O conteúdo, tanto textual quanto de imagem, é a pura essência das mídias sociais. Por isso, criar conteúdo para esses canais exige muita estratégia e, principalmente, planejamento. Dessa forma, seus seguidores passarão a confiar mais na sua marca e a se engajar com seus conteúdos.
No entanto, apesar da demanda por estratégia e planejamento, é fundamental que todas as empresas tenham presença marcada nas mídias sociais. Afinal, pesquisas publicar pela Monitor Mercantil indicam que 70,3% das pessoas possuem pelo menos um perfil ativo nas mídiais sociais.
E o segredo para um negócio de sucesso é estar onde está seu cliente.
As mídias sociais são uma parcela muito importantes das estratégias de crescimento do marketing digital, entretanto não funcionam sozinhas. Apesar de funcionarem muito bem como um canal de nutrição e relacionamento com os usuários, elas também são uma porta de entrada para o seu site, loja online e até mesmo de leads.
Por isso, nada de transformar as suas mídias sociais em espaços de publicações aleatórias e sem nexo, combinado? Defina um calendário de pautas e seja fiel, seguindo sempre uma linha lógica.
E se você quiser aumentar os resultados da sua marca, é possível contar com os serviços de consultoria de marketing digital. Dessa forma, com um planejamento completo e alinhado a todas as estratégias, fica mais fácil saber qual direção tomar.
Neste artigo, mostraremos algumas das etapas fundamentais para que a sua empresa produza relevantes conteúdos para as mídias sociais. Acompanhe e saiba como!
O que são conteúdos para mídias sociais?
O conteúdo é a essência do marketing nas mídias sociais, desde que relevantes. É muito importante também compreender que o conteúdo pode se desmembrar em diversos formatos, como artigos, e-books e posts dos mais variados seguimentos. E nem sempre o conteúdo deve promover de maneira explícita a marca.
Contudo, mesmo que trate da marca apenas de maneira indireta, as publicações nas mídias sociais auxiliam seu público-alvo a resolver seus problemas e, consequentemente, tornam a marca uma autoridade no assunto. Imagine quão valioso para a marca é ser lembrada como uma solucionadora de problemas!
A produção de todos os conteúdos para as mídias sociais deve ter como objetivo criar engajamento com os usuários e atrair mais pessoas. Por isso, precisamos lembrar que número de seguidores não é o mais importante, porém faz toda a diferença para um usuário que está chegando agora.
Quanto mais pessoas engajadas, maiores as chances de se relacionar com uma marca que produz conteúdo de qualidade. Concorda?
Vale lembrar também que em cada canal a sua audiência será diferente. Por exemplo, um conteúdo de sucesso no Facebook pode não funcionar tão bem no Instagram. Tenha em mente que cada mídia tem a sua linguagem, formatos, público e tendências.
Como criar conteúdos para as mídias sociais que engajam
As mídias sociais auxiliam no desenvolvimento de uma identidade de marca. Isso é um fato. Portanto, o ideal é focar em assuntos pertinentes ao segmento, e não exclusivamente sobre o que você quer falar. Afinal, seu conteúdo precisa ser direcionado para os seguidores.
Outro ponto importante, na hora de engajar conteúdos, é estimular uma relação rápida com o público e o material vinculado. Conteúdos ricos fazem com que o visitante passe mais tempo no seu site. Então, quando isso acontece, a sua relevância nos canais de busca aumenta.
Como fazer um planejamento de conteúdos para as mídias sociais
Antes de começar qualquer planejamento é preciso construir uma estrutura para sustentar as ações feitas nas mídias sociais. Essa estrutura precisa atuar com as estratégias de comunicação bem pensadas e a dedicação em analisar de forma cautelosa os resultados.
Garantindo, assim, que os objetivos estão sendo atingidos.
Este passo a passo pode te ajudar a desenvolver um bom planejamento:
- Defina os objetivos e os indicadores de performance;
- Identifique o público-alvo;
- Escolha as redes sociais;
- Estabeleça a frequência;
- Elabore um cronograma;
- Faça testes e monitore as ações;
- Analise os resultados.
Quais tipos de conteúdo são mais populares nas mídias sociais
Todo o sucesso conquistado em mídias sociais dependem exclusivamente do conteúdo publicado. Alguns tipos de conteúdo conseguem criar experiências relevantes para o seu público, enquanto outros podem causar sérios problemas para a marca.
Porém, é claro que a produção de conteúdos eficazes contam com alguns desafios para as pequenas empresas. É considerado competitivo, demorado e deve agregar valor.
Os mais comuns são:
- Artigos sobre “Como fazer”;
- Listas;
- Artigos sobre “O que” e “por que”;
- Vídeos;
- Storytelling;
- Conteúdos para inspiração;
- Materiais para engajamento.
E agora você deve estar se perguntando, como fazer isso, não é mesmo?
O primeiro é ter conhecimento sobre o seu público-alvo, entender os gostos e desejos da sua audiência e realizar testes. O caminho conta com muitas tentativas, falhas, acertos e mudanças. Não existe segredo, apenas constância para o sucesso.
5 dicas para criar bons conteúdos para as mídias sociais
Conseguir likes e seguidores nas mídias sociais é bem fácil. Afinal, com os investimentos certo, tudo acontece.
Porém, o objetivo de qualquer marca é criar um relacionamento de longa duração com as pessoas através dos conteúdos. Por isso, as marcas precisam optar por agirem como amigos próximos e seguir regras importantes.
Listamos algumas dicas para criar bons conteúdos nas suas mídias sociais e construir um relacionamento sólido com o seu público, alcançando engajamento nos meios digitais.
#1 Defina a buyer persona
Trata-se da descrição de um personagem que representa o cliente ideal para a empresa.
Durante essa descrição, é possível analisar necessidades, dores, dúvidas, interesses e o comportamento desse personagem.
#2 Defina o tom de voz
O tom de voz da marca é a definição de palavras uniformes, atitudes e valores nos pontos de contato com o cliente.
É através da voz que a marca expressa valores, é a forma com que a empresa anuncia seus valores, identidade e posicionamento no mercado.
#3 Determine os objetivos dos conteúdos
É o passo principal para definir e orientar decisões, determinando qual caminho seguir para alcançar os objetivos.
Esses desejos podem ser:
- Engajamento;
- Mais vendas;
- Leads;
- Tráfego.
#4 Invista em formatos diferenciados
Cada mídia social conta com um público e linguagem exclusiva.
Conheça as características de cada rede social para saber se o seu persona está lá e, assim, aposte nela. Mas escolha apenas as principais, ok?
#5 Leve em conta a jornada de compra do consumidor
A jornada do consumidor nada mais é do que o caminho que um potencial cliente faz antes de finalizar uma compra.
Essa jornada pode ser mais rápida quando existem ideias de brindes, itens grátis que fazem o consumidor concluir a compra com mais rapidez. Portanto, quando houver dúvidas sobre os conteúdos, o mais indicado é não postar.
Observe sempre a audiência para que você não pise fora, realizando um comentário ou uma postagem contrária à opinião da maioria dos consumidores.
Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então continue navegando pelo nosso blog.
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