O movimento sustentável tornou-se uma tendência de máxima importância para os negócios. E isso só foi possível porque as pessoas estão mais conscientes, ecologicamente falando, uma vez que existe um reflexo positivo no comportamento desses consumidores.
Por isso, independente do seu setor de atuação ou se sua empresa é grande ou pequena, é possível obter lucros com a sustentabilidade. Para te ajudar, preparamos cinco dicas para deixar o seu e-commerce mais sustentável.
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Por que tornar o e-commerce mais sustentável?
A vantagem principal de aderir à sustentabilidade para o e-commerce é o fato de diminuir valores de recursos. Ou seja, reduzir desperdícios, reutilizar tudo o que for possível e ainda reciclar. Portanto, ser sustentável é mais do que essencial para o meio ambiente.
Com ações sustentáveis, os recursos naturais permanecem e podem ser utilizados pelas gerações futuras. E tudo isso apenas fazendo a sua parte, não deixando que o seu e-commerce prejudique o meio ambiente.
Como um e-commerce mais sustentável pode agregar valor
O e-commerce mostra que a marca atua em ações sustentáveis ao adotar medidas sustentáveis, como oferecer aos clientes embalagens reutilizáveis e que não poluem o ambiente. Ou ainda em ter um selo de sustentabilidade, além de se preocupar em diminuir danos que as embalagens não recicláveis causam.
Pequenos gestos e atitudes, são capazes de agregar valor à marca do seu e-commerce, e consequentemente atrair mais consumidores no mercado digital.
5 dicas para deixar o e-commerce mais sustentável
Devido ao desenvolvimento das redes sociais, e fácil acesso às informações na internet, os consumidores estão mais interessados com o ambiente e causas sociais. Sejam mercados físicos ou e-commerce existe a preocupação e a busca pelo ecologicamente correto.
Algumas dicas podem te ajudar nesse processo de implementar atos para tornar seu e-commerce sustentável:
#1 Uso de embalagens reutilizáveis
O envio de mercadorias feito pela internet demanda do uso de embalagens, o que faz com que muitas lojas exagerem na hora de preparar o pedido. Essa questão deve ser bem pensada e planejada.
Procure utilizar materiais recicláveis, biodegradáveis ou ainda reutilizáveis nas suas embalagens, a fim de não agredir o ambiente. É importante repensar sobre o design das suas embalagens. Uma caixa grande para itens pequenos gera desperdícios e ainda aumenta o frete, por exemplo.
Busque reduzir o tamanho dessas embalagens, mantendo sempre a proteção dos itens, sem desperdiçar materiais. Uma outra opção é ainda usar materiais que facilitem a reutilização para outras tarefas do dia a dia desse cliente.
#2 Uso eficiente da água
Esteja sempre de olho nos desperdícios e possíveis vazamentos que possam surgir na empresa durante a rotina. Opte por instalar novas tecnologias visando sempre a reutilização sem desperdício.
Outro ponto é analisar a fabricação dos produtos durante a prestação de serviço, encontrando maneiras de reduzir o consumo de água.
Além disso:
- Utilize produtos de limpeza biodegradáveis;
- Não retire a sujeira com a água, utilize a vassoura;
- Sempre que possível, reutilize a água;
- Estimule através de campanhas o uso consciente da água para clientes e colaboradores.
#3 Otimizar as rotas de logística
Transportes de mercadorias, são os grandes responsáveis pela emissão de um grande volume de combustíveis fósseis. Então, uma rota otimizada é uma maneira consciente de reduzir custos, agilizar entregas e diminuir a poluição. Isso pode ser realizado com um planejador de rotas.
Existem opções viáveis na hora de realizar entregas sustentáveis e de repensar a logística do e-commerce. Alguns e-commerces optam pelo uso de bicicletas na hora da entrega e opções de retirada em um ponto próximo ao comprador, seja na loja, estoque ou parceiros.
São algumas maneiras de encontrar rotas eficientes para a entrega dos produtos e a distribuição logística do estabelecimento.
#4 Evitar trocas e devoluções
Procure evitar grandes números de trocas e devoluções. Esse processo de logística reversa, causa mais trajetos e contribui para poluição e maiores custos para a empresa.
Para evitar esses transtornos tenha uma descrição de produtos detalhada incluindo:
- Imagens;
- Descrições detalhadas;
- Vídeos de cada produto.
São maneiras capazes de reduzir o aumento de devolução, e ajudar o meio ambiente. Além disso, a estratégia de picking e packing no e-commerce pode aperfeiçoar o processo.
#5 Promoção de campanhas e projetos sociais
Ações sociais com base no nicho do seu e-commerce também são importantes. Busque sempre realizar conscientização que façam com parceiros repensar sobre formas de poluir menos o meio ambiente.
Esse tipo de ação, deve estar visível no blog, redes sociais e e-commerce da marca. A ideia é fazer consumidores e seguidores se conscientizarem. E, em seguida, a empresa pode seguir com um follow up, buscando acompanhar os benefícios que tal campanha está causando.
Uma dica não menos importante é não esquecer de apostar em boas divulgações, principalmente em campanhas sazonais. É uma forma de mostrar comprometimento com o meio ambiente, reforçando que a sua marca atua de forma sustentável.
Comece esse processo hoje mesmo, e transforme seu empreendimento em um e-commerce sustentável. Quer acompanhar mais conteúdos sobre o mundo do e-commerce? , então continue navegando pelo nosso blog.