Dados apontam crescimento nas vendas pelo e-commerce em 2021

07/06/2022
crescimento nas vendas pelo e-commerce

As projeções para vendas pelo e-commerce em 2022 são otimistas 

As vendas pelo e-commerce no Brasil vem crescendo a cada ano, segundo pesquisas realizadas por diversas empresas e organizações dedicadas com comércio digital no país. 

No começo do ano, houve um aumento de 20,56% no consumo de produtos físicos e de entretenimento, como por exemplo as plataformas de streaming. Isso de acordo com os números apresentados pela MCC-ENET, uma pesquisa realizada em parceria com a Câmara Brasileira da Economia Digital e a Companhia Compre & Confie. O estudo foi feito comparando os meses de janeiro deste ano e do ano passado. 

Ainda seguindo os dados oferecidos pela pesquisa, as vendas pelo e-commerce cresceram 16,14% entre os meses de janeiro de 2021 e janeiro de 2022. Mostrando que os hábitos de consumo dos brasileiros não estão mudando mesmo após a reabertura das lojas físicas.

Afinal, fazer compras online oferece muitos benefícios tanto para os clientes quanto para as empresas. Além do e-commerce ser uma loja que funciona a qualquer momento do dia, ela também não tem limites físicos. 

“Pensando estrategicamente, o e-commerce é um canal muito interessante para uma loja, pois elas conseguem ter uma perenidade no mercado e ter um crescimento exponencial. Sem isso, as empresas estariam regionalizadas e mais restritas no quesito estratégico e de crescimento”, comenta o CEO da Nairuz, Rafael Queiroz. 

Categorias que se destacaram nas vendas pelo e-commerce 

Entre os principais produtos mais vendidos pelo e-commerce, as categorias que mais se destacaram foi: 

  • Informática e comunicação: 43,1%; 
  • Móveis e eletrodomésticos: 28,2%
  • Vestuários e calçados: 10,3%; 
  • Perfumaria e cosméticos: 7%;
  • Produtos alimentícios: 3,9%. 

Comparando os meses de janeiro de 2021 e 2022, tivemos também um aumento significativo nas vendas pelo e-commerce de acordo com a região; destaque para as regiões Norte e Centro-Oeste, que cresceram 33,49% e 28,87%, respectivamente. Já as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, apresentaram um aumento de 27,35%, 23,19% e 17,22%, respectivamente. 

Outro aspecto positivo a se destacar: a pesquisa mostra que nos 12 meses analisados (jan/2021 a jan/2022), houve uma variação positiva de 25,31% em relação ao faturamento no mercado digital. Um número que chama muito atenção é o crescimento no pagamento através do PIX durante o ano de 2021. O ano fechou com um crescimento de 4% nas vendas por esse meio de pagamento, perdendo somente para o cartão de crédito e boleto. 

Outros números interessantes para o e-commerce brasileiro: 

  1. Entre outubro e dezembro de 2021, 18,5% dos usuários de internet fizeram pelo menos uma compra online; 
  2. Em 2021, as vendas pelo PIX representaram 2,4% do total de vendas pelo e-commerce (de acordo com a Neotrust);
  3. A categoria que mais se destacou em vendas pelo PIX foi a de moda e acessórios
  4.  O e-commerce bateu recorde de vendas em 2021, atingindo um total de R$161 bilhões em movimentações financeiras
  5. O ticket médio aumentou  8,6% no ano passado, alcançando a marca de R $455 por compra. 

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Dados das projeções para vendas pelo e-commerce em 2022 

De acordo com as projeções do Neotrust, empresa responsável por 85% do e-commerce do país, a tendência no aumento das vendas continuará pelo ano de 2022. Mesmo com as lojas físicas voltando a funcionar com a capacidade total, o mercado digital continuará sua expansão no futuro. 

“A reabertura das lojas físicas já causaram uma queda nas compras online, mas não afetarão a tendência das pessoas passarem a comprar mais digitalmente”, diz Rafael. 

Ainda com o dólar ainda em alta, a inflação e a queda no PIB brasileiro, os números apontam mais um recorde de vendas no final do ano, que deve fechar em R $174 bilhões em movimentações. 

Outros números como o volume de pedidos e ticket médio também devem aumentar em 8% e 1%, respectivamente. As categorias de eletrônicos e eletroportáteis devem ser as mais vendidas durante todo o ano, seguido por alimentos e bebidas. A parte de telefonia promete movimentar em torno de R $30 bilhões até o final do ano. 

Toda essa movimentação promete um aumento de lojas que buscam o seu espaço online. Por isso, as empresas devem estar preparadas para não só atingir todo esse público, mas também oferecer melhores experiências no mundo digital. 

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