Planejamento de marketing: qual a importância para os resultados da sua empresa?

08/02/2022
Planejamento de marketing

Se sua empresa não tem um planejamento de marketing, então seus dias estão contados. Hoje, contar com estratégias de marketing em sua empresa envolve, e muito, os números de qualquer negócio. 

Ao trabalhar com seu time de vendas e comercial, um planejamento de marketing unificado com essas áreas, as vantagens são inúmeras. 

Mas, para que o seu marketing realmente funcione dentro da sua companhia, é preciso, antes de tudo, ter um planejamento anual de quais são as metas e objetivos. 

Porém, o erro de muitas empresas é ter um planejamento mas não segui-lo. Por isso, lembre-se de que não é só muito importante planejar, como também colocar os seus planos em execução.

E você? Já tem um planejamento de marketing e não sabe para que realmente usar? Ou ainda não realizou o seu?

Separamos, neste artigo, alguns benefícios para você tirar de vez a dúvida se ter um planejamento de marketing em sua empresa é ou não importante. Confira:

Há benefícios em ter um planejamento de marketing em minha empresa? 

A resposta é sim!

Se você realmente quer estar ligado no mercado e atrair mais clientes, as estratégias de marketing serão sua forte aliada.

Já o planejamento inclui toda uma análise do mercado, e de toda captação de informação necessária para adequar a estratégia para o seu negócio!

Quando você se pergunta por que ter um planejamento de marketing, a resposta é uma só: para alcançar metas!

Se você quer ir mais longe e faturar mais em sua empresa, é preciso ter uma noção de onde se quer chegar.

E somente com um planejamento de marketing você saberá como irá alcançar seus objetivos.

Por exemplo, de acordo com diversos especialistas em empreendedorismo digital, se você quer novos seguidores, o seu planejamento de marketing precisa girar em torno de uma programação de conteúdo de valor.

Mas não para por aí! Existem diversas vantagens quando um plano de marketing faz parte do seu negócio, por exemplo:

01. Feedbacks

Você consegue ter uma visão ampla de como se comunicar com seus funcionários e clientes, trazendo assim ações externas e internas que auxiliam o alcance de resultados positivos.

02. Tomada de decisão

Uma vez que você não tem planejado o que quer, então como sabe se está tendo sucesso ou não?

Como falamos acima, se sua empresa quer ganhar novos clientes, com um plano de marketing saberá como e quando alcançará esse resultado.

Já se sua meta é vender mais, o plano de marketing pode girar em torno de investimentos em mídias pagas. Mas para que você não saia fora do seu orçamento, o plano de marketing traçará quando investir. 

03. De olho na concorrência


O plano de marketing te ajuda a estar de olho no que seus concorrentes estão fazendo e você não.
Por exemplo, se eles estão em semana de oferta, é muito provável que sua empresa perca vendas caso não esteja.
Outro ponto é mapear, através do plano, quais as datas comemorativas que são favoráveis para o seu negócio, dessa forma você não ficará de fora. 

Saiba como criar seu planejamento de marketing

Viu como ter um planejamento de marketing só traz benefícios para sua empresa?
E fique tranquilo, pois criar um para sua empresa é mais fácil do que parece! Para criar um bom planejamento de marketing, você precisa primeiro ter em mente as seguintes questões:

  • Quais as fraquezas da sua empresa?
  • Quais as forças da empresa?
  • Qual a oportunidade que sua empresa possui?

Após responder essas perguntas detalhadamente, é importante entender quem é seu público-alvo, ou seja, quem são seus clientes.
Esse passo é imprescindível, pois ao conhecer aquele que compra seus produtos, você entende qual linguagem usar e em qual mídia social estar.

Por exemplo, se você vende para um público mais jovem, esteja no Tik Tok e no Instagram. Sem dúvidas grande parte do seu público-alvo estará lá.

Conclusão 

Não tem como negar que ter um planejamento de marketing é importante tanto para empresas pequenas, médias ou grandes.
É ele que irá te ajudar estabelecer metas e prazos, e o melhor: alcançá-los.

Se você ainda não possui um para sua empresa, comece já! Para isso, conte com a ajuda de uma agência de marketing digital.
Uma agência profissional  conseguirá  te dar todo suporte necessário e ter uma visão ampla sobre seu negócio, tanto nas fraquezas quanto nas forças.


Quer saber como atingir os seus resultados com o planejamento de marketing? Então entre em contato com a nossa equipe comercial e tire todas as suas dúvidas! 

Leia também: Gatilhos mentais no marketing: como usar essa estratégia nas suas campanhas

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