Os gatilhos mentais são usados na sociedade há muito tempo e são responsáveis por ativar em nosso subconsciente alguns desejos, seja em comprar algo ou ser influenciado para fazer algo, então eles são usados em diversas áreas. Mas já ouvir falar sobre gatilhos mentais para design?
Sabe quando você está fazendo uma busca pela internet sem pretensão de comprar, apenas pesquisando algo como “capa para piscina onde comprar”, e quando se dá conta já comprou boia, biquíni e nem ao menos sabe o porquê?
Essa compra por impulso provavelmente foi gerada por um ou mais gatilhos mentais que foram ativados em seu subconsciente.
O que são gatilhos mentais?
São agentes externos capazes de provocar reações e tirar as pessoas da zona de conforto. Traduzindo, são estímulos que agem no cérebro, mas não pense que é algo mágico, hipnose ou coisa do tipo, a base desses gatilhos é psicologia pura.
Já sabemos como o nosso cérebro é cheio de mistérios, e através da ciência conseguimos decifrar alguns desses segredos da nossa mente, como a nossa mente toma diversas decisões ao longo do dia sem ao menos perceber.
Além disso, também tomamos várias decisões involuntárias através do contexto social e emocional. Muitas vezes a racionalidade surge apenas depois, tentando justificar o porquê agimos daquela forma.
Desse modo, quando um gatilho mental é ativado, estamos sujeitos a ser estimulados de forma favorável ou desfavorável, muitas vezes nos fazendo, por exemplo, comprar elevador comercial graças aos estímulos que recebemos, que podem ser:
- Imagens;
- Palavras;
- Cheiros;
- Sons.
Entre outros que aumentam as chances que aquela mensagem obtenha sucesso. Esse sucesso acontece quando o receptor, ou seja, o consumidor toma uma decisão ou faz uma ação que o emissor deseja.
Os gatilhos mentais para design certos
Por exemplo, uma empresa de locação de caminhão pipa quer aumentar suas vendas, então ao utilizar os gatilhos certos, pode observar um aumento em números dos seus negócios, mas é importante que eles estejam alinhados com a campanha.
Fique atento, pois toda campanha precisa ter um único objetivo. Ao misturar vários em uma única campanha, a mensagem pode perder sua força e não conseguir alcançar o objetivo que deseja.
Já explicado o conceito de gatilho mental, que nada mais é que uma ferramenta para melhorar a efetividade da mensagem e reforçar aquilo que você deseja para as pessoas, é importante ressaltar que não é nada mágico.
O seu uso requer observação, técnica, experiência e acima de tudo muito teste, não é apenas jogar qualquer gatilho e fazer a pessoa comprar uma bucha cerâmica, tudo requer um trabalho para conseguir alcançar os resultados.
Lembre-se que existe um contexto que envolve diversas escolhas e etapas como a jornada de compra, toda a seleção que determina uma palavra ou estímulo que seja efetivo.
Então se alguém lhe vender a ideia que gatilhos mentais são uma espécie de fórmula mágica, desconfie.
Como funcionam na área de publicidade e marketing?
Pelo seu poder, os gatilhos mentais são usados no marketing e na publicidade, pois é uma ótima ferramenta para persuadir as pessoas e convencê-las a tomar certas decisões.
Sem contar que é fácil inserir esses estímulos no dia-a-dia dos consumidores principalmente nos canais digitais.
Com isso as marcas precisam entender o como funciona o comportamento dos seus consumidores, o que levam eles a comprar ou adquirir algum serviço, para criar os gatilhos certos e efetivos em toda jornada de compra do cliente.
Por exemplo, você está pensando em comprar um climatizador grande de parede e acessou alguma rede social, com isso apareceu uma oferta dizendo que os 30 primeiros que clicarem no link ganham um desconto exclusivo.
Essa é uma ótima oportunidade para você comprar o produto, afinal já estava com a ideia na cabeça. É dessa forma que os gatilhos funcionam, trabalham na persuasão daquilo que você já tinha em mente, te dando um empurrãozinho para tomar a decisão.
É importante ressaltar que esse recurso deve ser usado de forma adequada, com ética e responsabilidade, nada de enganar os seus clientes. Use a estratégia apenas para fazer o cliente adquirir o produto, sempre de forma positiva.
Não confunda persuadir com manipular, pois são conceitos bem diferentes. Manipular é o ato de conduzir uma decisão do outro, como se você estivesse tomando uma decisão por ele, sem dar o direito de escolha.
Já a persuasão é a ação de apresentar argumentos que levem o outro a refletir, e com isso realizar a sua escolha, por isso os gatilhos mentais são uma forma de persuadir, onde o indivíduo pode escolher.
Benefícios
Ao usar o gatilho certo, a sua marca vai conseguir ser mais efetiva e ficar na cabeça do cliente de modo que, quando ele pensar em algum produto, automaticamente vai vir a sua marca na cabeça dele.
Pois através dos estímulos você fez com que ele refletisse sobre a sua empresa, tornando ela uma boa escolha, assim como uma marca de conserto de maquina industrial vai conseguir através dos gatilhos que o cliente consuma o serviço.
E se o serviço agradar o consumidor, ele sempre que precisar, vai recorrer a essa empresa, então os estímulos são apenas o começo de toda jornada de compra, mas se feito de uma forma efetiva obtém ótimos resultados.
Quais os melhores gatilhos mentais para design?
Como abordamos os principais pontos ao utilizar a estratégia dos gatilhos mentais, vamos falar um pouco dos melhores recursos, focando especificamente no impacto visual que os projetos causam nos consumidores.
Prova Social
Esse gatilho mental utiliza os depoimentos e relatos de outros consumidores para influenciar outros possíveis clientes através de uma página de vendas, onde serão inseridas as opiniões e notas de todos que adquiriram os produtos.
É importante que se crie um design onde tenha um espaço dedicado a essas opiniões. Vale também acrescentar premiações da empresa e todas as conquistas que mostram como a marca é reconhecida no mercado.
Pois quando o cliente digitar, por exemplo, “Projeto de estrutura metálica para telhado” em seu buscador e encontrar a página da sua marca, verá que as avaliações são boas, então as chances de comprar o serviço são altas.
Reciprocidade
A reciprocidade é bem similar à solidariedade, pois quando você oferece algum conteúdo de valor para o seu cliente, ele se sente na obrigação de oferecer algo em troca.
Ou seja, ao elaborar designs que tenham conteúdos que sejam úteis e resolvam a dor dos clientes, saiba que você está utilizando o gatilho da reciprocidade.
Escassez
Esse provavelmente é o gatilho mental mais utilizado no mercado. A escassez demonstra ao cliente que aquele produto é limitado, ou seja, se não foi adquirido rapidamente, poderá ficar sem, ativando estímulos de sobrevivência no cérebro desse indivíduo.
Portanto ao utilizar esse gatilho em seu design, garanta que a sua mensagem mostre ao cliente o quanto aquilo é único e limitado. Pode ser através de tempo limitando quantas horas aquele produto estará disponível.
Por exemplo, uma empresa de projeto de ar condicionado cria uma oferta relâmpago que os seus produtos estarão pela metade do preço por apenas 24h, isso vai fazer com que o cliente corra para contratar o serviço.
Ou um total de unidades falando, por exemplo, que os ingressos para a exposição de arte são limitados, fazendo com que as pessoas pensem que se não comprarem logo, vão perder a oportunidade de ver aquele pintor de perto.
Saliência
É um importante gatilho quando o assunto é imagem, pois ele trata do nicho que a sua empresa está inserida. Para melhor compreensão, a saliência cria pistas mentais que acionam os pensamentos dos clientes, direcionando a sua marca.
Está associado às ações de branding. Um exemplo: pense numa marca de smartphone que te remeta a algo caro e luxuoso, e em contrapartida imagine uma que tenha celulares mais baratos e de não tão boa qualidade.
Portanto essa é a saliência, ou seja, o conjunto de ações que geram tipos de impressões e pistas para os usuários, ela não está associada ao preço, mas sim à impressão que a marca deixa.
Enquadramento
Um gatilho que serve para que sua mensagem seja destacada das outras, conhecido também como composição, pois é a aplicação de inúmeras leis do design garantindo que determinada qualidade ou palavra tenha uma força na composição da imagem.
Sabe quando você bate o olho numa peça de publicidade e tem uma palavra bem grande e destacada? Esse é o enquadramento, e quando bem feito ele oferece ótimos resultados.
Contraste
O contraste no design é muito mais que sobrepor cores, é sobre como a sua marca é comparada em relação a outros no mercado. Ocorre quando você identifica qual a postura que o seu cliente mais se identifica.
Dessa forma, ao utilizar o contraste você reforça por meio da sua mensagem tudo aquilo que a sua empresa não é, dessa forma conquistando a confiança dos usuários.
Esse gatilho não foca apenas no defeito da concorrência, mas sim no que você tem de melhor, ou seja, seu diferencial.
Por exemplo, uma marca de suco, ao fazer uma campanha publicitária, pode destacar que o seu produto não tem corantes, pois fazem mal à saúde. Esse gatilho serve para destacar sua empresa no mercado.
Esses são alguns gatilhos mentais para design e estratégias de vendas, eles são fundamentais para os resultados, mas lembre-se sempre da ética da sua marca ou produto com os seus clientes.
Gostou do nosso conteúdo sobre gatilhos mentais para design? Leia também: Gatilhos mentais no marketing: como usar essa estratégia nas suas campanhas