Consultoria de marketing digital: descubra como alavancar o seu negócio

05/10/2021

Se você acompanha nossas mídias, já percebeu que temos falado muito sobre consultoria de marketing digital, certo? Mas você sabe como funciona esse serviço e por que isso é tão importante para o seu negócio? Se a resposta para esta pergunta for negativa, então não se preocupe. Trouxemos este conteúdo exatamente para responder todas as suas dúvidas.

Nos dias de hoje, com a popularização do marketing digital e a nova consciência das empresas sobre a importância de estar no ambiente online, é muito comum encontrar consultores com estratégias infalíveis para aumentar as vendas.

Mas muito cuidado com o discurso bem planejado, provas sociais de bons resultados e cases de sucesso. Isso não significa que a estratégia proposta é perfeita para o seu negócio. Isso só significa que a estratégia é perfeita para o negócio do próprio consultor.

E por que trouxemos este assunto em pauta? Porque muita gente ainda confunde a consultoria de marketing digital com cursos, técnicas e outros conteúdos que ensinam formas rápidas e práticas de aumentar a receita de suas empresas.

E não estamos aqui criticando tais conteúdos, certo? Mas é preciso lembrar que cada negócio tem um público-alvo específico, produtos e serviços com diferentes finalidades e seu próprio posicionamento de marca. Cada negócio tem suas próprias particularidades e desafios. Por isso não existe uma receita de bolo pronta.

O que é uma consultoria de marketing digital?

O que a maioria dos “novos gurus” do marketing digital vendem (e aqui não estamos falando de todos) são conceitos e teorias aplicadas a algum setor específico do mercado. De uma forma bem simples, podemos dizer que são dicas e boas práticas para conquistar mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Sim, sabemos que uma boa base teórica é fundamental para o sucesso de um planejamento estratégico. Grandes autores, como Kotler e Keller, já se tornaram materiais de cabeceira dos analistas e consultores de marketing digital. Mas para concorrer de forma saudável no ambiente online, também é necessária uma boa experiência prática, conhecimento aprofundado do mercado e entendimento do público-alvo.

E é aí que entra o papel do consultor de marketing digital. Afinal, a função de um consultor é avaliar, em parceria com o cliente (dono do negócio), quais são os pontos forte e fracos da empresa, suas oportunidades e ameaças no mercado, quais são as falhas presentes no processo e novos caminhos a serem percorridos.

Então assim como todos os conceitos aprendidos na faculdade são aplicados no estágio supervisionado, também os conhecimentos teóricos de marketing digital devem ser aplicados na prática. E nesse momento contar com o suporte de quem já entende muito bem do mercado digital é fundamental.

Por que contratar uma consultoria de marketing digital?

consultoria de marketing digital

Uma consultoria de marketing digital é capaz de unir conhecimentos teóricos e práticos a anos de experiência e visão de mercado. Isso porque, exatamente por estar do lado de fora, é capaz de enxergar falhas mínimas em processos, as quais podem acarretar enormes prejuízos financeiros.

O cliente (dono da empresa) tem pleno conhecimento sobre seu produto, o perfil de cliente ideal e, é claro, sobre seu mercado de atuação. Porém nem sempre tem uma noção muito clara das vantagens do seu concorrente, tendências do mercado, melhores ferramentas e o funcionamento dos canais acessados pelos seus clientes.

É neste ponto que o consultor de marketing digital pode avaliar cuidadosamente todos os projetos e processos do cliente, do ponto de vista comercial e com foco em resultados expressivos.

Se você possui uma empresa ou uma marca, e quer torná-la mais conhecida pelo seu potencial cliente, o ambiente digital é a opção ideal. Porém imagine um local onde seu consumidor pode encontrar a sua marca, e mais milhares de outras, em questão de minutos.

Fica muito mais difícil de concorrer, não é mesmo? E em alguns casos, é mais difícil até ser encontrado.

Por este motivo, a consultoria de marketing digital, após estudar minuciosamente seu plano de negócios, traçará uma série de estratégias para fazer com que sua marca se destaque dentre todos os concorrentes, os valores agregados à sua marca estejam claramente comunicados e que a jornada de compra seja mais rápida e objetiva.

Invista em uma equipe qualificada de marketing digital

Planos definidos? Estratégias traçadas? Metas estabelecidas? Então agora é a hora de colocar a mão na massa. Mas para isso, é preciso contar com especialistas que saibam o que estão fazendo. Um exemplo bem simples? A gestão de mídias sociais e as publicações do blog da sua marca.

A consultoria de marketing digital e os administradores da sua empresa podem até saber quais são as mídias mais acessadas pelos usuários e quais os conteúdos que eles gostariam de ver, mas será que essas pessoas são qualificadas para a produção dos conteúdos?

O mesmo acontece em relação à comunicação visual da marca. Se você quer se posicionar acima da concorrência, toda a sua comunicação deve ser alinhada e estrategicamente pensada. Por isso, é fundamental contar com profissionais especialistas em design e experiência do usuário.

Agora vamos imaginar que, em um mundo perfeito, tanto o consultor quanto o administrador da empresa possuem qualificações e habilidades para o desempenho dessas funções.

E o tempo? Sabemos que administrar uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil, além de demandar muito estudo, dedicação e, é claro, tomadas de decisões.

Se a sua empresa for de pequeno porte, ou ainda estiver no começo, você pode investir em uma equipe reduzida, por exemplo, composta de um designer e um gestor de conteúdo. Mas muitas vezes o custo de manter uma equipe interna que, em algum ponto, demandará uma gestão especializada, é maior do que terceirizar o trabalho contratando uma agência de marketing digital.

Além de poder negociar custos e termos de contrato, você conta com uma equipe de especialistas em cada área do marketing digital, que trabalham em tempo integral para a obtenção dos resultados do seu negócio.

 

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