Saiba agora estratégias de precificação para lojas físicas

24/02/2023
estratégias de precificação

As estratégias de precificação possuem a capacidade de proporcionar o melhor preço para o seu produto ou serviço, em que você pode efetuar pesquisas da concorrência e de como funciona o seu setor de atuação no mercado atual.

Essa estratégia é muito importante, não apenas para quem está começando um negócio, mas também para as empresas que já estão em um ciclo de produto mais avançado. Isso porque, é sempre importante estar constantemente acompanhando as mudanças no mercado.

Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre exatamente qual é a estratégia de precificação, como ela funciona, seus benefícios e entre muitos outros fatores.

O que é precificação?

Basicamente, uma precificação é uma maneira de definir um valor que seja quantificável para a comercialização de produtos ou serviços.

Com isso, a precificação é o ato de estabelecer um valor que deve ser pago pelo cliente, com o intuito de adquirir um produto ou atividade que você oferece.

Por exemplo, para comprar um portão de garagem, é necessário desembolsar uma certa quantia em dinheiro que foi previamente pesquisada e calculada pela empresa que está oferecendo esse produto. 

Essa etapa de precificação é muito importante em um negócio, uma vez que é necessário encontrar a sua margem de lucro real e entre outros indicadores, analisar concorrência para adquirir preços mais competitivos e entre muitos outros fatores.

Dessa forma, a precificação correta de um produto ou serviço possui a capacidade de impactar diretamente na quantidade de itens e atividades que você vende e também no lucro que é gerado a partir disso, proporcionando assim o sucesso do seu negócio.

Por exemplo, uma distribuidora de produtos de limpeza deve executar uma boa pesquisa de mercado, com a finalidade de vender os seus produtos de maneira que atraia os clientes, mas também que mantenha uma boa margem de lucro para que o seu negócio cresça.

De acordo com o site “Preço Certo”, em 2020, uma pesquisa efetuada por eles conseguiu constatar que cerca de 89% dos negócios no Brasil precificam de maneira incorreta os seus produtos ou serviços, diminuindo assim o seu lucro e potencial financeiro.

Basicamente, o ganho ilusório acontece quando uma conta aumenta o seu faturamento, entretanto, o mesmo não acontece com o lucro da empresa.

Por exemplo, uma empresa que realiza o serviço de guincho reboque pode aumentar a sua soma dos valores das vendas de produtos ou serviços de um negócio, mas o seu lucro não acompanha esse progresso.

Quais são os seus benefícios?

Como pode perceber, efetuar uma boa precificação pode fazer toda a diferença para a saúde financeira de uma empresa. Uma vez que, ao dedicar um certo tempo para o planejamento do preço, poderá impactar diretamente na rentabilidade a longo prazo.

Além disso, a precificação também proporciona uma maior oportunidade para conseguir analisar qual será o lucro e, assim, planejar ações com uma maior antecedência.

Com isso, dentre as principais vantagens que a precificação de produtos ou serviços de uma empresa podem proporcionar, podem-se citar:

  • Maior controle sobre os resultados;
  • Criar promoções com inteligência e planejamento;
  • Otimizar os processos;
  • Conquistar a liderança de produto e de qualidade.

Esses são os principais benefícios que a precificação de produtos ou serviços podem proporcionar a um negócio, impactando diretamente nos resultados finais da empresa.

Maior controle sobre os resultados

Quando se efetua uma pesquisa prévia e uma pesquisa de mercado com o intuito de encontrar uma melhor precificação, existe um maior controle sobre os resultados.

Isso acontece porque, ao levar as taxas, impostos, custos de venda e entre muitos outros elementos em consideração, é possível identificar as melhores formas de se precificar um produto ou serviço.

Criar promoções com inteligência e planejamento

Além disso, também é possível obter um lucro considerável ao realizar promoções mais inteligentes e com um maior planejamento.

Por exemplo, se você precisa vender um caminhão poliguindaste, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração para que seja montado uma promoção ou oferta abaixo do preço padrão ao seu consumidor.

Otimizar os processos

Outro fator muito importante é que a precificação adequada de produtos ou serviços também possui a capacidade de otimizar os processos.

Isso acontece porque, na medida que a precificação vai sendo executada no sistema, eles também podem ser melhorados de acordo com os objetivos e as necessidades do negócio, melhorando significativamente todo esse processo da empresa.

Conquistar a liderança de produto e de qualidade

Por fim, mas não menos importante, o reconhecimento do valor que é gerado ao ser adequado ao produto ou serviço, faz com que ele torne-se uma opção bem mais viável ao seu cliente.

Dessa forma, a sua marca pode ser posicionada em um local de destaque entre a concorrência, impactando diretamente nos resultados da sua organização.

Por exemplo, ao pesquisar “Elevador residencial preço” no Google, o objetivo principal do usuário é encontrar um produto de qualidade e de baixo preço.

Estratégias de precificação em pesquisa

Para utilizar as estratégias de precificação de um produto ou serviço, o primeiro passo é analisar a sua estratégia de posicionamento no mercado, uma vez que a sua posição pode ser desde o custo a diferenciação.

Isso acontece porque o seu produto pode ser muito barato, possuindo um fator que o destaca da concorrência, mas também pode ter um posicionamento onde a sua marca apresenta um que é diferente dos demais.

Por exemplo, ao efetuar a venda de um SPDA, a sua empresa também pode disponibilizar um serviço que auxilia o cliente em sua instalação, além de um sistema de pós-vendas diferenciado, que fornece a assistência necessária ao consumidor por um longo período.

Essas são questões de diferenciação no mercado e que possuem a capacidade de posicionar uma marca em uma determinada maneira.

Com isso, ao identificar a sua posição no mercado, dentre as principais estratégias de precificação, podem-se citar:

  • Preços da concorrência;
  • Curva ABC de produtos;
  • Hipóteses de preços;
  • Incrementos marginais;
  • Descontos;
  • Kits de produtos.

Essas são as principais estratégias de precificação, em que é possível analisar o seu negócio da melhor maneira possível e, com isso, obter valores adequados ao seu produto ou serviço.

Preços da concorrência

O primeiro passo, como já mencionado, é realizar uma pesquisa de mercado, analisando os preços da concorrência.

Dessa forma, você não deve copiar as outras empresas, mas sim as usar como parâmetro, sendo esse um importante fator a ser considerado.

Além disso, levando em consideração a pesquisa realizada pelo “Preço Certo”, existe uma grande probabilidade do seu concorrente estar vendendo no prejuízo.

Por exemplo, para efetuar a venda de uma carretinha reboque para moto, é necessário, além da concorrência, levar em consideração o custo de produção, a comissão do vendedor, os impostos e entre outros fatores para então inserir a sua margem de lucro.

Estratégia de precificação para loja física

Após efetuar as pesquisas necessárias da concorrência, é necessário analisar a sua empresa e produtos, ou serviços, para proporcionar o melhor preço.

Curva ABC de produtos

Absolutamente todo negócio possui um grupo de produtos que mais gera resultados, em que esse conjunto é chamado de curva A.

Com isso, você deve efetuar testes nas margens desses 20% de produtos e os outros 80% restantes, apurando a viabilidade de continuar comercializando os demais.

Hipóteses de preços

Outro passo muito importante, como já mencionado, está relacionado à oferta de valor de um produto ou serviço, onde ao obter um diferencial, uma maior qualidade ou um kit de diversos produtos, é possível aumentar a sua margem de lucro.

Por exemplo, uma unidade móvel de saúde que já possui alguns equipamentos a mais, além de outros fatores, possui uma maior percepção de valor para o cliente, onde se pode aumentar a sua margem.

Incrementos marginais

O método do incremento marginal é, basicamente, uma estratégia que busca aumentar a margem do produto, mas sem que a percepção do cliente final seja alterada.

Dessa forma, é possível efetuar teste com diferentes preços, experimentando como o mercado reage às mudanças.

Descontos

Os descontos são ótimas maneiras de impulsionar as vendas, uma vez que atrai uma maior quantidade de clientes, entretanto, é muito importante analisar se existe margem o suficiente para isso.

Kits de produtos

Por fim, é possível montar kits para vender produtos ou serviços, em que o seu consumidor estará inclinado a adquiri-lo por possuir um maior valor agregado, pagando um valor a mais.

Como calcular o mark-up?

O fator mark-up é a análise de custos de uma produção, onde para efetuar o cálculo, são considerados os seguintes passos:

  • Percentuais de despesas variáveis para cada unidade;
  • Percentuais de despesas fixas para cada unidade;
  • Margem de lucro esperada para cada unidade; 
  • Entre outros aspectos. 

Esses são os fatores que são levados em consideração para a realização desse cálculo, onde a sua aplicação fica da seguinte maneira:

Preço de Venda = Preço de Custo do Produto / [1 – (% despesas variáveis + % despesas fixas + % lucro pretendido)].

Dessa forma, para efetuar esse cálculo, o preço de custo deve ser fixado em 1 e, após adquirir o resultado, basta multiplicar o custo de qualquer produto pela taxa de mark-up.

A precificação de um produto ou serviço é extremamente importante em qualquer negócio, uma vez que ele possui a capacidade de atrair novos clientes e aumentar os lucros de um negócio.

 

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