No mundo moderno, a tecnologia se tornou muito mais do que um recurso, ela está integrada dentro do nosso cotidiano e faz parte ativa da nossa rotina, qualquer lado que você olha e qualquer atitude que você toma, provavelmente vai englobar a tecnologia.
E é claro que, entre as milhares de áreas impactadas com os avanços tecnológicos, uma das principais foi justamente o marketing. Esse é um segmento que vai muito além do que divulgar um simples produto ou fazer uma propaganda de algo, o marketing representa um conjunto de estratégias que combinadas, fazem uma empresa alcançar o seu objetivo final.
Ele não é apenas a mangueira de incêndio, e sim o caminhão inteiro, sendo responsável direto pelo sucesso ou insucesso de um negócio, porém vale destacar que, mesmo sempre sendo uma área relevante, foi através do mundo digital que o marketing elevou o seu patamar e se tornou ainda mais imprescindível para qualquer empresa.
No texto de hoje, iremos mostrar qual o impacto da evolução da tecnologia para o marketing, será que os recursos tecnológicos influenciaram tanto assim esse segmento? Confira!
Marketing mais tecnologia, a receita do sucesso!
O marketing sempre foi uma das áreas mais populares do mundo, desde a sua extrema popularização na década de 60, já vimos várias estratégias sendo traçadas e empresas utilizando desse recurso para alcançarem seus objetivos.
Porém, desde a sua expansão lá atrás, sempre observamos uma tendência junto com ele: a tecnologia. Foi através das rádios e televisões, que o marketing acabou se popularizando tanto, e nos dias de hoje, é graças a internet que essa é considerada uma área obrigatória em qualquer empresa.
Independente do segmento, do tamanho ou dos objetivos que seu negócio tenha, utilizar o marketing é algo crucial, assim como um buffet usar seu vidro termoelétrico, sendo assim, a tecnologia sempre ajudou no crescimento e expansão da área, e proporcionar recursos e novas estratégias para que ela se popularizou e se efetivasse cada vez mais.
A criação de uma nova área
Foi graças à tecnologia que vimos a criação de uma nova área, o marketing digital. Esse é um segmento presente em 94% das empresas brasileiras e consiste basicamente em realizar todas as estratégias e ações do marketing tradicional utilizando apenas canais de comunicação digital.
É através dele, que grandes marcas se consolidam no mercado, que novas empresas vão surgindo e que produtos e serviços vão se popularizando, junto com essa nova área, chegaram diversas outras estratégias, anúncios pagos, marketing de conteúdo, redes sociais e e-mail marketing, são só alguns, desse novo universo que se torna cada vez mais forte.
Milhares de novas agências de marketing digital sendo abertas, áreas em faculdades especializadas nessa área, e a necessidade de um mercado cada vez mais aquecido, e não é por menos, hoje, essa é a tendência que mais cresce e pode gerar receitas dentro de qualquer empresa.
A internet e as inúmeras possibilidades
Talvez o maior impacto da tecnologia no marketing seja justamente a internet, se antigamente, as estratégias se baseiam em propagandas na televisão, jornal, rádio, revistas, banners, panfletos e outdoors, nos dias de hoje essa realidade é bem diferente.
Com a internet, o marketing pode ser melhor explorado e a comunicação ocorre por qualquer canal digital, além disso, uma marca pode buscar o posicionamento no mercado, a mudança na identidade visual, a divulgação de um produto, o reconhecimento da marca, a fidelização do cliente, isso e muito mais usando somente a internet.
Novas ferramentas e a tecnologia cada vez mais presente
Mas é claro que a web não é a única ferramenta tecnológica que impactou o mundo do marketing, assim como o filtro prensa que é parte fundamental no tratamento de águas e efluentes, existem outros fatores também determinantes, como o caso da coleta de dados e da realidade virtual.
O primeiro faz com que as decisões tomadas e as estratégias montadas sejam feitas de forma muito mais assertiva, coerente e precisa, enquanto o segundo ajuda a trazer um novo hábito de consumo.
O universo mobile e o futuro do marketing
Por fim, é inevitável não falar do crescimento mobile e como o marketing tem se adaptado a isso, as pessoas estão cada vez mais conectadas pelos celulares, o que faz com que o mundo digital se guie e que as tendências se voltem as estratégias compatíveis a esse público.
No meio de tantas tecnologias e de uma evolução constante, fica até difícil prever o que está por vir, mas acredite: esse é só o começo, metaverso, conteúdo autodestrutivo e transmissões ao vivo já estão no nosso cotidiano, e devem evoluir cada vez mais nos próximos anos, então fique de olho para não perder nenhum detalhe.
O que achou do texto de hoje sobre a tecnologia para o marketing? Caso tenha gostado, não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários abaixo e de compartilhar esse texto com seus amigos e familiares, até a próxima!
Leia também: Otimização de site: por que essa estratégia é importante para o seu negócio