Uma das essências dos jogos é o dinamismo, e é justamente esse aspecto que faz com que várias pessoas fiquem presas aos games por horas e horas. Diante disso, surge a gamificação, uma metodologia de trabalho que se casou muito bem com várias empresas.
O objetivo por trás dessa metodologia é usar recursos lúdicos e, quando alguém bater alguma meta, desfrutar de sua respectiva recompensa.
Esses dois fatores são essenciais para fazer com que os colaboradores fiquem engajados com algum objetivo, além de, claro, incentivá-los a realizar os procedimentos necessários para bater uma meta.
Isso significa que, se você possui um e-commerce voltado para vendas de chapa de alumínio, por exemplo, a gamificação deverá, com certeza, estar dentro das suas estratégias.
De um modo geral, podemos adiantar que a gamificação é capaz de promover uma série de vantagens para um negócio.
Em outras palavras, trata-se de benefícios que estão ligados diretamente com a geração de resultados positivos, o que é essencial para empresas que trabalham, principalmente, com serviços específicos, como o controle tecnologico do concreto, processo aplicado em concreto.
Portanto, se você, assim como muitos, tem o desejo de aumentar as vendas do seu ecommerce, neste artigo, iremos te apresentar as informações mais importantes desta metodologia. Confira:
O que é gamificação?
Resumidamente, é possível definir a gamificação como uma metodologia de trabalho que reúne vários elementos presentes em jogos mas que podem, ao mesmo tempo, serem utilizadas em vários negócios, desde um e-commerce, como em empresas de elevadores SP.
Trata-se de técnicas aplicadas para atrair um volume maior de consumidores, e consequentemente, aumentar o engajamento da equipe e a quantidade de vendas realizadas.
Contudo, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, nem sempre é necessário usar os games como base. Acontece que a estratégia é baseada em desafios e recompensas, mas nem por isso, a gamificação deve ser aplicada com base em jogos.
Dependendo do tipo de e-commerce que você tiver, a gamificação será completamente diferente do que é aplicada, por exemplo, em uma empresa especializada em análise de solo.
Estamos falando de um processo que também envolve o consumidor, onde ele cumprirá uma missão para conquistar algum prêmio.
Imagine o seguinte cenário: o seu consumidor comprou um produto com você, logo, ele ganhará pontos que, posteriormente, poderão ser usados para adquirir brindes ou, quem sabe, alguns descontos para uma futura compra.
Sabendo disso, haverá grandes chances do consumidor ficar interessado em comprar com você, na esperança, claro, de conseguir alguma vantagem com a aquisição. Isso se aplica em, praticamente, qualquer tipo de negócio, desde uma loja virtual de roupas até um site que vende telhas ecológicas.
Inclusive, falar de gamificação é, também, falar sobre os programas de fidelidade que, por sua vez, conseguem ser bastante eficientes para manter uma lucratividade vantajosa para o negócio.
Na prática, tanto a gamificação quanto os programas de fidelidade são usados em conjunto para intensificar o alcance do objetivo, o que é essencial, principalmente, quando uma loja que vende portas com persianas integradas está com uma meta de aumentar a quantidade de vendas, por exemplo.
Qual a importância da gamificação?
Diante da explicação acima sobre a gamificação, já é possível entender, ao menos um pouco, sobre o nível de importância que a estratégia tem.
Contudo, para que você possa entender melhor a relevância que essa metodologia possui, nada melhor do que usar alguns dados para elucidar melhor, não é mesmo? De acordo com a Aytm, 48% dos consumidores já criaram um apego com aplicativos e sites que geram pontos após fazer uma compra.
Além disso, a pesquisa da Atym concluiu também que 38% dos clientes gostam do fato de ganhar pontos por simplesmente fazer algumas atividades em uma página.
Por outro lado, temos também um levantamento feito pela Softengi, que concluiu que várias empresas podem se beneficiar de um aumento de 30% em tráfego, 40% em audiência e, por fim, 47% nas vendas.
Com isso, já podemos notar como a gamificação pode ser crucial tanto para sites que vendem produtos populares, quanto para um site que vende soquete g9, por exemplo.
Por fim, temos outros últimos dados que ilustram, mais ainda, a importância que a gamificação possui entre as empresas.
Desta vez, a pesquisa foi desenvolvida pela Econsultancy, que por sua vez, mostrou que a interação é um aspecto muito importante na intensidade da gamificação, podendo aumentar entre 30% e 40% as chances de obter resultados positivos.
Já em relação às campanhas, a gamificação pode aumentar, consideravelmente, o tempo em que os seus consumidores irão pensar sobre o seu e-commerce.
Agora que você sabe o que é a gamificação, e qual a sua importância, abaixo, iremos falar um pouco dos principais benefícios que essa estratégia é capaz de proporcionar para uma empresa. Veja:
Quais as vantagens da gamificação?
Como foi dito anteriormente, a gamificação é uma estratégia capaz de proporcionar várias vantagens. Em outras palavras, é uma metodologia de trabalho que pode ser aplicada tanto numa empresa especializada em impermeabilização de caixa d água, quanto em uma loja virtual.
Mas afinal, quais são as vantagens? Para que você entenda melhor, abaixo, listamos os principais benefícios dessa metodologia. Veja:
Mantém a equipe motivada
Antes de tudo, podemos dizer que o principal benefício da gamificação é contribuir com o engajamento e a motivação da equipe, afinal, são elementos essenciais para empresas que trabalham no ramo de vendas.
De um modo geral, as pessoas acham que alcançar alguma meta envolve, na maioria das vezes, um processo cansativo e difícil. Entretanto, com a gamificação esse processo pode, facilmente, se tornar divertido.
Quando aplicado, a gamificação faz com que os colaboradores fiquem estimulados a alcançar os objetivos para acumular cada vez mais pontos. Dessa forma, no final, os colaboradores que conseguirem os melhores resultados, consequentemente, terão as melhores recompensas.
Promove o reconhecimento
Sabemos que a rotina de várias empresas envolve bastante correria, e por conta disso, às vezes o reconhecimento nem sempre acontece. Com a gamificação, no entanto, o reconhecimento é promovido facilmente por meio de suas técnicas.
Além disso, a estratégia também consegue ajudar com o desenvolvimento de uma cultura de feedbacks, onde cada integrante da sua equipe de venda consiga, individualmente, evoluir profissionalmente de maneira ágil e assertiva.
Ajuda na criação de um clima organizacional saudável
Quando a gamificação é bem utilizada e estruturada, ela passa a ser capaz de ajudar na criação de um ambiente saudável e, sobretudo, manter esse clima que é essencial para os resultados.
Os elementos que estão presentes diariamente nos jogos, quando usados na realidade, ajudam a manter, também, uma comunicação clara e objetiva entre todos os indivíduos que fazem parte da empresa.
Mas vale ressaltar que, por mais que a gamificação seja uma estratégia capaz de promover vários benefícios para uma empresa, é necessário ter um cuidado.
Estamos falando sobre ter controle sobre a competição que está sendo criada, afinal, algumas pessoas podem encará-la de maneira errada, apelando para ações anti esportistas, como tornar a metodologia tóxica e desmotivadora.
Como implementar a gamificação?
Para finalizar o artigo, iremos te mostrar o passo a passo necessário para aplicar a estratégia no seu e-commerce. No geral, você deve seguir as seguintes práticas:
- Definir os objetivos;
- Definir os indicadores de desempenho;
- Estruturar o funcionamento da estratégia;
- Colocar o que foi planejado em prática;
- Monitorar os resultados.
Para que você possa entender melhor como funciona cada um desses passos, abaixo, explicaremos melhor para você. Entenda:
Definir os objetivos
O primeiro passo a ser dado para aplicar a gamificação no seu negócio, é definir os objetivos que você almeja alcançar. Claro que, se você deseja aplicar a estratégia, provavelmente, existe um motivo por trás disso.
Ou seja, se você deseja aumentar o seu volume de vendas, comece pelo porquê. Em seguida, encontre um problema antes mesmo de criar uma solução. Dessa forma, as chances de você ter sucesso com a aplicação da estratégia é bem maior.
Definir os indicadores de desempenho
Já o segundo passo, por sua vez, é um passo muito importante para que você entenda a evolução da sua estratégia e, também, do seu negócio.
É um momento onde você irá definir os indicadores de desempenho do seu e-commerce. Por exemplo, se você quer aumentar o engajamento da sua equipe, seria interessante acompanhar a taxa de proatividade, incluindo também, a produtividade de cada colaborador.
Estruturar o funcionamento da estratégia
Após você ter feito as fases relacionadas ao planejamento da sua gamificação, em seguida, iremos partir para a parte da construção da estratégia. Aqui, você irá definir como os elementos da gamificação irão funcionar.
Antes que você pergunte, adiantamos que não existe nenhuma fórmula mágica para estruturar essa parte. O ideal é reunir a equipe e conversar. Para isso, considere a ideia de realizar reuniões para definir quais serão os desafios, o modelo de pontuação, etc.
Colocar o que foi planejado em prática
Já quase finalizando, assim que o sistema de gamificação estiver concluído, finalmente chegará o momento em que você irá colocar a estratégia em prática.
Neste estágio, o principal objetivo é fazer com que seus colaboradores abraçem a nova metodologia de trabalho. Para ajudar nessa tarefa, procure estimular a inclusão da gamificação na rotina de trabalho do seu negócio.
Monitorar os resultados
Por fim, não esqueça de monitorar os resultados que serão obtidos com a sua estratégia. Esse acompanhamento é essencial para você entender o que precisa ser corrigido, melhorado ou excluído.
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