Conheça o Account-Based Marketing

07/02/2022
account-based marketing

O Account-Based Marketing é um conceito recente do mercado, mas que já está conquistando uma grande notoriedade, principalmente em grandes empresas e grupos que precisam cuidar de diversas contas, produtos ou serviços.

Sabemos bem que atrair novos clientes é um grande desafio para a maioria das empresas, isso porque esse processo exige muito tempo, estudo, dedicação, paciência, estratégias corretas e até mesmo investimentos que sai do próprio bolso do empreendedor.

Para isso, é normal que muitos acabem focando no que diversas estratégias de marketing sempre disseram, conheça o seu público-alvo e foque nele para que consiga atraí-los de forma natural. Mas já pensou se o foco fosse outro?

Já imaginou se, ao invés de focar no público-alvo da sua marca, você focasse nas contas dela ou nos seus produtos/serviços? Pode até parecer uma ideia de outro mundo, mas já é uma realidade e justamente em cima disso que o Account-Based Marketing trabalha.

Ao aplicá-lo dentro de uma fábrica de caixa de papelão SP, por exemplo, a marca já não traça suas estratégias pensando em seus potenciais clientes, mas faz isso pensando nas contas que somam ao seu negócio, ao seu produto ou serviço.

A tradução literal do termo nada mais é do Marketing Baseado em Contas, e essas contas dizem respeito às grandes empresas e grupos que possuem parceiras, filiadas e até mesmo revendedoras do seu produto ou serviço, que precisam ser devidamente gerenciadas.

No caso de pequenas empresas, essas contas podem ser entendidas como os seus produtos ou serviços que passam a ser os protagonistas das suas estratégias e todas as decisões da empresa são com base nos resultados que eles desejam obter.

O Account-Based Marketing, também conhecido através da sigla ABM, que iremos usar muito durante o texto, trabalha com a ideia do foco total nas contas da sua marca, fazendo com que elas sejam as protagonistas e geradoras de resultados que beneficiem o negócio.

Seja uma empresa que presta serviços de corte e dobra de aço para construção civil ou até mesmo uma marca que vende produtos para decoração de casa, o ABM serve para todo e qualquer tipo de negócio, e hoje iremos conhecer um pouco mais sobre ele.

Conheça alguns dos benefícios do Account-Based Marketing

O conceito do Account-Based Marketing, por mais diferente que possa parecer em um primeiro instante, traz ótimos benefícios para as empresas, que muitas vezes passam horas e horas pensando em estratégias voltadas para o seu público-alvo.

É necessário pensar que, por mais que você realize diversos estudos em busca do perfil ideal de cliente da sua marca, é quase impossível encontrar um que seja 100% compatível com uma pessoa, pois todas elas diferem uma da outra em qualquer lugar do mundo.

A ideia do ABM é fazer com que as empresas foquem naquilo que está sob o seu controle e que elas, de fato, conhecem bem, que são as contas que compõem a empresa, os produtos que ela vende ou os serviços que ela oferece.

Uma empresa que vende materiais para construção e que possui um espaço físico para venda precisa contar com um bloco de pedido que lhe permita organizar os pedidos de seus clientes, e caso possua filiais, é preciso estar atenta aos resultados delas.

Sendo assim, o ABM traz mais eficiência para o seu processo de venda, pois você começa a trilhar os perfis de clientes que mais se encaixam com o que a sua conta, produto ou serviço oferece, e não necessariamente com o que eles estão à procura.

Dentro disso, é válido ressaltar que o Marketing Baseado em Contas também foca na qualidade dos clientes, e não na quantidade, pois é melhor ter poucos clientes alinhados com a sua marca do que muitos que não se interessam pelo que você oferece.

Sem contar que ele ainda promove uma maior união interna, pois as contas e áreas da sua empresas poderão participar de forma proativa do processo de construção de estratégias que foquem em seus produtos e atraiam apenas aqueles que realmente se interessam.

Uma indústria que produz mochilas personalizadas para empresas e que as leva para lojas que vendem o produto entendem que focar nisso é mais importante do que focar no potencial cliente, e é a partir dessa decisão que tudo começa a acontecer.

Com isso, entendemos que os benefícios do ABM não se limitam apenas a quantidade, eles focam na qualidade desses números para que você consiga de fato chegar em seus objetivos da melhor forma possível.

Saiba o que o Account-Based Marketing traz de inovador e diferente no mercado

Mesmo entendendo tudo isso que mencionamos até aqui, é normal que muitas pessoas ainda se sintam confusas dentro desse assunto e se perguntem o que há de tão inovador e diferente nesse conceito para que se tornasse tão importante no mercado.

Pois bem, para isso precisamos entender que quando falamos da ação de atrair novos clientes para um negócio, ainda mais quando isso é feito através de um ambiente online, existem espécies de receitas prontas para que uma marca faça isso.

Por exemplo, uma empresa de paletizador automático estuda o seu público-alvo, que nada mais é do que o conjunto de pessoas que possuem características dos clientes ideais para consumir aquele produto.

Com base nisso, a empresa começa a produzir conteúdos que chamem a atenção daquele potencial cliente e faça com que ele se interesse pelo o que está sendo oferecido, uma estratégia muito eficiente e que de fato gera ótimos resultados.

Entretanto, nos últimos tempos, muitas coisas mudaram e muitas empresas começaram a ver que nem sempre aqueles que faziam parte do seu público-alvo eram pessoas que realmente estavam interessadas em consumir o produto ou serviço oferecido.

Por isso, a ideia do Account-Based Marketing surgiu para mudar esse cenário e fazer com que os empreendedores deixassem de focar seus esforços apenas em seu público-alvo na hora de traçar suas estratégias, mas em suas contas, produtos e serviços.

Ao fazer isso, uma empresa que trabalha com a locação de cadeiras para eventos viu cada vez mais clientes qualificados surgirem para adquirir o produto, pois a marca focou naquilo que é de sua completa propriedade de conhecimento.

Sendo assim, o ABM se tornou algo inovador e diferenciado no mercado justamente por fazer com que as empresas e empreendedores traçassem suas estratégias com base naquilo que muitos achavam que jamais seria possível focar.

O conceito do Marketing Baseado em Contas é apenas uma prova do começo de uma nova forma de se atrair clientes e de se trabalhar o aumento de vendas, focando no que a empresa tem de melhor: suas contas, produtos e serviços.

As tendências para o futuro dessa área

E é claro que um conceito como esse não ficaria à deriva no mercado, pois muitas tendências de mercado já estão começando a ser criadas e desenvolvidas pensando justamente na influência do Account-Based Marketing.

Pense que, com o foco das empresas em seus próprios produtos ou serviços para que um consumidor consiga os conduítes corrugados, ele precisará pedir para que a empresa entre em contato com ele.

Pode até parecer loucura, afinal de contas jamais iríamos ver uma empresa fazer o potencial cliente pedir para entrar em contato, normalmente estamos acostumados a ver o contrário, que é a empresa sempre entrando em contato com o consumidor.

E esse é o truque de mestre do conceito de ABM, que faz com que o próprio consumidor veja a empresa como algo que ele precisa conquistar, e não apenas como só mais uma que está à sua disposição para atendê-lo quando ele bem entender.

Com a chegada da internet e os avanços da tecnologia com a criação de ferramentas de contato entre usuário e empresa, essa troca será ainda mais acessível e otimizada para ambas as partes, algumas das mais usadas atualmente são:

  • Chatbots;
  • Inteligência artificial;
  • Secretária eletrônicas;
  • Disparador de e-mail;
  • Autoatendimento;
  • Mensagens eletrônicas.

Seja uma empresa de resistência tubular ou até mesmo um e-commerce de moda, o conceito de Account-Based Marketing chegou para ficar e já está provando todo o seu potencial de mercado através de ações surpreendentes.

Assim como diversos outros conceitos de mercado, o ABM ainda passará por diversas mudanças e adaptações com o passar dos anos, mas o que ele promete é mudar por completo a forma das empresas construírem e focarem suas estratégias.

Com isso conseguirão atrair clientes cada vez mais qualificados e segmentados, tendo a certeza de que eles estão chegando com base na identificação com aquilo que a sua empresa mais possui conhecimento para falar sobre: suas contas.

Considerações finais

Dessa forma, você conseguirá inovar no mercado e dentro do seu segmento, usando uma estratégia e conceito que está crescendo cada dia mais e que muito em breve estará nos mais diversos tipos de negócios.

 

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