42% é a estimativa do crescimento do comércio eletrônico no Brasil, até 2025.
Não só no Brasil, como todo mundo, podemos observar um grande investimento no comércio digital. Lojas como Shein e Shoppe conquistaram o coração dos usuários por conta dos seus preços e também na facilidade da compra.
Afinal, todo mundo quer comprar os seus objetos de desejos sem precisar sair de casa, e com condições de pagamentos bem melhores do que as lojas físicas.
Por isso, diversas marcas estão migrando os seus negócios para o online, buscando atingir o seu público através de toda extensão do território, e ainda garantir as metas de venda do mês.
Mas é preciso conhecer o mercado digital, além de saber quais serão as tendências emergentes no comércio eletrônico para os próximos anos. Assim, se você está começando agora, poderá começar oferecendo a melhor experiência de compra para os seus clientes.
Quer saber mais sobre as movimentações no mercado digital? Então continue lendo este artigo.
Comércio eletrônico: o que é?
Antes de conhecermos os principais tipos de comércio eletrônico, vamos entender mais sobre esse conceito. O comércio eletrônico, ou e-commerce, refere-se a todas as compras e vendas de bens e serviços que ocorrem através da internet.
Nesse modelo de comércio, as transações ocorrem virtualmente, dessa forma, eliminando a necessidade de interações físicas entre os clientes e vendedores. Portanto, as transações são facilitadas por sistemas de pagamento eletrônico, proporcionando conveniência e agilidade para ambas as partes.
Além disso, o comércio eletrônico abrange diversos modelos de negócios, os quais vamos explorar neste artigo, desde lojas virtuais de varejo até marketplaces que reúnem múltiplos vendedores.
Ainda podemos destacar que os e-commerce podem ser impulsionados por estratégias de marketing digital, segurança online e uma logística eficiente que garanta a entrega dos produtos no prazo determinado.
A expansão dos e-commerce tem feito uma grande revolução na maneira como as marcas conduzem negócios e como os consumidores realizam suas compras, tornando-se uma parte essencial do cenário global.
Quais são os principais tipos de comércio eletrônico?
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Business to business (B2B)
Você já deve ter falado sobre os comércios B2B, ou business to business. Esse é um modelo de comércio eletrônico centrado exclusivamente nas transações entre empresas. No modelo B2B, as empresas compram e vendem produtos, serviços ou informação diretamente umas às outras.
Uma das grandes vantagens do B2B é a eficiência operacional, uma vez que o modelo permite a automação dos processos comerciais mais complexos, assim, reduzindo custos e tempo.
Além disso, o volume das vendas costuma ser muito maior, dependendo da demanda para a produção. Isso também acaba gerando um relacionamento de longo prazo, permitindo negociações mais sofisticadas e colaborações mais estratégicas nas compras futuras.
Leia mais: Marketing para B2B: como aumentar a relevância da sua marca
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Business to consumer (B2C)
Por outro lado, temos o modelo de negócio online que trata diretamente com os clientes, esse se chama business to consumer, ou B2C. Portanto, são empresas B2B os e-commerces, websites e aplicativos que vendem os seus produtos e serviços para o consumidor final.
O comércio B2C é muito conveniente para ambos, vendedor e cliente. Isso porque os consumidores podem realizar as compras a qualquer momento no site da marca; por outro lado, a interação com os clientes proporciona às empresas uma oportunidade de construir relacionamentos de marca, consequentemente, promovendo a fidelidade do cliente.
5 tendências emergentes no comércio eletrônico
Agora que você já conhece mais sobre o que é um comércio eletrônico e quais são os principais modelos de negócio, vamos conhecer quais são as principais tendências para os próximos anos. Dessa forma, você já pode ir se preparando para modernizar o seu e-commerce.
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Pesquisa de voz
“Hey, Google”, “Siri”, “Alexa”… Esses comandos se tornaram mais e mais comuns no dia a dia dos brasileiros. Isso porque o uso da pesquisa de voz é uma forma bem mais simples e rápida para acessar os sites de busca e conseguir encontrar o que se precisa.
Em um levantamento realizado pelo iProspect, em 2018, constatou-se que as pessoas na América Latina estão cada vez mais propensas a usar a pesquisa de voz; em comparação com o resto do mundo, nós realizamos 46% a mais de buscas através dessa ferramenta.
Além disso, as gerações mais velhas (os famosos baby boomers) estão entre as pessoas que mais fazem buscas de voz. Esse detalhe é importante de se considerar, caso a sua persona esteja nessa faixa etária. Incluir a pesquisa de voz no seu e-commerce pode melhorar a experiência do usuário durante a navegação.
Veja mais sobre essa facilidade que foi implementada no e-commerce do Covabra Supermercados em nosso no Case de Sucesso!
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Diferentes opções de pagamento
Para quem já tem o costume de fazer compras online, sabe que com o passar dos anos, as formas de pagamento foram se expandindo. O que é bom para o cliente que busca flexibilidade na hora de realizar sua compra.
E pensando em formas de pagamento, uma tendência que vem crescendo nos últimos anos é o pix. Além do pagamento ser feito na hora, assim como as compras de débito, você também pode oferecer descontos em pagamentos à vista com o pix.
Mas, caso queira parcelar, uma tendência para 2024 é o pix automático, o qual permite que a sua empresa receba pagamentos de forma instantânea, sem a necessidade da intervenção do cliente. Isso facilita as transições, principalmente para negócios que oferecem serviços. Assim, facilitando para o recebedor e também para os clientes que não precisam comprometer o limite de um cartão de crédito, por exemplo.
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Cashback
Outra tendência interessante para este ano é o cashback. Existem muitas empresas que já oferecem esse retorno financeiro (uma porcentagem do valor da compra) para produtos específicos ou certas formas de pagamento.
Muitos bancos estão oferecendo parcerias com marketplaces para o cashback direto na conta dos consumidores. Por isso, é preciso prestar bastante atenção nas oportunidades que estão surgindo para optar por esse tipo de compra.
Leia também: 6 estratégias de fidelização de clientes no e-commerce
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Gestão de atendimento ao cliente
Não é sempre que você está disponível para atender ao seu cliente, porém, o seu e-commerce é uma loja aberta 24h por dia, 7 dias por semana. Então, garantir que ele tenha um bom atendimento, mesmo que você não esteja disponível no momento, é um grande desafio para as lojas online.
Por isso, é preciso investir em um bom atendimento automatizado, assim, diminuindo o tempo de resposta e garantindo a fidelização dos clientes. Além disso, existem hoje diversos chatbots que utilizam da inteligência artificial para oferecer uma conversa mais humanizada com os usuários.
É possível realizar diversas automações dependendo da resposta escolhida pelo visitante. Caso os problemas tenham uma solução simples, que o próprio usuário possa resolver, isso já ajuda a desafogar o atendimento e também oferece uma sensação de “problema resolvido” para os clientes.
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Entrega mais rápida
Na era da velocidade, é preciso ser rápido na hora de entregar os seus produtos. O desejo de compra despertado pelos anúncios nas redes sociais, causa uma necessidade que precisa ser suprida com urgência.
Por isso, marketplaces como Amazon e Mercado Livre, ganham cada dia mais usuários com a promessa de uma entrega rápida. Até mesmo com entregadores trabalhando aos sábados, domingos e feriados.
Logo, é preciso aprimorar a logística de entrega e buscar por parceiros que possam cumprir com o tempo estipulado em seu site. Caso contrário, pode ocorrer uma frustração por parte do cliente, fazendo com que ele não volte a comprar pelo seu site.
Enfim, essas são algumas das tendências emergentes no comércio eletrônico. Quais outras você pode observar surgindo neste ano? Deixe sua opinião nos comentários!