Antes de mais nada, é importante dizer que as etapas do funil de vendas precisam passar por uma gestão de indicadores eficiente para que o processo funcione da melhor forma.
Dito isso, convidamos o leitor deste artigo a imaginar um cenário: um cliente entra ou acessa uma loja, seja ela física ou virtual. Desde o início de sua jornada, ele passará por experiências diretamente relacionadas à sua marca, comprando ou não o seu produto.
Isso porque, durante o caminho trilhado para a compra ou não, ele passará por etapas como atendimento, decisão ou não de uma compra, avaliação de atendimento, entre outros.
Por fim, toda esta empreitada diz respeito ao funil de vendas, que se relaciona com a forma do fechamento de um negócio e as etapas anteriores a isso.
Por isso, se você deseja conhecer as suas etapas e como funciona um funil de vendas, fique por aqui. Este é o artigo certo para você se aprofundar sobre o tema. Boa leitura.
Afinal, o que é funil de vendas?
Sobretudo, o funil de vendas perpassa por um conceito recente. Isso porque, graças aos avanços tecnológicos conquistados nos últimos anos, a relação do consumidor com o mercado mudou completamente.
Ademais, esta é uma vantagem e tanto para o cliente, que passou a ter mais poder de decisão quando for realizar uma compra.
Hoje em dia, é possível explorar inúmeras opções de preços sobre um mesmo produto ou como as lojas lidam com a clientela por meio de feedbacks online.
Além disso, este conceito anda lado a lado com outro conceito, que é o da jornada do cliente, que diz respeito a cada etapa de contato com a empresa, citado no tópico anterior.
Sendo assim, podemos entender que o funil de vendas é um tipo de representação de um modelo de planejamento do marketing, que se divide em etapas.
Como funciona cada etapa do funil de vendas?
Sobretudo, para entender melhor as etapas do funil de vendas, é preciso fazer uma avaliação precisa sobre o seu negócio para melhor aplicar este conceito.
De antemão, comece a pensar sobre o perfil do seu público, por qual meio é mais habitual que ele consuma seu produto, presencial ou online, e onde esse cliente pode ser encontrado.
Por fim, existem algumas maneiras de utilizar o funil de vendas. A citada abaixo, é uma das principais utilizadas no mercado. Acompanhe.
Topo de funil
Antes de mais nada, este é o ponto mais importante dentre as etapas de um funil de vendas. Isso porque ele diz respeito ao contato inicial com o seu cliente. Ademais, é neste contexto que você deve “auxiliá-lo” a chegar até o fundo do funil e fechar o negócio.
Além disso, também é nesta etapa que o vendedor precisa convencer que sua marca é a melhor escolha para o consumidor. Por isso, se essa etapa estiver bem alinhada, a corporação é capaz de fidelizar a clientela.
Por fim, podemos concluir que essa fase se refere diretamente ao relacionamento que você irá construir com o seu cliente. Isso pode ser feito por meio de anúncios, blogs e uso de redes sociais, por exemplo.
Meio de funil
Em sequência, temos o meio do funil de vendas. Seu entendimento perpassa por um contexto onde o público, que já foi “captado” pelo seu produto, precisa ser mantido e informado sobre a solução dos problemas de suas demandas.
Por isso, podemos entender que esta etapa é importante uma vez que é nela que você passa a conhecer ainda mais o seu cliente e também o seu comportamento. Essa é uma boa oportunidade para gerar leads, por exemplo.
O lead se relaciona diretamente com esta etapa porque é por ele que se cria a oportunidade de negócio, através dos dados e comportamento do seu cliente.
Fundo de funil
Por fim, chegamos ao fundo do funil de vendas. Nessa etapa, o cliente já está bem informado sobre as opções e oportunidades para a melhor escolha na hora de fechar o negócio.
Ao chegar neste contexto, o cliente, portanto, passa a comparar o seu produto com outros itens similares, a fim de adquirir o que melhor atenda a sua demanda.
Quais as etapas do funil de vendas?
Essa metodologia se aplica de forma mais complexa. No entanto, ao utilizá-la, o gestor é capaz de entender ainda mais o comportamento do cliente e “manipular” o comportamento deste mesmo cliente a seu favor.
Novo
Esta é a primeira etapa, onde você conhece o seu cliente e precisa chamar a sua atenção em um cenário onde ele ainda não conhece a sua empresa.
Em um ambiente online, esta é a oportunidade perfeita para você mostrar que a sua empresa tem a solução para o problema que ele precisa sanar.
Qualificação
Primeiramente, é importante entender que nem todo cliente possui o perfil do seu negócio. Por isso, a qualificação diz respeito a uma percepção acerca de se o cliente está interessado ou não em sua oferta.
Para entender melhor as demandas e converter um cliente ainda não fidelizado, algumas ações de marketing, como ações direcionadas às redes sociais, podem ser utilizadas.
Apresentação
É aqui que a equipe de vendas começa a sua atuação. Se sua equipe estiver preparada e bem informada sobre o tipo de comportamento do seu cliente, as chances de fechar e fidelizar a clientela se tornam ainda maiores.
Envio de proposta
De antemão, neste tópico, cabe um alerta: o valor da sua marca é o valor que você define para ela.
Esta fala se relaciona com o tema da seguinte forma: muitas vezes existem cenários onde diferentes marcas brigam pelos melhores preços.
No entanto, o conceito do funil de vendas propõe a vivência de uma marca. Por isso, para convencer o seu cliente a fechar negócio com a sua marca é preciso oferecer produto e equipe qualificada. Esse cenário favorece a sua marca e cria um “plus” de exclusividade.
Fechamento de negócio
Para o empreendedor que entende o cenário moderno do mundo dos negócios, a premissa de que, quando o cliente paga pelo seu produto, a venda se encerra nesta etapa é inválida.
Sobretudo, o empreendedor que pensa desta maneira está correto. Isso porque quando um cliente compra um produto da sua marca, é possível perceber algum tipo de padrão naquele contexto.
E essa é a oportunidade perfeita para gerar leads para aquele cliente específico. Por isso, não deixe de investir em e-mail marketing, ebooks e outras ações que possam atrair ainda mais o cliente à sua marca.
Conclusão
Agora que você conhece as etapas do funil de vendas, que tal aplicar esse modelo de gestão em sua empresa? Através desse método, é possível ter melhores resultados, fidelização e, principalmente, uma marca mais fortalecida.
Por isso, a dica final é: invista em marketing e em conteúdos de relevância, sempre levando em consideração o comportamento dos seus clientes em um cenário geral.
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