Atualmente, a aplicação do SEO para advogados é fundamental para os profissionais que desejam aumentar sua presença online de forma eficiente e orgânica.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos a importância desse conceito para o marketing jurídico digital e como aplicá-lo na prática. Confira!
A importância do SEO para advogados
As estratégias e técnicas de otimização de sites e páginas para mecanismos de busca são essenciais para os advogados que desejam ser encontrados por seu público sem ter que arcar com os custos da publicidade paga.
Com uma boa aplicação das técnicas de SEO, pode-se não somente captar mais leads e criar uma poderosa vitrine de serviços online, como também divulgar conteúdos relevantes de maneira mais assertiva.
Mas, afinal, como aplicar o SEO para advogado na prática? É o que veremos nos tópicos a seguir. Acompanhe!
Definindo palavras-chave
Antes de qualquer coisa, é fundamental encontrar as palavras-chaves certas, ou seja, aquelas que expressam de maneira mais precisa as dores do público-alvo de um escritório ou advogado.
O ideal é que essas palavras sejam escolhidas com base em tendências do mercado ou colhidas em plataformas específicas, como a Ubersuggest.
Não podemos esquecer que, para que um link tenha um bom ranqueamento em buscadores, é fundamental que o conteúdo divulgado desenvolva bem os temas relacionados às palavras-chaves.
Conteúdos que fogem ao que está indicado pelas palavras-chave podem fazer com que um link fique mal posicionado em pesquisas orgânicas.
Atenção à experiência do usuário
Outro critério avaliado pelos algoritmos de buscadores diz respeito à responsividade de sites e páginas.
De acordo com a Google, o tempo médio ideal de carregamento de uma página deve ficar entre 2 e 5 segundos.
Por isso, as técnicas de SEO para advogados não podem deixar de lado esse fator, haja vista sua importância para a experiência do usuário.
Além de responsivo, um site deve possuir uma plataforma amigável, com um visual coerente com a identidade do escritório ou advogado.
O SEO também possibilita a otimização de sites e páginas para smartphones, o que é fundamental para aumentar a disponibilidade e reduzir as taxas de abandono.
Invista em conteúdos
A escalabilidade deve ser uma premissa básica da aplicação de SEO para advogados.
De nada adianta ter um conteúdo relevante se ele não possui parágrafos e não convida o leitor a interagir.
Ao contrário, pode-se melhorar a leitura e contribuem com a experiência do usuário utilizando edições, dividindo bem os textos e inserindo novos formatos (podcasts, vídeos e infográficos).
Outras formas de tornar a leitura mais agradável é alinhar os textos à esquerda, escrever parágrafos curtos (de até 3 linhas) e adequar a linguagem utilizada à persona do escritório.
Realize testes A/B
Páginas e sites devem ser otimizados com frequência, de maneira a atualizá-los com as novas tendências que possam aparecer no marketing jurídico.
Uma maneira de fazer esse contínuo aprimoramento é aplicando os testes A/B. Esses testes consistem na comparação entre duas ou mais páginas com elementos distintos, com o intuito de verificar quais desses elementos funcionam melhor.
Evidentemente, essa comparação deve ser feita com base em dados e métricas, a fim de verificar com concretude o impacto positivo ou negativo de determinada estratégia.
SEO na área jurídica: um conhecimento indispensável à criação de autoridade
Se você ou seu escritório desejam ser uma autoridade na área jurídica, não podem prescindir da otimização de sites, haja vista que esse conjunto de técnicas potencializa o alcance orgânico de uma publicação e traz mais credibilidade.
Contudo, não é somente o SEO para advogados que inspira mais confiança nos clientes. O investimento em um software jurídico também pode gerar mais confiança em um público-alvo.
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