Vale a pena investir em mídias sociais? Descubra!

23/09/2021

Uma coisa é certa: todo mundo tem uma página preferida nas mídias sociais. Pode ser o perfil do banco digital, do streaming de vídeo ou mesmo aquela influenciadora que combina muito com você. A questão é que o conteúdo publicado, o tom de voz, as reações da marca e a interação com o público causam um sentimento único de proximidade.

E é exatamente esse o objetivo das mídias sociais: ser um canal de relacionamento direto com o cliente.

Isso é possível porque um perfil no Instagram, por exemplo, é capaz de comunicar tudo sobre a marca. Seus principais valores, as causas pelas quais luta, o que realmente é importante, atualizações sobre cada etapa do seu desenvolvimento e, é claro, suas novidades e próximas ações.

As mídias sociais são literalmente a cara da marca! E, na maioria das vezes, o primeiro contato do consumidor com seus produtos e serviços. Costumamos dizer que as mídias sociais funcionam também como um tipo de vitrine que antecede o e-commerce, se sua comunicação for atrativa, as chances de gerar tráfego qualificado para o site são enormes.

De acordo com dados levantados pelo IBGE, em 2018, sete a cada dez brasileiros estão conectados à internet. Já outro dado publicado indica que 66% dos brasileiros estão conectados às mídias sociais, sendo que o Facebook, YouTube e WhastApp lideram o pódio nos três primeiros lugares.

Neste ponto, vale a pena retomar aquela boa e velha regra: é preciso estar onde seu cliente está. Mas será que mesmo assim vale a pena investir em mídias sociais? Neste conteúdo te explicamos todos os motivos. Confira!

Investir em mídias sociais: como e por quê?

Antes de falarmos especificamente sobre as mídias sociais, precisamos entender primeiro o que é “investir”. Com a popularização dos canais de finanças e facilidade no acesso às grandes corretoras e bancos de investidores, o termo “investir” é hoje quase que um sinônimo de retorno financeiro.

E de fato é. Tudo aquilo que investimos tem o objetivo de nos devolver algo, ou seja, dar algum tipo de retorno. Mas longe do que muitos pensam, nem sempre o retorno (ou mesmo o próprio investimento) é financeiro. Podemos investir nosso tempo em um relacionamento familiar e ter como retorno bons momentos a serem recordados, por exemplo.

Então investir em mídias sociais vai muito além de cadastrar um cartão e criar uma série de anúncios, com o objetivo de gerar tráfego e consequentemente vendas na loja online. Também é preciso saber investir o tempo, a criatividade, os recursos disponíveis, uma equipe qualificada etc. E o retorno financeiro, claro, será o resultado natural de uma série de ações.

Infelizmente, a função de um analista de mídias sociais hoje em dia é muito subestimada. Qualquer pessoa que tenha acesso à uma mídia social acredita ser capaz de administrar um perfil de uma grande marca. Afinal, é basicamente a mesma premissa, certo? Errado!

É preciso muito estudo e dedicação

As mídias sociais, assim como o SEO e o Inbound Marketing, por exemplo, são uma área específica de estudo. São necessárias horas e horas debruçadas sobre livros e de frente com uma tela de computador para acompanhar todo o embasamento teórico e insights estratégicos.

investir em mídias sociais

Todas as mídias sociais possuem uma série de mecanismos diferentes, com algoritmos responsáveis pela seleção e entrega da informação, relatórios de dados para análise constante e, é claro, mudanças e atualizações que acontecem o tempo todo. Não é mesmo um trabalho fácil!

Investir em mídias sociais é o mesmo que construir seu negócio em um ambiente que não te pertence e que muda as regras do jogo com uma frequência surpreendente. É preciso muito conhecimento, estratégia e jogo de cintura para manter os bons resultados constantemente.

E é aí que entra o domínio do analista de mídias sociais!

Com uma boa estratégia definida, um cronograma estruturado de publicações e um público-alvo bem segmentado, é natural que suas mídias sociais apresentem bons resultados de forma orgânica. Mas se você ainda assim quiser investir em anúncios patrocinados, uma boa ideia é começar a estudar como funciona o gerenciador de anúncios desde já.

Vamos então para os principais motivos para investir em mídias sociais? Veja abaixo:

#1. Suporte para as estratégias de marketing

Já falamos aqui no blog sobre a importância do Inbound Marketing e da estratégia de atração, certo? Mas parte importante da jornada de compra do cliente e do processo de nutrição começa ainda no topo de funil, ou seja, nos canais de entrada dos leads e demais usuários.

É neste ponto que as mídias sociais se tornam tão importantes. Elas são, naturalmente, um canal de entrada, o primeiro contato do usuário com a sua marca. Quer comunicar um novo material rico? Um sorteio de um produto? Um concurso cultural?

Que tal aproveitar o contato imediato e mais próximo com o público das mídias sociais?

Da mesma forma é possível nutrir aqueles que acompanham seu perfil com conteúdos ricos sobre seus produtos e serviços, vantagens da sua marca e até propor diversas formas de engajamento. Com o suporte dos anúncios patrocinados segmentados, você pode selecionar uma base de leads específica e entregar um conteúdo direcionado especificamente para eles através das mídias sociais.

Parece fácil, né? E realmente é. Mas todas estas ações demandam um alinhamento estratégico entre todas as áreas e domínio sobre cada ferramenta.

#2. Grande alcance

A não ser que você tenha uma base de leads enorme e um site / blog com tráfego bem expressivo, é bem provável então que as mídias sociais da sua marca sejam o canal de maior alcance. Tanto pelo número de seguidores, quanto pela possibilidade dos anúncios patrocinados.

Além disso, as mídias sociais permitem um compartilhamento de conteúdos e dados muito mais simples do que qualquer outro canal. Basta alguns cliques e pronto, seu conteúdo pode ser visualizado pela rede dos seus seguidores também.

Também queremos lembrar aqui: os algoritmos são os grandes responsáveis pela entrega de conteúdos na rede. Por isso, vale a pena estudar a fundo o funcionamento de cada plataforma de mídia social, com o objetivo de compreender as boas práticas que fazem o seu conteúdo chegar até o público ideal.

Grandes marcas como o Facebook, por exemplo, tem trabalhado constantemente para melhorar a experiência do usuário no consumo de conteúdos. O que é ótimo, é claro, mas pode tornar a rotina do analista de mídias sociais um pouco mais desafiadora.

Ah, e nada de comprar seguidores, combinado? Além de eticamente incorreto, essa prática também pode mascarar e prejudicar muito os resultados do seu negócio.

#3. Relacionamento direto com o usuário

Você já se viu super contente porque sua marca preferida respondeu um comentário seu? Grandes marcas como Netflix, Nubank e Magazine Luiza têm conquistado os fãs com suas respostas dinâmicas e bem-humoradas nas mídias sociais.

Isso não só aproxima, e muito, o cliente da marca, como também demonstra que a empresa está, de fato, comprometida com a estratégia do customer centric, ou seja, o consumidor no centro de tudo.

Neste ponto as mídias sociais se tornam um ótimo canal para entender as necessidades e expectativas de seus usuários e entregar exatamente aquilo que eles precisam. A Amazon, gigante mundial de varejo, segue uma linha de pensamento muito próxima: o que meu cliente precisa e que ainda não existe?

Aproveite as mídias sociais para coletar dados, como a aceitação de determinado produto ou serviços, pontos de melhoria, oportunidades de upsell, itens preferidos, engajamento do público com a sua marca etc. Você tem acesso total ao seu consumidor, então explore essa oportunidade a seu favor também.

As mídias sociais, além de uma ferramenta para comunicar, também funcionam muito bem para ouvir o seu cliente!

A venda é uma consequência

Se as necessidades do cliente forem o centro da sua estratégia e o investimento for bem direcionado em suas mídias sociais, então o retorno financeiro será uma consequência natural.

Precisamos lembrar também que nem tudo acontece de um dia para o outro ou no instante que queremos! Tudo que vale a pena demanda muito esforço e dedicação. Por isso, não espere que suas mídias sociais comecem a gerar receita para sua loja logo no dia seguinte. Tenha paciência e pense de maneira estratégica.

 

Todos prontos para começar a investir em mídias sociais? Então não se esqueça de navegar pelo nosso blog e conferir mais dicas estratégicas para garantir os melhores resultados com o marketing digital.

Ficou com dúvida sobre algum ponto do nosso conteúdo ou ainda precisa de ajuda para iniciar suas ações nas mídias sociais? Então entre em contato com nossa equipe de consultores e descubra como podemos te ajudar.

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