Saber como criar um site para venda de carros é essencial para os empreendedores do setor automotivo, especialmente no momento atual. Afinal de contas, o mercado nacional vive um período de queda considerável (foram 26% a menos de vendas no último ano) e de complicações por causa da crise do novo coronavírus, incluindo aí o fechamento de fábricas, queda na produção e alta do dólar
Considerando todo esse cenário, as vendas digitais passaram a ser mais importantes. Elas ainda não são, claro, o principal método de venda do mercado brasileiro, mas passaram a ter alguma importância dentro da organização das concessionárias, o que faz com que seja necessário entender como criar um site para venda de carros no país atualmente.
No entanto, é fato que nem todos os empreendedores da área têm o know-how técnico para fazer isso. E aí, como criar um site para venda de carros? Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo!
Como criar um site para venda de carros: 5 pontos a ter em mente
1. Divisão dos produtos
Um bom site para venda de carros deve ser funcional. Isso significa que ele deve atender bem às necessidades dos consumidores de entrar, ver os automóveis disponíveis e conseguir encontrar o modelo ideal em poucos cliques.
Para alcançar esse nível de otimização na sua funcionalidade, seu site deve ter uma boa categorização dos produtos e usar bons filtros para tornar a pesquisa por eles mais fácil.
Na prática, por exemplo, é importante dividir os veículos por combustível (carros a diesel, gasolina, etanol ou flex), por tipo (sedã, SUV, hatch, picape), por marca (Ford, Fiat, Chevrolet, Volkswagen), por ano (2021, 2020, 2019) e por modelo (Onix, HB20 etc.).
Uma boa ideia é criar uma espécie de “teste” que identifique os melhores carros para os usuários. O site perguntaria o que o consumidor quer, em termos de espaço, consumo etc, e então apresentaria os melhores carros para ele.
2. Otimização SEO
Todo site, hoje em dia, depende do Google para ter um bom fluxo de visitantes. Afinal, o buscador gera, em média, mais de 200 bilhões de pesquisas mensais no mundo inteiro.
Quem desempenha bem no Google tem um fluxo grande de visitantes e passa a ser mais acessado, vendendo mais e gerando maior faturamento. Para isso, entretanto, é importante ter uma otimização SEO.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca em português. Trata-se de um conjunto de ações para tornar o site mais amigável ao Google e ter melhor desempenho por lá. Com a otimização feita, é possível ranquear melhor e atrair mais clientes.
3. Bom servidor
Um site para venda de carros precisará receber muitos potenciais clientes e não pode ter problemas de conexão ou algo do tipo. Portanto, ele precisa de um bom servidor, que dê conta de lidar com todo o fluxo de visitantes e que seja capaz de trocar informações de maneira muito ágil, reduzindo o tempo de carregamento da página.
Lembre-se de que a cada 1 segundo que leva para carregar uma página, uma boa porcentagem das pessoas fecha o site e vai procurar outro. Por isso, quanto mais rápido e confiável for o servidor, melhor.
4. Certificados de segurança
Como o site para vender carros é uma página que terá a troca de informações financeiras sensíveis, precisará contar com protocolos e certificados de segurança muito específicos.
Esses certificados de segurança ajudam a proteger a comunicação entre o usuário e o servidor do site, impedindo que atravessadores acessem os dados e possam roubar informações sensíveis dos usuários.
Tudo isso deve ser feito para garantir a veracidade e a segurança das operações realizadas na página, de modo a atrair mais clientes (que saberão que o local é seguro) e a reduzir problemas que venham a existir no longo prazo.
5. Sistema de pagamento ágil
Por fim, o último ingrediente para um site de venda de carros é ter um sistema de pagamento ágil, que funcione com destreza e segurança, para finalizar as compras e fechar os negócios.
O sistema precisa ser interligado aos principais mecanismos bancários nacionais, como o sistema de pagamento por cartões de crédito, emissão de boletos e Pix. Quanto mais formas de pagamento, maiores as chances de fechar negócio.
Também precisa ser um sistema seguro, que proteja os dados financeiros dos clientes. E ágil para liberar o dinheiro para você, que precisará dos recursos assim que possível.
Pronto! Agora que você aprendeu o que é importante em como criar um site para venda de carros, poderá colocar as dicas em prática e montar uma página boa o suficiente para a sua concessionária. Com esse conhecimento, sua empresa estará um passo à frente dos concorrentes e poderá pegar um nicho do mercado que vem crescendo e que tem o potencial de ser uma das principais tendências do próximo ano.
Qual é a sua experiência com a venda de carros pela internet? Comente abaixo!
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