar
Logo – vem do grego “logos”, que é :
Um elemento do design gráfico reconhecível, geralmente inclui um nome, símbolo ou marca representando uma organização ou produto. (Dictionary.com)
Logotipo – Do grego “logos”- significado “Typos” – Figura :
O “arranjo” visualmente distinto de letras no qual as empresas e organizações são facilmente reconhecidas pelos clientes. (answers.com)
Logomarca – é como dizer marca – marca:
Está no dicionário porque é um neologismo, embora redundante. É bem possível que tenha sido criada em nosso idioma num momento de entusiasmo.
Agora ficou fácil entender qual é correto a ser utilizado!
Espero ter ajudado a sanar suas dúvidas. Acredite, saber disso irá valorizar um pouco mais seu diálogo sobre o assunto.
Confira também: Como utilizar o Instagram para promover seu negócio na Web
Ah, já ia me esquecendo! Acesse a nossa fan page e acompanhe as novidades. Se tiver interesse em conhecer mais sobre nós ou bater um papo sobre este assunto, podemo agendar um bom café!
Até o próximo artigo!