Dicas para otimizar a navegação em sites de e-commerce

25/04/2023
navegação em sites

A navegação em sites de e-commerce é um aspecto que deve ser tratado com muito cuidado, afinal, se você não tiver um site responsivo, consequentemente perderá vendas.

Diante disso, é visível que a otimização é uma prática obrigatória para os sites que desejam estar nas melhores posições possíveis nas sugestões de pesquisa.

Mas afinal, o que é a navegação? Neste artigo iremos apresentar as informações mais importantes em relação a esse aspecto tão importante dentro do e-commerce além de, claro, contribuir com a otimização do seu site. Confira:

O que é navegação em sites?

Como o próprio nome sugere, a navegação em sites é o processo onde o usuário irá navegar entre as páginas de um site que vende, por exemplo, piso mosaico.

Algumas pessoas não sabem, mas existe uma tecnologia por trás disso, chamada de hipertexto ou hipermídia.

Resumidamente, o hipertexto são páginas presentes na web que são baseadas em hiperlinks para que haja uma conexão entre várias páginas da internet.

Além disso, existe também o hiperlink, que nada mais é do que um link propriamente dito que leva você para uma outra página, onde pessoas que pesquisam algo como “grade de piso preço” são direcionadas, por exemplo.

Ou seja, você será direcionado para uma outra URL, que por sua vez indica o site no qual você irá navegar posteriormente, assim que for carregado, é claro.

Não devemos esquecer de mencionar as ligações internas, e uma estratégia bem interessante para que os usuários sejam direcionados para outras páginas dentro do mesmo domínio. Isto é, de uma página você irá para outra, no mesmo site.

Qual a importância da navegação em sites otimizada?

Com a explicação sobre o que é a navegação, já é possível criar ao menos um pouco de noção do quão importante é ter uma navegação fluida dentro de um site, principalmente quando se trata de um e-commerce de grelhas para pisos, por exemplo, que trabalha diretamente com vendas.

Contudo, é interessante reforçar a importância que esse aspecto tem, visto que sem uma navegabilidade boa há grandes chances de você acumular uma taxa de rejeição elevada.

Além disso, você estará expulsando visitantes que você se esforçou para trazer, o que acaba fazendo todo o seu trabalho ser em vão.

Vale mencionar que, da mesma maneira que o tempo é crucial para a criação de um galpão de lona, por exemplo, o mesmo vale para as estratégias de um e-commerce.

Considerando que os algoritmos dos sites estão cada vez mais sofisticados e capazes de identificar o qual satisfatório foi a experiência do usuário em uma página, podemos notar como a navegabilidade pode influenciar nessa questão.

Portanto, se você possui um botão no seu site, cuja descrição é “clique aqui para comprar a sua espuma para isolamento acústico” que não responde a um clique, isso consequentemente irá colocar o seu site em uma posição nada agradável.

Além da resposta, devemos mencionar também o tempo de carregamento das páginas, ou do desempenho de um modo geral do site. Isto é, se você possui um site que tem um carregamento rápido, terá mais usuários que irão permanecer na sua página por mais tempo.

Por outro lado, se houver uma lentidão considerável no carregamento das suas páginas, os usuários provavelmente não irão esperar. Ou seja, por mais que demore 5 segundos para carregar, isso já será o suficiente para as pessoas desistirem de navegar no seu site.

Existem alguns fatores que são cruciais para que um site não seja considerado desagradável, e para isso o site não pode ser:

  • Complicado de navegar;
  • Ruim de usar;
  • Lento;
  • Pouco legível.

Isso significa que, se você tiver um site especializado em pintura intumescente, por exemplo, que possui, ao menos, uma dessas características, é bem provável que a sua taxa de engajamento com os usuários esteja comprometida.

É interessante dizer também que, à medida que você vai acumulando poucas interações com os seus usuários, o seu NPS (Net Promoter Score) será afetado, e isso é ainda mais desagradável quando se trata de um site que é o principal meio para usar um serviço.

A consequência desse cenário é que as chances de uma pessoa indicar o seu site para um amigo ou familiar são quase nulas.

Por outro lado, se você possui um site de instalação de CFTV e que tem boa reputação, estará criando uma base sólida de clientes satisfeitos.

Outro aspecto que será afetado em decorrência da má navegabilidade é a reputação digital, que consegue influenciar diretamente na imagem do site.

Isso porque, se um site não consegue oferecer uma experiência de navegação satisfatória para os usuários, o que podemos esperar dos serviços ou produtos que esse site vende?

Diante disso, você precisa saber que há vários aspectos que estão interligados, mas que na prática são mutuamente dependentes.

Sobre essa mútua dependência, ela fica ainda mais evidente quando os usuários não conseguem consumir um conteúdo, e isso pode acontecer por conta de alguns detalhes, como a fonte escolhida e até mesmo a cor.

Nesses casos, por mais que o conteúdo em si seja de qualidade, ele será inútil em um site onde não há otimização de navegabilidade.

No contrário, se você possui um site bem elaborado, com conteúdos de qualidade que trata sobre mídia exterior, por exemplo, logo se tornará referência no assunto.

Quais as vantagens de um site responsivo?

Podemos dizer que, diante de um cenário tão competitivo como o e-commerce, adotar práticas para ter um site responsivo é praticamente obrigatório para qualquer companhia que almeja alcançar bons resultados.

Como você já deve ter notado, ter um site responsivo é fundamental, até porque ele se adequa em qualquer tipo de situação, contribuindo principalmente com o modo em que o usuário irá acessar o seu site, seja no celular, tablet ou computador.

Ter um site responsivo para vários dispositivos existentes é um aspecto que pode fazer toda a diferença em uma ocasião específica. É importante que você se lembre que a maioria das pessoas atualmente usam o celular como o principal meio para navegar na internet.

Mas quais são as vantagens de ter um site responsivo? Para que você possa compreender melhor os benefícios promovidos pela otimização, abaixo elencamos as duas principais vantagens da prática. Veja:

Experiência de navegação satisfatória

Diante de uma negociação para concretizar uma venda, a experiência de navegação do cliente pode se tornar um fator crucial para a conversão.

Você precisa ter em mente que o usuário precisa ter uma facilidade considerável para navegar no seu site, afinal ele está interessado de alguma forma sobre o seu e-commerce.

Diante disso, você precisa deixar todas as informações das suas páginas claras e sobretudo objetivas. Com um site rápido e responsivo é possível tornar o processo de negociação ainda mais fácil.

Vale pontuar também que o design é um elemento fundamental para conquistar o cliente. De acordo com algumas pesquisas sobre o tema, quando o usuário se depara com uma simples logo no primeiro acesso ao site, as chances dele voltar é maior que 60%.

Por outro lado, se o site não for responsivo, ele consequentemente terá dificuldades na navegação.

Ou seja, se o usuário acessar o site através de um celular, por exemplo, é bem provável que ele procure por outro site pelo fato de ter que mexer a tela para encontrar informações básicas, afinal, a tela do celular é bem menor quando comparada a um monitor de computador.

A agilidade é uma vantagem que se encaixa dentro da navegabilidade satisfatória. Como foi dito anteriormente, a lentidão é capaz de facilmente fazer com que um usuário desista de continuar em um site.

No contrário, se você tiver um site rápido, capaz de carregar as páginas em milésimos, estará contribuindo para que o usuário tenha uma experiência satisfatória.

Aumento das taxas de conversões e vendas

Por fim, temos uma vantagem que faz a maioria das pessoas não pensar duas vezes em otimizar seus sites. Como já foi mencionado, a otimização contribui diretamente com a geração de receita para o e-commerce, através do aumento das conversões e, claro, das vendas.

Isso porque o Google entende que o seu site é um bom lugar para os usuários conseguirem o que querem, e dessa forma o seu site logo estará nas primeiras posições de pesquisa no buscador.

Dicas para melhorar a navegação em sites

Para finalizar o artigo, iremos apresentar 3 dicas essenciais para você que deseja otimizar o site. São elas:

1. Cuide do carregamento das páginas

Como você já deve ter notado, o carregamento das páginas é um aspecto crucial para que o usuário fique satisfeito com a navegação. Portanto, o ideal é que você trabalhe em um carregamento que demore menos de 2 segundos.

2. Utilize um design simples

O design também deve ser considerado como um elemento importante para a navegabilidade no site, afinal, é através dele que o usuário saberá aonde ir, além de contribuir com a geração de uma imagem mais profissional do seu ecommerce.

O design simples, por sua vez, é uma alternativa que se aplica praticamente em qualquer negócio.

3. Tenha um site responsivo

A última dica já está relacionada diretamente com a navegação do site. Isso significa que, se você colocar um botão de ação no seu site, é obrigatório que ele funcione.

Em outras palavras, o site responsivo, junto com as outras duas dicas citadas nesta parte do conteúdo, irão contribuir para a geração de bons resultados para o seu e-commerce.

 

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