Em meio a tantos concorrentes, saber se destacar e ter bons resultados nas vendas e fechamentos de contrato pode ser uma tarefa desafiadora. Contudo, o Branding pode ser uma ferramenta essencial para alavancar a sua empresa e fazer com que você consiga não só melhorar a sua imagem, como também transformar o modo que você se relaciona com o seu consumidor e também, aumentar os seus lucros.
Neste artigo, vamos abordar as 3 principais estratégias desta metodologia e fazer com que você se torne referência no mercado. Continue a leitura!
Afinal, o que é Branding?
De modo geral, Branding pode ser traduzido como uma maneira de gerir marcas. Esta gestão busca melhorar a imagem de uma determinada empresa como um todo.
Não estamos falando apenas de uma boa identidade visual. Trata-se de uma ação que visa entender como que a sua marca está sendo vista pelos demais.
As estratégias de Branding atuam não somente na comunicação visual, mas também em todas as iniciativas de marketing e, até mesmo, atendimento de uma empresa.
Dessa forma, é possível que haja um alinhamento geral a fim de que todos os clientes tenham a mesma experiência com a marca. Afinal, um negócio com uma boa imagem certamente possui vantagens competitivas no mercado.
Existem diversas estratégias que pode fazer com que a ação de Branding obtenha um ótimo resultado. Confira abaixo algumas delas:
1. Fortalecimento da identidade
Existem algumas identidades visuais tão bem firmadas em nossa mente que se te perguntarmos uma marca de refrigerante com o logo vermelho, certamente, a maior parte das pessoas iriam dar a mesma resposta, não é mesmo?
Isso acontece porque a representatividade visual dessa empresa está muito bem firmada!
Isso é o que precisa acontecer com o seu negócio para que os clientes consigam rapidamente lembrar do seu produto ou ao olhar em seu logotipo.
Por exemplo, imagine que uma empresa de plano dental empresarial possui um logo na cor azul e com um símbolo específico.
Caso a identidade visual da marca seja forte, um cliente que faz uso do plano, ao ver esse símbolo em algum outro lugar, rapidamente irá se lembrar da empresa.
Uma forma de fortalecer ainda mais a sua identidade é ter uma consistência nos layouts produzidos por você. Procure produzir artes e conteúdos que utilizem as cores de sua marca e sempre se certifique de que o seu logo estará presente.
2. Experiência dos consumidores
O Customer Experience, ou experiência do consumidor visa a captação e fidelização do cliente de forma que ele se sinta representado pela empresa.
Um dos principais fatores para fazer com que essa estratégia dê certo é o estudo de quem de fato são os seus clientes e identificar quais são as suas necessidades. Além de se certificar que ele será bem atendido do início ao fim de sua jornada de compra.
Dessa forma, é possível ter uma maior assertividade no momento de criar uma estratégia de experiência do consumidor.
Quer saber como o branding funciona na prática?
Vamos supor que você acabou de contratar um plano empresarial odontologico para a sua empresa e a marca que você fechou negócio utiliza a estratégia de Customer Experience.
Certamente, logo nos primeiros dias de contrato, você receberá uma comunicação totalmente personalizada dando boas-vindas e te disponibilizando um arquivo com as principais informações que você precisa ter como a rede credenciada.
Dessa forma, ao garantir uma boa experiência, certamente você irá indicar para os seus amigos esta empresa, não é mesmo?
1. Técnicas de SEO
A estratégia de SEO (termo inglês para otimização dos mecanismos de busca) é uma das principais estratégias no Branding.
Isso porque é a partir de um bom texto ou publicação que o seu cliente irá se identificar ou não com a marca.
Procure sempre investir em conteúdos que façam sentido para o seu cliente ideal e não se esqueça das palavras-chave.
As palavras-chaves são os termos mais utilizados e pesquisados pelo o seu perfil de cliente ideal. Por exemplo, uma palavra-chave que uma empresa de venda de planos odontológicos pode ser “plano odonto empresa”.
Isso porque é uma das formas mais comuns das pessoas pesquisarem este tipo de convênio na internet.
Mas cuidado, o uso das palavras-chave é muito importante, porém, é preciso ter equilíbrio e bom senso. Não basta apenas jogá-las dentro do texto sem que haja uma conexão entre os parágrafos.
Existem diversas técnicas dentro do SEO, por isso é muito importante que você pesquise a fundo sobre essa estratégia para garantir que você estará com um bom conteúdo e o seu cliente irá conseguir ter sempre uma credibilidade maior no mercado.
Para finalizar, é válido ressaltar que se você deseja bons resultados através do Branding, é essencial ter uma equipe especializada no assunto.
Afinal, não é algo com um passo a passo pronto e que qualquer um consegue fazer. É preciso ter um estudo detalhado de sua empresa para se certificar que as estratégias escolhidas façam sentido.
Dessa forma, certamente você estará mais próximo do que você imagina do sucesso de sua marca!
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