Como aparecer no Google e conseguir mais clientes para seu negócio

18/03/2021

Muitos empreendedores precisam saber como aparecer no Google para poder conquistar tráfego orgânico e arranjar clientes na Internet. No entanto, é fato que nem todo mundo sabe como fazer isso. Afinal, se fosse algo fácil, qualquer site estaria na primeira página do Google. Na verdade, qualquer página pode estar nos primeiros resultados do buscador, mas nem todo mundo consegue isso.

O Google tinha, há alguns anos, 100 bilhões de buscas mensais. Isso é o equivalente a 38 mil pesquisas por segundo. Ou seja: desde que você começou a ler essa frase, pelo menos umas 60 mil buscas foram feitas no Google. Até o fim deste artigo, então, pelo menos 10 milhões de pesquisas terão sido feitas. Isso mostra como existe um gigantesco volume de tráfego aguardando para chegar no site da sua empresa e trazer os resultados que você aguarda.

E aí, quer saber como aparecer no Google para conseguir pegar parte desse tráfego para você? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Como aparecer no Google em 4 passos

1. Tenha um site

O primeiro passo para aparecer no Google é, claro, ter um site. Não dá para ranquear com base na sua página no Facebook ou Instagram. Isso porque esses conteúdos podem até ser indexados pelo Google, mas são com base em uma autoridade muito baixa. Um domínio próprio tem muito mais força.

Além disso, não é recomendado que você coloque a sua estratégia de conteúdo em uma plataforma de outra empresa. E se ela mudar as regras? Todo o seu trabalho vai por água abaixo. Portanto, tenha o seu próprio site.

Se você não souber como fazer um, o criador de sites Zyro é uma ótima opção para poder começar e ter a sua página no ar.

2. Otimize seu site pensando em SEO

Depois de ter o seu site no ar, é hora de pensar em otimizá-lo para motores de busca, o que chamamos de SEO. Trata-se de uma série de ações que vão deixá-lo mais amigável para buscadores como o Google.

Atualmente, são mais de 127 fatores considerados pelo Google para poder ranquear uma página. Por isso é importante preparar o seu conteúdo e sua página para obedecer a todos eles e ter os melhores posicionamentos no buscador.

Alguns deles, por exemplo, têm a ver com a adaptação do seu site para dispositivos móveis. Afinal, é fato que os computadores ainda são muito populares, mas atualmente a maior parte das buscas no Google vem de celulares e dispositivos móveis. Por isso, esses dispositivos estão mais importantes do que nunca e sites que não se adaptam a eles não conseguirão ter bons resultados.

3. Poste conteúdo verdadeiramente de valor

Muitas pessoas ficam se perguntando sobre truques e fórmulas para poder ranquear em primeiro lugar no Google. No entanto, ainda que certas ações ajudem a melhorar o posicionamento de um conteúdo, ele só se manterá em primeiro lugar com muito valor oferecido aos clientes.

O que acontece é o seguinte: existe uma parte da equação que depende de alguns fatores que você “pode controlar”. No entanto, outra parte depende de como as pessoas reagem ao seu conteúdo.

Se elas clicam e saem logo em seguida, então elas não aprovam o material e o Google entende isso. Esse tipo de ação resulta em punições e você perde seu posicionamento.

Portanto, o primeiro foco deve ser sempre produzir um conteúdo que realmente seja de valor e entregue benefícios para o leitor. Sem isso, nenhum posicionamento será permanente.

4. Trabalhe para aumentar sua autoridade com o Google

A última dica que podemos dar para você aparecer no Google é aumentar a sua autoridade. Esse é um conceito criado pelo buscador e engloba quantas pessoas linkam para o seu conteúdo (ou seja, quantas reconhecem que aquele é um bom material), seu reconhecimento e seu engajamento e prova social.

São três pontos a atuar para conseguir provar autoridade ao Google e aparecer na primeira página das buscas. Esses pontos podem ser trabalhados com várias estratégias.

Podemos citar, por exemplo, uma campanha de guests posts para ter mais links direcionados ao seu site. Já para o reconhecimento, uma estratégia de assessoria de imprensa é o ideal. Uma campanha de engajamento nas redes sociais pode fornecer a prova social de que você precisa.

Pronto! Esse é o esqueleto básico de como aparecer no Google. Não tem segredo: é necessário ter um bom site, otimizado para motores de busca, com bom conteúdo, uma boa reputação e engajamento. Parece simples, mas é algo que poucos sites conseguem. Portanto, se você conseguir, estará na frente da competição para buscar aquele fluxo de potência clientes que estão na Internet, agora mesmo, fazendo buscas por você. Lembra que dissemos que iam acontecer umas 10 milhões de buscas desde o início da leitura do artigo até agora, no final? Pois bem. Essas já passaram e não voltam mais. Mas o que você fará com as próximas 10 milhões de pesquisas nos próximos minutos? Elas estão lá, aguardando por você!

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