Cross merchandising: entenda do que se trata

05/08/2022
cross merchandising

O Cross merchandising é uma excelente estratégia para apresentar novos produtos em seu estabelecimento, atraindo a atenção de consumidores que até então não sabiam que tinham interesse em um determinado item.

O termo vem do inglês, e sua tradução é muito simples. Merchandising é uma palavra utilizada no vocabulário português, e significa a estratégia de comunicação visual para um produto dentro de um local de atendimento.

Já a palavra cross é traduzida como “cruzar”, o que significa que o Cross Merchandising é uma maneira de expor produtos de maneira cruzada, ou de vender produtos com esse tipo de ação, apresentando novas possibilidades para consumidores de diversos segmentos.

Em um ponto de vendas, o mix de produtos é uma das questões melhor planejadas, uma vez que esse tipo de posicionamento pode ajudar a aumentar o ticket médio e garantir um faturamento muito mais adequado.

Por isso, é muito importante que você entenda como o posicionamento correto de itens pode fazer um cliente perceber que precisava de um novo produto, garantindo a funcionalidade de uma ação de cross merchandising.

Exemplos

Isso não se aplica apenas a lojas. Uma empresa de barreira acústica que está buscando uma melhoria em sua lucratividade pode ajustar os pontos de venda e posicionar melhor seus produtos, garantindo muito mais vendas a longo prazo.

Dentro do varejo, o cross merchandising é uma das estratégias mais bem sucedidas. Isso porque a posição correta de um determinado produto, colocado lado a lado com outros itens de necessidade do mesmo tipo acaba induzindo o consumidor ao consumo.

Muitas compras por impulso são realizadas dessa maneira, permitindo que um cliente observe um item do mesmo tipo de necessidade que ele possui, como:

  • Alimentação;
  • Higiene;
  • Saúde e bem-estar;
  • Entretenimento.

Além de uma série de outras necessidades encontradas em um ambiente de vendas. O principal trato do cross merchandising é induzir o cliente a entender a necessidade de um outro item para o mesmo fim.

Isso não significa que ambos os produtos fazem a mesma função, ou mesmo que são do mesmo tipo. Quando um mercado coloca potes para guardar frios perto da área onde estes frios são vendidos, está fazendo cross merchandising.

Hoje, qualquer comércio, até mesmo uma empresa de portaria terceirizada que deseja se manter em atividade, deve ter uma atenção especial na experiência do usuário, e em tudo o que ele pode conquistar em sua jornada de compra.

 Por isso, o cross merchandising tem como principal função facilitar essa jornada. Alguns estabelecimentos criam espaços temáticos para oferecer diversos produtos relacionados a um evento sazonal ou para otimizar a venda de produtos que não estão tendo muita saída.

Para criar esse tipo de ambiente, algumas empresas trabalham com estruturas diferenciadas, por isso é importante fazer uma manutenção preventiva plataforma elevatória antes de montar o local que essa atividade será realizada.

A criação de espaços complementares também é muito interessante para esse tipo de estratégia, uma vez que ela ajuda a criar uma identificação do público para o tipo de material que você está tentando vender.

Benefícios do cross merchandising

Agora que você entende um pouco melhor o que é o cross merchandising e suas possibilidades, é hora de identificar todas as vantagens que esse modelo pode oferecer a seu empreendimento.

Entretanto, é preciso ter em mente que cada companhia é única no mercado, e nem sempre duas empresas de um mesmo segmento conseguirão resultados similares, ainda que estejam aplicando o mesmo tipo de técnica.

Um fabricante de linha de vida que deseja otimizar suas vendas precisa identificar tudo o que pode ser realizado com o cross merchandising antes de estruturar sua estratégia, para garantir que o resultado seja positivo.

Por isso, adaptar esse tipo de elemento à sua realidade é uma das maneiras mais efetivas de conquistar um bom espaço no mercado e aproveitar tudo o que esse método de vendas pode oferecer para sua companhia.

Aumento de vendas

A reação óbvia que um ponto de vendas recebe ao aplicar o cross merchandising é aumentar a quantidade de produtos vendidos. Isso porque esse tipo de atividade permite que você trabalhe muito melhor as vendas.

Através de combinações e promoções, é possível ampliar ainda mais o ticket médio de sua empresa, conseguindo incluir produtos de diferentes segmentos dentro de uma mesma estrutura de vendas.

Orientação ao consumidor

Dependendo do tamanho de sua loja, é fácil que os clientes se percam, e tenham dificuldade para encontrar o produto que precisam em uma prateleira específica. Nesse caso, as ferramentas de cross merchandising vão além das vendas, e ajudam na orientação.

Isso porque ao encontrar um grupo de itens destacado em sua loja, o consumidor entenderá que todos os produtos relacionados aquele nicho em particular devem estar próximos, permitindo que ele encontre facilmente o que precisa.

Para os vendedores, essa também é uma estratégia de vendas, uma vez que você pode criar um caminho guiado para oferecer o máximo possível de produtos que possam ser do interesse do consumidor.

Mesmo em ambientes de venda específicos, como uma empresa que trabalha com soldagem orbital, é possível criar uma estrutura que permita que outras atividades relacionadas a isso possam ser oferecidas com qualidade.

Uma das principais maneiras de otimizar a experiência do consumidor em uma loja é fazendo com que a organização do espaço seja feita de forma intuitiva, garantindo uma estrutura adequada para ele procurar o que precisa.

Dessa maneira, você pode instigá-lo a consumir outros produtos ao aplicar a técnica de cross merchandising nesse momento de procura por itens.

Custo de ativação

Outro grande benefício do cross merchandising é o fato que o custo de ativação desse tipo de estratégia é muito menor que o de outras ações de merchandising, principalmente aquelas que envolvem produção de material para divulgação.

A verdade é que o posicionamento correto de itens para fortalecer as vendas cruzadas é uma questão de simplesmente organizar o espaço de vendas, sem que você precise gastar qualquer tipo de capital com esse investimento.

Isso não significa que você não pode fazê-lo, especialmente se está pensando em criar uma área temática em sua fabrica de peças agricolas, entretanto, muito do que é elaborado nesse tipo de elemento acaba saindo mais barato do que outras modalidades.

Por isso, se você está trabalhando com um orçamento mais restrito, entender esse tipo de ação é muito importante, assim como identificar como colocar os produtos de uma maneira que eles otimizem o processo de vendas como um todo.

Alguns produtos podem não ser óbvios, mas sua combinação é muito atrativa para o público. Entender esse tipo de movimentação é uma das principais maneiras de conquistar resultados mais efetivos com o cross merchandising.

Aproxima produtos complementares

Vender produtos é o principal objetivo de qualquer empresa, e conseguir ampliar a quantidade de itens oferecidos para cada consumidor é um desafio muito importante para você conseguir melhorar seu faturamento.

Por isso, saber como trabalhar com a venda de produtos complementares pode ser a melhor maneira de se destacar no mercado e conseguir atingir suas metas de vendas, otimizando ainda mais sua estrutura de negócios.

Os produtos complementares são aqueles que, apesar de terem naturezas diferentes, acabam trabalhando muito bem juntos, como é o caso de itens como massas e queijos, ou produtos de laticínios e padaria.

Se sua equipe de topografia quer criar um produto ou serviço para vender, precisa entender o que os clientes estão buscando, e como se comunicam com a empresa no sentido de consumidores.

Dessa maneira, você consegue trabalhar o cross merchandising de forma muito mais eficiente, identificando os principais pontos que um consumidor está buscando quando vai fazer compras, e trabalhando para incentivar o consumo.

Ao chegar no local, e encontrar outros itens que não são exatamente o que ele precisa, mas que podem tornar a experiência mais satisfatória, as chances de você aumentar suas vendas são muito maiores.

Considerações finais

Conseguir ampliar suas vendas é um feito e tanto, e pode alavancar sua companhia para um estado de liderança dentro do segmento de atuação ao qual ela está inserida, mas é preciso saber como agir para conquistar esse tipo de resultado.

Independentemente se você trabalhar com vendas para outras empresas ou para o cliente final, esse tipo de estratégia acaba sendo muito importante para garantir resultados adequados a longo prazo.

Portanto, desenvolver estratégias utilizando o Cross merchandising pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa de acoplamento elástico flexível. Busque se adequar a essas estratégias para dessa maneira obter o melhor resultado possível com sua aplicação.

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