O marketing digital é uma das se não a principal estratégia de uma empresa na atualidade, através dele, é possível aumentar o alcance, a visibilidade, o número de clientes, as vendas, e alcançar inúmeros objetivos de acordo com as metas de cada negócio.
E para chegar até onde cada empreendimento almeja, existem várias ferramentas diferentes que podem ser utilizadas, e uma delas é justamente o e-mail marketing. Essa é uma estratégia extremamente subvalorizada, e que muitas pessoas não acreditam que ela possa ser realmente eficaz.
Porém, o e-mail marketing costuma ser uma das ferramentas mais eficientes, tendo um dos maiores ROIs comparada às outras, com cerca de um retorno de R $40,00 para cada R $1,00 investido.
Dicas para a criação de e-mail marketing
Para quem não conhece como ela funciona é simples, seu conceito é manter o contato com um lead ou com um cliente usando o e-mail como a plataforma de comunicação, enviando produtos, e realizando todo o atendimento através dela, sendo considerada como uma grande válvula de segurança devido a sua credibilidade, a sua alta taxa de conversão e o seu ótimo custo-benefício.
Mas, assim como toda boa estratégia, para ela funcionar é preciso ter um bom planejamento, por este motivo, no texto de hoje vamos dar 5 dicas para a criação de um e-mail marketing eficiente, bora conferir? Vamos lá!
1 – Monte e segmente suas listas de contato
O primeiro passo para criar uma estratégia de e-mail marketing é montar e segmentar a sua lista de contatos. Todo mundo que trabalha com marketing sabe o quão importante é ter a sua lista bem separada de acordo com a intenção de cada um dos leads captados, certo?
Afinal, o e-mail marketing é uma ferramenta mais direta, mas mesmo assim, cada usuário possui um nível de intimidade e conhecimento da sua empresa diferente. Procure criar várias listas de acordo com as etapas de cada pessoa dentro do seu funil de vendas, o conteúdo enviado deve ser diferente para alguém do topo ou do fundo, enviar uma oferta de compras para alguém novo ou uma carta de boas-vindas para um lead antigo não parece uma boa ideia, certo? Lembre-se, a segmentação é crucial!
2 – Escolha um cronograma de envios
Depois de separar as listas e segmentar seu público de acordo com seu funil de vendas, é hora de montar um cronograma de envios, já que, assim como uma tela fachadeira que é usada durante um determinado período, os e-mails também devem ser enviados de acordo com o tempo.
3 – Separe os temas centrais e saiba o que você vai enviar
A nossa terceira dica é em relação ao conteúdo enviado no e-mail marketing, ele é fundamental para o usuário, já que é o que interessa a ele, escolha um tema central, que seja relevante, e aborde eles em uma série de e-mails, para chamar a atenção.
Monte todo o e-mail de forma personalizada, saiba bem o que vai enviar.
4 – Capriche nas imagens e nos CTAs
Quem disse que o e-mail se limita apenas a textos? Eles também possuem imagens e essas devem ser bem caprichadas, faça um layout bonito, responsivo, e que seja de rápido carregamento, dando um charme a mais para o seu e-mail.
Também não se esqueça de adicionar CTAs, são eles que vão guiar seu lead a realizar uma determinada ação e consequentemente, a conversão daquilo que você deseja.
5 – Mensure seus resultados e sua taxa de abertura
Lembra lá em cima quando falamos que o e-mail marketing costuma ter um ótimo ROI? Isso porque, o investimento nele é baixo e o retorno costuma ser alto, mas para confirmar isso, é preciso realizar a mensuração dos resultados de forma constante, assim como, para garantir o pleno funcionamento de uma válvula de alívio é sempre importante fazer a sua manutenção frequente.
Verifique alguns KPIs, entre eles, a taxa de abertura, que vai indicar se o seus e-mails estão sendo abertos pelo público, a taxa de conversão que ajuda a entender melhor sobre seus CTAs e designer e a taxa de rejeição.
O que achou do texto de hoje sobre criação de e-mail marketing? Curtiu as dicas para a criação de um e-mail marketing? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!
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