Quem trabalha com marketing, ou mesmo na área de vendas e planejamentos, já sabe a importância de considerar todas as campanhas sazonais nas projeções de vendas, lançamento de produtos ou ao organizar um estoque, por exemplo.
Isso porque são as sazonalidades que indicam o volume de vendas, a demanda por determinados tipos de produtos, além de direcionar as estratégias que devem ser adotadas em cada período do ano. Ou seja, não considerar as sazonalidades é um erro grave, que pode resultar em perda de investimento, o fracasso das ações de marketing e até colocar em risco o futuro da sua empresa.
Parte de nossas decisões são baseadas nas sazonalidades
Muitos podem não perceber, mas trabalhar a sazonalidade é que o mantém a maioria dos negócios em pé. Vamos pensar em uma loja de roupas, por exemplo. A não ser que se trate de uma ação de queima de estoque, faz sentido que as vitrines estejam repletas de roupas de verão bem no meio do inverno?
Ou já observou sorveterias que, nos períodos mais frios do ano, inserem em seu cardápio receitas quentes, como fondue ou chocolate quente? Essa é uma estratégia de vendas totalmente focada nas sazonalidades. Afinal, as movimentações que acontecem no mercado estão, na maioria das vezes, totalmente fora do nosso controle.
Isso nós chamamos, dentro de uma matriz SWOT, de oportunidades. Tudo aquilo que não controlamos, mas que interfere diretamente em nossos negócios. Entretanto, uma oportunidade só se torna oportunidade quando pode ser visualizada e as ações planejadas e executadas dentro do prazo.
Quando isso não acontece, a oportunidade vira rapidamente uma ameaça e, antes que você perceba, sua marca foi esmagada pela concorrência e não há mais volta. Por isso, é essencial analisar, com muito cuidado, todos os dados e informações disponíveis sobre o seu segmento de mercado.
Além disso, planejar suas campanhas sazonais com bastante antecedência te dá segurança e liberdade para refazer a rota rapidamente em caso de mudanças. Afinal, sabemos que boas ideias podem até surgir do nada, mas para que sua empresa tenha sucesso, o planejamento é indispensável.
Quer entender melhor sobre o que são campanhas sazonais e como usar essa estratégia ao seu favor? Continue lendo abaixo e descubra!
O que são campanhas sazonais?
Quando pensamos em sazonalidades, é natural que nos recordemos das aulas de ciências e geografia que tivemos na escola. Isso porque o conceito de sazonalidade está relacionado ao clima, às estações do ano e demais fatores ambientais. Ou seja, é uma forma de definir o conjunto de características e atributos que podem ser observados em um período específico do ano.
No entanto, quando adotamos esse termo em um planejamento de marketing digital, por exemplo, queremos nos referir ao comportamento do mercado em determinados períodos.
Para exemplificar melhor, podemos afirmar que o verão é uma sazonalidade muito forte. Ou seja, durante essa época do ano as pessoas costumam comprar roupas mais curtas, leves, coloridas e estampadas. Da mesma forma, aumenta a procura por bebidas que devem ser consumidas frias, como o refrigerante e a cerveja. As sorveterias começam a lotar, os clubes com piscina recebem mais visitantes e as vendas de biquíni aumentam muito.
Tudo isso porque a estação, a temperatura e as necessidades básicas das pessoas mudam. Todos querem se refrescar, aproveitar os dias mais longos e, é claro, grande parte do verão coincide com o período de férias e grandes comemorações, como Natal, Ano Novo e Carnaval.
Entretanto, pouco tempo depois, quando o verão se transforma em outono e o outono em inverno, notamos aumento nas vendas de capas para piscina, remédios para gripe, botas e casacos e máquina de café expresso. Tudo isso porque o clima mudou.
Mas o que acontece com a sua loja que é focada apenas em artigos e produtos para apenas uma das quatro estações do ano? É preciso se reinventar. E para isso, basta conhecer o mercado, seus produtos, seu público e preparar um bom planejamento.
As sazonalidades não são apenas estações do ano
Apesar de ser o exemplo mais simples, as campanhas sazonais não são restritas às estações do ano. Quer um exemplo? No mês de maio aumenta, e muito, a procura por produtos femininos. Isso porque no mês de maio é comemorado o dia das mães. Já em agosto, os homens são o foco da maior parte das campanhas publicitárias.
Em outubro, as lojas de brinquedos infantis batem todas as suas metas, assim como os restaurantes e floriculturas recebem um tráfego bem maior de pessoas em junho. E nem precisamos falar sobre as marcas e lojas de chocolate em abril, não é?
Por isso, é preciso conhecer profundamente seu público-alvo, como se comporta, suas principais necessidades e hábitos de compra. Sem esse conhecimento, é impossível planejar boas campanhas sazonais. Porque nem tudo está ligado ao clima ou às datas comemorativas, mas sim de como seu potencial cliente reage a essas mudanças.
De uma forma mais simples, é preciso pensar: como posso ser útil ao meu cliente o ano todo, levando em consideração seus hábitos de cada mês ou período de tempo?
Como planejar campanhas sazonais?
Nossas recomendações acima já devem te dar um norte em relação aos primeiros passos do planejamento. Mas para te ajudar a ter um plano de negócios ainda mais assertivo, deixaremos algumas perguntas básicas que você deve se fazer em momentos assim. As próprias respostas funcionarão como um excelente guia. Confira:
- O que você vende?
- Seu produto / serviço está diretamente ligado à alguma sazonalidade? Ex. sorvete, cachecol, biquíni etc.
- Em qual período do ano você percebe aumento nas vendas da sua loja / marca?
- Quais são as sazonalidades mais marcantes do período em que acontece o aumento das vendas?
- Em qual período do ano você percebe notável queda nas vendas da sua loja / marca?
- Quais são as sazonalidades mais marcantes do período em que acontece a queda das vendas?
- Quem é seu público-alvo? Quem é a persona da sua marca?
- Como você pode atender e satisfazer seu público-alvo?
- Quais são os hábitos de compra do seu público-alvo em cada período / mês do ano?
- Como você pode ajudar seu público-alvo em cada período / mês do ano?
- Qual é o posicionamento da sua marca? Qual é a imagem que o seu cliente tem da sua marca?
É hora de começar
Feito isso, você terá uma ideia muito mais clara sobre quais são as maiores ameaças para o seu negócio, oportunidades que você pode explorar e, naturalmente, as ideias virão. Também vale a pena estudar o seu maior concorrente, ou melhor dizendo, o seu concorrente mais bem sucedido. O que ele faz para manter as vendas acontecendo o tempo todo?
O primeiro passo é olhar para dentro de casa: como queremos ser vistos e como realmente somos vistos pelos nossos clientes? Depois, como podemos mudar esse cenário? Se o cliente é centro do meu negócio, como posso tornar minha marca indispensável para ele?
Responda sinceramente a todas essas perguntas, estudo muito sobre o mercado, seu segmento, seus produtos e seu público-alvo. Pronto: você já começou seu planejamento de campanhas sazonais.
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