Como criar uma identidade visual forte para sua marca de e-commerce

25/04/2023
identidade visual

Se pararmos para pensar, praticamente todas as pessoas possuem um conjunto de características que os fazem ser lembrados e reconhecidos pelos outros e com as empresas essa questão não é diferente, pois uma identidade visual forte diante dos negócios é justamente o fator de diferenciação no mercado.

Uma identidade visual claramente definida não é importante apenas para as pessoas na sociedade mas também para marcas e empresas como um todo. Afinal, como os negócios seriam percebido sem a imagem

A importância de uma boa identidade visual em qualquer estratégia de negócio deve ser considerada prioritária. Quando a estratégia é bem elaborada, o processo de atração e conversão de clientes fica mais fácil.

Nos casos em que é raro ou subdesenvolvido, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) proverá a devida atenção ao seu negócio e os resultados tendem a ser cada vez piores.

Por isso, seja uma empresa de camisa polo para uniforme ou até mesmo uma empresa de tecnologia, a identidade visual é um fator primordial e que tende a ser fundamental para que sua empresa cresça, se desenvolva e tenha resultados cada vez melhores.

Afinal de contas, em um mercado onde a competição se mostra cada vez mais extrema se diferenciar dos demais e demonstrar sua identidade é um passo necessário e totalmente essencial.

Logo, ao pensar e considerar esses fatores hoje iremos falar justamente sobre a identidade visual, fazendo com que você entenda sua significação, seus benefícios e principalmente como criar uma identidade visual forte para sua marca de e-commerce. Vamos lá!

O que é identidade visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis ​​por criar uma atmosfera sobre quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como o mundo e a sociedade a veem.

Não está claro o conceito Imagina a seguinte situação: “Nossa, toda vez que vejo uma caixa de pizza, lembro da Maria. É sua marca registrada!” ou “Caramba, como a Paula entende sobre filmes. 

Reflita em você por um minuto: De todas as suas qualidades (sejam físicas ou não), existem as suas favoritas que se destacam e o tornam, de alguma forma, memorável.

Mesmo aqueles que não são os favoritos ou fazem parte do todo que compõe sua personalidade importam: você tem um nome e uma imagem própria que o distingue dos demais.

Para que uma marca também seja reconhecida positivamente e, portanto, bem-sucedida em seu nicho, é necessário defini-la e destacar suas melhores qualidades para torná-la única e interessante.

Assim, a marca como um todo é percebida no momento da compra e decisão.

O conjunto de aspectos que compõem a identidade visual vai muito além de um cartão de visitas para atrair potenciais clientes de forma esteticamente superficial: pense nela basicamente como a “personalidade” de uma empresa montada e lançada ao mundo.

Portanto, quanto melhor, mais elaborada e compreensível a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.

Alguns dos elementos que compõem a identidade visual e possuem extrema importância, são:

  • Logomarca;
  • Tipografia;
  • Paleta de cores;
  • Matérias de divulgação;
  • Elementos de redes sociais.

Logo, através desses fatores a identidade visual da sua empresa tende a ser construída com êxito, representando a sua marca e tudo aquilo que te define, por exemplo, a sua empresa de centro de usinagem

Benefícios de uma boa identidade visual

Desenvolver uma identidade visual que é a cara do público e que transmite toda a qualidade e excelência do seu negócio, é apenas um dos benefícios de investir no desenvolvimento de uma identidade visual.

Ter cores, formas, símbolos e fontes definidas e padronizadas na comunicação e no design do seu estabelecimento torna seu negócio muito mais fácil de ser reconhecido, atraindo cada vez mais clientes.

Ou seja, muito mais do que um simples adereço, a identidade visual é capaz de transmitir sucesso ao seu e-commerce por exemplo de caixinhas personalizadas para casamento e gerar ainda mais sucesso e destaque diante das suas estratégias.

Logo, para que fique claro a importância e o quanto a identidade visual é relevante diante do mercado em que vivemos, confira os benefícios de uma boa identidade visual.

1 – Atrai o público certo 

Ponto de venda sem identidade visual Seja uma loja, um restaurante ou qualquer outro tipo de atividade, não existe “personalidade”. Portanto, ninguém sabe exatamente o que esperar deles e as pessoas acabam ali não precisando do seu produto ou serviço, levando à decepção.

Pior ainda: os consumidores em potencial de serem seus clientes não notam o que você faz e nem entram na loja, fazendo com que os negócios percam uma oportunidade de ouro.

Por isso, a identidade visual é o ponto certo de aproximação entre a sua empresa e o público, pois ao imaginar uma empresa que trabalha com datador inkjet a identidade visual é o responsável por atrair o público certo e gerar cada vez mais vendas .

2 – Passar o diferencial competitivo com clareza

A identidade da marca é o que permite que seu público compreenda sua vantagem competitiva e o que sua empresa faz melhor do que outras.

Uma identidade visual bem desenvolvida, como por exemplo, a do restaurante Outback, faz com que seus clientes saibam que se trata de uma excelente comida acompanhada de um excelente atendimento.

Ou seja, em um mercado onde se tem competição praticamente a todo momento, o diferencial competitivo é justamente o fator que tende a destacar sua empresa e fazer com que ela não passe despercebida mesmo em meio a tantas outras.

3 – Consolidar seu posicionamento 

Se o diferencial é aquela vantagem apreciada pelos clientes e seu estabelecimento oferece algo melhor que seus concorrentes, o posicionamento é o lugar que você deseja ocupar na mente do público assim que ele ouve seu nome ou vê sua logomarca.

Sendo assim, uma identidade visual marcante e única tende a ser positiva em uma empresa que trabalha com anúncios sobre impressão 3D preço ou até mesmo em um mercado, pois é fator de diferenciação e atração do público diante de cada estratégia.

Afinal de contas, é impossível se destacar e ter relevância sem o desenvolvimento de uma identidade visual boa e marcante.

4 – Fortalecer sua marca 

Imagina sua marca de envelope seguranca começando a se popularizar e ser conhecida, recomendada por seus clientes. Sem uma identidade visual clara, com cores bem definidas e logotipo, fica mais difícil as pessoas entenderem de quem estão falando e a marca perde força.

Por isso, hoje para que uma marca tenha sucesso é importante que ela deixe bem claro a sua identidade visual e que esse seja justamente o fator que a diferencia diante do mercado e dos seus concorrentes.

5 – Fideliza seus clientes 

Todos os itens e características citados acima levam à fidelidade do cliente que é um dos fatores principais para que sua marca cresça, se desenvolva e tenha um público fiel à sua disposição.

A facilidade de reconhecer sua marca e encontrar seu estabelecimento, a experiência agradável na hora de comprar ou consumir, a logomarca bem desenhada que fica na memória do consumidor é a forma prática de recomendar o local, descrever suas cores e logomarca.

Tudo isso faz com que seus clientes tenham vontade de voltar sempre e, mais do que isso, no caso das lojas da rede notam que seus outros pontos de venda oferecem a mesma qualidade e nível de serviço.

Logo, quanto melhor forem as experiências e os contatos dos clientes com a sua marca mais vezes essas pessoas tendem a voltar e indicar a sua marca aos demais.

Como criar uma identidade visual para seu e-commerce 

Por mais que a criação de uma identidade visual marcante e impactante seja algo extremamente importante, muitas empresas se sentem perdidas e não sabem exatamente por onde começar ao se tratar desse fator.

Logo, para auxiliar a sua empresa que trabalha com máquina de corte e vinco a ter uma identidade visual bem definida e totalmente marcante, confira algumas dicas de como criá-la.

1 – Defina os valores da sua marca 

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marca é definir os valores da sua marca, afinal, é a partir deles que você estruturou tudo o que deseja que seja recordado na mente do seu público.

Escolhe os sentimentos, ações, olhares e emoções que figuram sua marca. Isso ajudará você a identificar os objetivos da sua empresa e como alcançá-los.

2 – Crie uma persona

Outra dica é coletar informações do seu público e criar uma imagem representação da pessoa ideal interessada em adquirir seu produto / serviço.

Reflita na personalidade da marca como seu verdadeiro caráter e defina todos os aspectos dela:

  • Idade, sexo e nome;
  • Que livro ela lê que música ela ouve;
  • Se é casado ou solteiro;
  • Estuda, trabalha ou ambos;
  • Seus motivações e inquietações.

A partir daí, você delineia o perfil da pessoa mais adequada e se comunica com seu público como se estivesse sempre conversando com ele.

Consequentemente, se houver mais de uma pessoa separe-as detalhe por detalhe para não errar na próxima etapa.

3 – Estabeleça a linguagem 

Com as personas da sua marca em mente, agora é a hora de criar uma linguagem que ressoe com essas pessoas.

Entenda as gírias, as diferenças regionais e o estilo a ser usado. É necessário falar a língua da sua pessoa para gerar identificação com a sua marca. Além disso, compreenda quais canais de comunicação seu contato usa. Porque o Facebook nem sempre é o caminho de todas as marcas.

 

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