Black Friday para e-commerce:Planeje-se e venda muito mais!
O Desafio da black friday para e-commerce está fortemente ligado a experiência do cliente! Desse modo, separei algumas dicas importantes para que sua loja online, possa ter excelente performance.
Um ponto importante é que, além de realizar vendas bem sucedidas você precisa fidelizar estes clientes, ou seja continuar a nutrição da base posteriormente através do inbound marketing.
Mas antes de mais nada, gostaria de compartilhar com você alguns pontos históricos da black friday.
De onde surgiu a black friday?
A sexta mais esperada do ano é um ponta pé inicial para as compras de Natal, geralmente o evento ocorre na última sexta-feira do mês de novembro.
A Black Friday, teve início nos EUA, e é realizada logo depois do feriado de Ação de Graças. Conforme conteúdo compartilhado pela Super Interessante, existem várias versões de sua origem:
A mais aceita é a de que a Black Friday (“Sexta- Feira Negra”) teria surgido na década de 1960, nos EUA, como uma gíria policial da Filadélfia, na Pensilvânia. É como os tiras de lá costumavam se referir ao intenso movimento de carros (e de compras!) que tomava conta das ruas da cidade um dia depois do feriado de Ação de Graças. Se os policiais detestavam o trânsito caótico, os lojistas adoravam o vaivém de consumidores.
Vem natal!🎁
Para eles, a Black Friday marcava o início da temporada de compras para o Natal. Com os preços lá embaixo, as pessoas podiam comprar mais e mais. Era a chance que os vendedores tanto esperavam para sair “do vermelho” e voltar para o “preto”. Logo, os EUA exportaram a Black Friday para outros países. No México, onde ganhou o nome de El Buen Fin (“Bom Fim de Semana”), a promoção dura três dias. No Canadá, a Boxing Day acontece um dia depois do Natal, em 26 de dezembro. No Brasil, a Black Friday só chegou, oficialmente, em 2010, adotada pelas lojas online.
Porque vale a pena investir na black friday?
Primeiramente, é importante ressaltar que os consumidores brasileiros já se programam para a data, ou seja almejam!
E isso ocorre, principalmente, no caso de itens que detêm um ticket médio mais elevado. Nestes casos, é comum que as pessoas planejem suas compras, na espera das melhores ofertas do período.
Certamente, esse interesse dos consumidores resulta no aumento do tráfego da internet. Logo, como o varejo online também investe forte no evento, é fácil concluir que crescem as chances de a sua loja conseguir ampliar sua base de clientes, alcançando um público diferente do usual. O segredo está em fidelizar os clientes pontuais!
Desse modo, a Black Friday é de longe, a melhor data do varejo online brasileiro. Contudo, planejar as ações,
organizar os esforços logísticos, de marketing digital e atendimento, permitirá aos lojistas aproveitarem o máximo dessa data, crescendo em resultado e atingindo novos clientes.
Black friday no Brasil
De acordo com o Valor e dados do Ebit, as vendas digitais em 2017 no período da Black registrou um crescimento de 10,3%. O que correspondeu a receita de R$ 2,1 bilhões para o e-commerce, comparado aos R$ 1,9 bilhão registrados no mesmo período do ano de 2016.
“Lojistas de todos os segmentos ofereceram produtos com descontos reais e isso atraiu o consumidor”, disse Pedrio Guasti, presidente da Ebit.
Embora existam críticas severas relacionadas a Black Friday no Brasil, temos bons indícios para você fazer parte deste evento. Assim sendo, evite erros que impactem nos seus resultados.
Descubra como preparar sua loja para vender mais nesta Black Friday
Agora que você já entendeu a importância de participar desta data, veja as dicas para que a sua performance online seja mais assertiva. Vamos lá? Chegou a hora de arregaçar as mangas 💪.
Dica 1 Planejamento:
Embora seja massante e óbvio falar sobre isso, o planejamento é um fator determinante para o seu sucesso. Aliás, muitas empresas perdem negócios no período da Black Friday porque não se planejam. É importante pensar com antecedência numa estratégia que possa tornar a sua loja mais atrativa. Se possível, considere em suas ações o suporte de uma consultoria de marketing digital.
Antes de reunir descontos, preparar o investimento em mídia, é fundamental que se tenha clareza no objetivo dessa ação.
O objetivo pode ser:
- Limpar o saldo no estoque;
- Captar muitos novos clientes;
- Aumentar a exposição da marca;
- Conseguir rentabilidade.
Alguns itens que você precisa verificar no planejamento:
- Estoque: Quais itens devem ser trabalhados, ou seja, que você tenha margem para ofertar descontos reais. Não se engane, o consumidor nessa época está atrás de promoções. Se você não tem condições de dar descontos em todos os produtos, não tem problema. Crie uma lista e trabalhe com ela.
- Plataforma de E-commerce: Nestes períodos os acessos tendem a aumentar e isso é excelente, tem que fazer parte das estratégias. Quanto maior a taxa de tráfego qualificado, maior a taxa de conversão. Então, você precisa se certificar de que sua plataforma tem estrutura para aguentar um volume maior neste período e se ela dispõe das ferramentas necessárias para realizar promoções.
- Prazo de entrega: Várias empresas se queimam neste período, por realizarem vendas e não entregarem no prazo. Assim, acabam entrando em uma bola de neve, atraindo críticas severas para sua marca. Tendo isso em vista, você precisa estar de olho para cumprir o que acordou.
Dica 2 Cuide da comunicação:
Você precisa fomentar sua base, sendo assim nos dias que antecedem a Black Friday, o seu e-commerce deve ter ações que ajudem a atrair a atenção do público. Se organizou ofertas especiais, procure promovê-las, usando todos os canais disponíveis.
Dica 3 Você precisa fidelizar
Garanta a melhor experiência do seu cliente. Você pode aproveitar este momento para ganhar pontos na reputação do seu negócio. Por isso, atenção! Busque não atrair o inverso, reclamações.
Para começar, estabeleça políticas claras para as suas vendas. Quanto mais informações o usuário encontrar, mais confiança ele terá para realizar as compras.
Dica 4 Acerte suas entrada nos marketplaces:
Se tem alguém que sabe fazer bem Black Friday, são eles: os marketplaces. Garanta a entrada do seu mix que fará parte da estratégia. Crie sinergia com os consultores de vendas para explorar ao máximo as ofertas e campanhas da data também para vender na sua loja.
Dica 5 Defina as metas e acompanhe os resultados
Defina uma meta de receita total e divida-a em alguns períodos, dimensione seu esforço para os horários de pico e crie planos alternativos para que atinja o resultado. E acompanhe com sua equipe!
2018 não acabou! Vem Cyber Monday e Natal
É isso mesmo, não dá tempo para descansar!😂 Pois as próximas datas bem planejadas, lhe proporcionará bons resultados também.
Deste modo, prepare munição para a Cyber Monday e o Natal. Geralmente, são datas focadas em saldo, mas tenha oportunidades também para essas datas.
Espero ter contribuído, se você ainda possuir dúvidas sobre como fazer uma Black Friday de sucesso, converse conosco!