Entender o que significa marketing verde é o primeiro passo para uma empresa que deseja se diferenciar no mercado. Afinal, além de entregar bons produtos, um negócio precisa se posicionar e mostrar aos clientes quais são seus valores.
Com tantos problemas ambientais, buscar formas sustentáveis de produção é algo essencial. E isso vale para embalagens plásticas reutilizáveis, matérias-primas biodegradáveis e muito mais.
Sendo assim, para entender mais sobre o assunto, confira todas as informações que reunimos neste conteúdo. Veja a importância de uma atuação sustentável e os benefícios que ela pode trazer.
Afinal, o que significa marketing verde
O marketing verde é uma estratégia utilizada por empresas que leva em consideração um apelo ambiental. Ou seja, a ideia é justamente trabalhar a imagem de um negócio mostrando todo o compromisso com a consciência ecológica.
Dessa forma, tudo que será apresentado é pensado para mostrar como a empresa é eco-friendly e realmente se preocupa com o meio ambiente. Logo, é algo que envolve desde os produtos e serviços, até as campanhas de divulgação.
Essa é uma forma desses negócios se diferenciarem de seus concorrentes, mostrando ao público-alvo que existe um engajamento focado no desenvolvimento sustentável.
Vale lembrar que essa estratégia também é uma forma de conscientização, que coloca como foco a questão ambiental. Inclusive, pode ser uma forma de incentivar hábitos mais sustentáveis entre os clientes.
E claro, não adianta apenas mostrar um discurso bonito, a empresa realmente precisa contar com atitudes que estejam alinhadas com seu posicionamento.
Além do nome de marketing verde, a estratégia pode ser conhecida como marketing ecológico, ecomarketing e marketing ambiental.
História do marketing verde
Além de saber o que significa marketing verde, é importante entender mais sobre a sua origem.
A parte interessante é que já na década de 1960, nos Estados Unidos e Europa, começou a crescer entre a população uma consciência ecológica. Mas foi apenas na década de 1990 que o movimento ganhou força no mercado.
Principalmente, devido à crescente escassez de recursos naturais que passou a chamar atenção e ser pauta de várias discussões. E claro, além de impactar as pessoas, isso também passou a refletir em empresas.
Logo, a demanda por uma consciência ambiental passou a ser ainda mais crescente. Inclusive, alcançando as multinacionais presentes no Brasil que perceberam as movimentações e campanhas de ONGs e afins.
Principais diferenças entre o marketing verde e o marketing comum
Ao falar sobre o marketing verde é normal que haja dúvidas se ele realmente se diferencia do marketing tradicional. Pois saiba que sim, existem alguns pontos que demonstram caminhos distintos.
Por exemplo, no marketing tradicional, as atividades são voltadas para atender a empresa e alcançar o seu público de forma atrativa. Assim, além de bons formatos e estar nos meios de comunicação certos, é fundamental ter uma mensagem impactante.
Desse modo, é preciso conversar com aquele público-alvo e passar de forma clara os valores principais da marca.
O marketing verde também deve conversar com o público de forma eficaz, mas ele tende a ser mais complexo.
Isso porque, além dos pontos mencionados, ele deve ser pautado no discurso de preservação ambiental. Ele precisa mostrar como a empresa está em busca de minimizar seu impacto negativo no ambiente.
Logo, ele tem que estar totalmente alinhado com a parte de produção, no momento de concepção do produto até o contato com o cliente.
Greenwashing: discurso alinhado com a prática
O greenwashing, ou em português “lavagem verde”, é uma prática que tenta esconder atitudes que vão totalmente contra o marketing verde.
Ou seja, estamos falando de empresas que pregam um discurso sustentável, se posicionam ao público como um negócio preocupado com o meio ambiente, e fazem o contrário. Nada mais do que uma forma de enganar o consumidor.
Você pode pensar, que esse é o caso das empresas que dizem ser sustentáveis e liberam substâncias poluentes em rios. Ou que de alguma forma, com um processo de produção que desgasta ou polui a natureza.
Assim como empresas que utilizam trabalho escravo e realizam testes em animais. Portanto, além de manter um discurso alinhado com a consciência ambiental, é fundamental estar comprometido com tal posicionamento.
Vale lembrar que ao vender uma determinada imagem e ter atitudes contrárias, a empresa pode ter grandes prejuízos. Isso porque, a sociedade terá conhecimento de todas práticas erradas e a imagem do negócio ficará prejudicada.
Por isso, não basta se portar com um discurso eco-friendly sem que haja atitudes totalmente alinhadas.
Principais benefícios do uso do marketing verde
Agora você já sabe o que significa marketing verde, mas não podemos deixar de pontuar todos os benefícios que esse posicionamento pode trazer para uma empresa.
Por isso, confira a lista que reunimos a seguir:
- Diferencial em relação aos concorrentes;
- Uma forma de posicionamento da marca, demonstrando a preocupação com o mundo e cuidados com a natureza;
- Atração de consumidores que se identificam com o discurso da marca;
- É possível manter um público diverso, mesmo aqueles que não estão engajados com a proposta sustentável;
- Fator capaz de chamar a atenção de investidores, que percebem todo o engajamento e compromisso do empreendimento;
- A empresa conta com mais credibilidade entre o público e demais empresas do mercado;
- Atitudes sustentáveis podem gerar economias na linha de produção;
Viu como adotar práticas sustentáveis pode ser algo muito positivo para sua empresa?
Porque apostar nesta modalidade como o futuro do marketing
Depois de tantos benefícios listados, você sabe como o marketing verde pode ajudar o seu negócio. Mas se ainda tem dúvidas se essa é uma boa opção, trouxemos um dado ainda mais interessante.
Para se ter ideia, segundo uma pesquisa da Union + Webster, 87% dos brasileiros dão preferência para empresas sustentáveis na hora das compras.
Além disso, de acordo com um levantamento da Russell Reynolds, 49% dos executivos afirmam que seus negócios estão comprometidos com a sustentabilidade. Inclusive, em busca de práticas mais saudáveis no futuro.
Ou seja, adotar práticas que consideram a preservação do meio ambiente é algo que realmente pode trazer retornos positivos para uma empresa.
Conclusão
Você já sabe o que significa marketing verde e entende a importância de se adotar práticas ecologicamente corretas no negócio.
Além de ajudar no crescimento do negócio, essa é uma oportunidade de se destacar no mercado, conquistar o público e se portar como uma empresa de credibilidade.