Conhecido também como Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, a ferramenta vem exercendo uma função muito importante no mundo dos negócios, principalmente quando o assunto é sobre CRM de vendas.
Um CRM, por sua vez, consegue fornecer uma plataforma interativa e de fácil uso, capaz de simplificar e automatizar etapas do relacionamento com o cliente. Em outras palavras, trata-se de uma ferramenta que consegue personalizar, e ainda, tornar mais fluído a experiência do cliente.
Qual a importância de um CRM de vendas?
Antes de explicar, na prática, como implementar um CRM na sua empresa, é interessante, primeiro, entender qual a importância dessa ferramenta para um negócio. Afinal, trata-se de uma ferramenta que pode, facilmente, melhorar os resultados de vários tipos de empresa, desde uma loja virtual até uma organização especializada em trabalhar com adequação nr12, por exemplo.
Abaixo, iremos apresentar algumas razões pelas quais a solução pode ser o que você precisa para alcançar os melhores resultados possíveis. Confira:
Maior produtividade
Um dos principais impactos ao implementar um CRM na empresa, é o aumento da produtividade. Uma produtividade maior é considerada como destaque dos impactos do CRM, pelo simples fato de ser um fator determinante nos resultados de um negócio, como uma empresa que vende chapa de alumínio, por exemplo.
O motivo disso é a capacidade do sistema de condensar e oferecer informações-chave de maneira simples e clara para os colaboradores. Tratam-se de dados que, em um determinado momento, estariam dispersos em inúmeras planilhas, documentos e formulários. Entretanto, com um CRM, esses mesmos dados estariam, todos, em um único lugar.
Além disso, é importante pontuar que um CRM possibilita a automatização de processos internos. Hoje, a automatização é uma prática que vem sendo aplicada até mesmo para atividades específicas, como o controle tecnologico do concreto, por exemplo.
Em outras palavras, são aqueles processos considerados repetitivos e burocráticos, como o preenchimento de tabelas, atualização de formulários e o envio de mensagens padronizadas.
Assim, sua equipe acaba tendo mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas, ao mesmo tempo que as atividades rotineiras continuam sendo executadas.
Mais fluidez nos processos
Com a ajuda de um CRM, o programa automaticamente contribui para a criação de processos internos para serem executados com mais fluidez e eficiência, o que é essencial, inclusive, para empresas de elevadores sp que lidam, diariamente, com processos.
Esse tipo de coisa acontece porque a própria estrutura da ferramenta estimula a criação de um funil de vendas organizado, em que é possível categorizar prospects, leads e clientes de acordo com o seu nível de maturidade.
Vale pontuar também que, através dessa ferramenta, o programa consegue projetar soluções de acordo com as próximas ações e permite, ao mesmo tempo, a criação de alertas para o acompanhamento das jornadas.
Dessa forma, a sua equipe acaba tendo uma visão mais ampla dos clientes da empresa, o que acaba ajudando para conduzi-los da melhor maneira possível na jornada da compra.
Em outras ocasiões, o CRM também consegue ajudar com atividades mais específicas, como na rotina de empresas especializadas em fazer análise de solo, por exemplo.
Dados organizados e acessíveis
Atualmente, você já deve saber que uma das coisas mais valiosas para contribuir com a saúde de um negócio são os dados e informações importantes que podem ser obtidos por meio dessa ferramenta.
Considerando que a grande maioria das empresas trabalham com atendimento ao cliente, como as lojas virtuais que vendem telhas ecológicas, por exemplo, ter dados é, de fato, um recurso muito importante.
Afinal, com base no histórico de comportamento de clientes com perfis semelhantes, fica mais fácil criar estratégias de abordagem, negociação, fechamento e pós-venda. É baseado nas informações, que a sua equipe consegue criar estratégias mais eficientes para que o resultado possa ser trazido.
Qual o valor dos dados?
Imagine que a sua empresa trabalhe, principalmente, com a venda de portas com persianas integradas para uma grande rede de loja. Na prática, o seu time de vendas terá acesso ao programa que armazena e fornece dados sobre o percurso que o seu cliente passou.
Por exemplo, você possui um cliente X que está em uma fase de negociação e entrou em contato com o suporte já tem uma semana via e-mail para saber mais sobre um dos produtos vendidos.
Insatisfeito com o retorno recebido, ele torna a entrar em contato novamente com a empresa e, desta vez, via telefone, para obter informações mais específicas.
No caso do agente de vendas atenda esse cliente, sem ter noção do que ele passou, é bem provável que ele não saberá a conversa que já foi iniciada com ele.
Isso é uma experiência negativa que pode acontecer tanto em lojas virtuais de roupas, quanto em empresas de impermeabilização de caixa d água, por exemplo.
Portanto, o cliente deverá falar, novamente, o que foi dito nas outras vezes que entrou em contato, o que, provavelmente, irá deixá-lo ainda mais aborrecido.
Essa é uma experiência que gera um impacto negativo muito grande ao consumidor, e esse padrão de comportamento pode levar ao aumento de churn rate, que por sua vez, é a taxa de desistência da empresa.
Entretanto, através de um CRM, o atendente possui acesso aos dados do cliente no sistema e consegue resgatar todo o histórico de atendimento.
A partir do momento que esse agente já sabe da situação do cliente, toda a conversa tende a ser mais tranquila.
Integração entre a força de vendas
Uma vantagem bem expressiva que um CRM de vendas consegue proporcionar é a integração entre a força de vendas, principalmente quando trata-se de marketing de vendas.
Uma das coisas mais comuns dentro do universo empresarial, são empresas que já passaram ou irão passar por ruídos de comunicação e a falta de alinhamento entre os setores de marketing e vendas.
Esse processo acontece desde os ritmos diferentes de prospecção e conversão, até a diferença de perfil buscado por ambas as áreas.
Por meio de um CRM, o acesso aos dados é uma prática democratizada. Isso significa que, o time de marketing pode acompanhar o progresso da equipe de vendas e vice-versa.
Assim, todos os envolvidos conseguem enxergar com clareza o que está acontecendo em cada etapa. Dessa forma, as pessoas acabam tomando ciência da importância de trabalhar de forma coordenada para alcançar os melhores resultados possíveis.
Como implantar o CRM de vendas?
Até aqui você já sabe o que é o CRM, sua função, sua importância e seus benefícios. Ok, mas qual a melhor maneira para implementá-lo em um negócio? Abaixo, iremos te apresentar 7 passos para começar a implantar essa tecnologia. Veja:
1. Trabalhe a cultura CRM na empresa
Quando falamos sobre “cultura CRM”, estamos falando, também, da colaborativa. Partindo desse princípio, todas as áreas começam a operar de maneira simultânea e complementar, para que o cliente tenha acesso a melhor experiência possível.
2. Analise seu processo comercial e trabalhe em melhorias
O segundo passo é olhar para o processo. Nesta etapa, deverá entender como o atendimento ao cliente e a força de vendas operam do início ao fim. É bem provável que, nesta parte, identifique algumas falhas, gargalos e possibilidades de melhorias.
3. Escolha um bom CRM de vendas
Através de um bom mapeamento de processos, fica mais fácil escolher a melhor ferramenta de CRM. Para te ajudar nesta busca, considere os seguintes aspectos que precisam ser levados em consideração:
- Custo;
- Escalabilidade;
- Usabilidade;
- Disponibilidade do suporte.
Todos esses aspectos possuem um peso muito grande na hora de decidir qual o CRM que você irá trabalhar.
4. Comunique o time comercial e inicie o processo de onboarding
Após decidir, é hora de entrar em contato com o seu time. Faça uma reunião, mostre os benefícios da ferramenta e deixe claro os motivos para essa implementação.
5. Crie um cronograma de implantação
A implantação de um CRM de vendas dentro de uma empresa pode gerar alguns desafios. Portanto, crie um cronograma para se organizar melhor.
6. Alinhe o cronograma com os treinamentos de integração
Após finalizar cada etapa, o ideal é apresentá-los para a sua equipe em forma de endomarketing, ações de comunicação interna ou treinamentos de integração ao software. Isso fará com que os colaboradores fiquem mais familiarizados com essa nova etapa.
7. Defina métricas de acompanhamento
Por fim, para finalizar o artigo, deverá definir indicadores para que tenha uma noção melhor da evolução da empresa com o CRM de vendas, principalmente nos primeiros meses.
Para que essa estratégia possa contribuir com as vendas da sua empresa, é notável que exige um certo esforço das pessoas para se adaptar com essa tecnologia.
Hoje em dia, a tecnologia é a principal aliada das empresas que buscam ter um posicionamento melhor no mercado, portanto, trabalhe nisso.
Leia também: Conheça 5 razões para implementar um CRM em sua equipe