A busca por código promocional cresce em média 20% ao ano no Brasil e é considerado pelos varejistas como um dos fatores decisivos na conversão de vendas do e-commerce. Com o cenário da crise econômica, os consumidores buscam cada vez mais uma forma de consumir pelo menor preço.
Como o código promocional aumenta as conversões no e-commerce?
Brasileiro adora uma promoção, não é a toa que as melhores vendas do varejo acontecem em datas sazonais. Na verdade, a pesquisa mostrou que 80% dos consumidores moderno procuram códigos promocionais antes de efetuar uma compra online. Mas nem todos os cupões são feitos iguais. É importante olhar para o seu negócio, seu público-alvo, seu plano de negócios, e certifique-se de que o código promocional que você usa de fato aumenta seus lucros
Encontre o momento certo
Até 98% dos novos visitantes em um site não se convertem em leads ou vendas . Isso significa que a maior parte do novo tráfego que você dirige para o seu site não possui ROI.
Uma maneira de influenciar esta estatística e fazer mais vendas é oferecer assinatura de código promocional. Você pode oferecer uma porcentagem ou um valor específico de desconto para a primeira compra do cliente, bastando apenas se cadastrar em seu pop up.
Agora você tem um cliente que, além da probabilidade em efetuar uma compra ser maior, também está em sua base de dados e receberá seu conteúdo por e-mail.
Avise seus visitantes das promoções após de 15 segundos da chegada ao seu site – 55% dos visitantes deixam um site dentro de 15 segundos – então esse tempo pode ser crucial.
Datas de expiração
Um senso de urgência na sua mensagem pode ser o motivo para convencer os compradores a comprar algo do seu e-commerce. Tente especificar a mensagem de tempo limitado, como “Esta semana apenas!” Ou “Somente hoje” – para seus códigos promocionais, então as pessoas sabem que têm que agir rapidamente.
As estatísticas mostram que 56% de todos os consumidores abandonam seus carros de compras no check-out quando percebem o quanto eles se comprometeram com os gastos.
Uma ótima maneira de evitar isso é oferecer um cupom de desconto inesperado, assim como eles estão visualizando seu carrinho completo pela primeira vez. Você também pode torná-lo sensível ao tempo.
Se completarem o pedido dentro dos próximos 60 minutos (ou o prazo de sua escolha), eles recebem o código do voucher de desconto, oferecendo-lhes uma porcentagem de sua compra.
Código promocional para carrinho abandonado
Uma maneira de recuperar clientes em potenciais é enviar-lhes um e-mail lembrando-os sobre seu carrinho de compras. Você pode então oferecer um código promocional que oferecendo um desconto na compra se fecharem a venda dentro de 24 horas. Esta é uma tática semelhante ao desconto surpresa, mas permite segmentar apenas os clientes que abandonaram seus carrinhos.
Vouchers de recompensa de fidelidade
Os clientes adoram ser recompensados por sua fidelidade. Isso os mantém comprando no mesmo e-commerce por mais tempo. Uma ótima maneira de recompensar seus clientes fiéis é enviar um código promocional para um desconto ou oferta especial depois de ter feito uma compra.
É sempre importante lembrar de “cuidar” dos clientes que já estão na sua base! para que estes comprem cada vez mais e indiquem do que gastar todos os esforços em converter novos.
Ofertas de remarketing
Uma ótima maneira de trazer as pessoas de volta ao seu e-commerce é oferecer código promocional aos visitantes que já estiveram no seu site, através do remarketing. Desta forma, o potencial cliente já sabe sobre o seu produto e já mostraram interesse. Eles podem apenas precisar de um pequeno empurrão para que efetuem a compra.
Converta com códigos de cupom
A maioria dos e-commerces podem encontrar uma oferta de código promocional que complementa sua marca. O importante é começar com uma imagem clara do que é a sua marca. E claro, o que seu orçamento de marketing permitirá. Se você tiver uma boa compreensão de suas margens de lucro, você poderá escolher o cupom certo para dirigir suas conversões .
Dê uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo, e se coloque no lugar do seu consumidor. O que eles querem em sua experiência de compra com seu e-commerce? O que será valioso para eles?
Pronto para começar?