Saber usar o Google para o segmento automotivo é muito importante. Isso serve tanto para empresas que atuam vendendo veículos, como concessionárias ou revendas de usados e seminovos, como para quem atua na área de serviços (oficinas mecânicas, motoristas particulares e mais). Afinal de contas, o Google é a maior fonte de tráfego orgânico do planeta e pode colocar muita gente no seu site.
Para se ter uma ideia, o Google recebia em 2014 cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais. Hoje em dia esse número é muito maior, mais do que o dobro. Portanto, há muita gente fazendo pesquisas no buscador nesse momento e você pode aproveitar tudo isso para encher de gente dentro do seu site ou estrutura de marketing. Mas, para isso, é importante saber como trabalhar com o Google para o segmento automotivo.
Quer aprender? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!
5 dicas para trabalhar com o Google para o segmento automotivo
1. Entenda a intenção do seu leitor
Imagine que você está escolhendo as palavras-chave para produzir um conteúdo para o seu blog. Dentre as opções disponíveis, você separa três em específico. São elas:
- Onix vs HB20;
- Score 450 é bom;
- comprar Fiat Uno.
Na sua opinião, o que cada pessoa que faz buscas com esses 3 termos quer? Bom, é relativamente óbvio:
- quer se decidir entre o Onix e o HB20;
- quer saber se o seu Score de Crédito atual é o suficiente para conseguir um financiamento automotivo;
- quer comprar um Fiat Uno.
Na prática, essas três palavras-chave denotam três intenções diferentes. A primeira é comercial: o consumidor quer comprar, mas ainda não decidiu o que. A segunda é informativa: ele precisa de dados e informações. A terceira é transacional: ele está pronto para comprar.
Saber identificar essas intenções por trás dos termos é vital para atrair mais pessoas no Google. Isso porque você saberá exatamente qual conteúdo oferecer para atraí-los e estar sempre em primeiro lugar.
2. Crie autoridade online
O Google conta com mais de 200 fatores para decidir quem aparecerá em primeiro lugar nos resultados de buscas feitas pelos seus usuários. No entanto, esses fatores podem ser divididos em três grandes grupos:
- experiência do usuário;
- conteúdo;
Um dos grupos mais difíceis de conseguir e com maior impacto é justamente o da autoridade. Basicamente, ele tem a ver com a sua reputação online: quanto melhor, mais o Google confiará no seu conteúdo.
Para conseguir autoridade online, você precisará investir em campanhas de guests posts, explorar oportunidades de link building, fazer assessorias de imprensa e muito mais.
Quanto mais links e mais menções online você ganhar, maior a sua autoridade e o mais o Google confiará no seu conteúdo.
3. Otimize seu site para o buscador
Seu site precisa ser otimizado para o Google se você quiser receber visitas constantes de compradores prontos para fechar negócio e comprar seu carro, seu pneu ou qualquer outro produto automativo que você vende.
Existem muitas coisas que podem e devem ser feitas dentro de um site para ter melhores resultados no Google. Por isso, o mais fácil é recomendar que você busque um bom profissional de SEO capaz de fazer uma auditoria e análise completa da sua página.
Com isso, será possível se posicionar melhor na Internet e conseguir mais visitas vindas pelo Google.
4. Mescle tráfego orgânico e pago
O Google é a maior fonte de tráfego orgânico do mundo. Mas também pode ser uma ótima ferramenta de tráfego pago. O ideal é mesclar os dois e conseguir explorar ao máximo as ferramentas disponíveis.
No caso do tráfego orgânico, ele deve ser pensado de forma a atrair o usuário para usá-lo como base para anúncios de venda, além de educar o mercado e prepará-lo para ser abordado pelo time comercial.
Do outro lado, o tráfego pago é uma ferramenta ótima no momento de fechar negócio, especialmente quando o usuário faz buscas transacionais.
5. Analise os resultados e repita
Por fim, entenda que usar o Google para o segmento automotivo não é algo que se faz da noite para o dia. É necessário muito trabalho e dedicação para conseguir os melhores resultados.
Por isso, analise seu desempenho, faça ajustes e repita o processo de novo e de novo para conseguir os melhores resultados. Levará algum tempo, claro, mas o esforço vale a pena. Lembre-se de que o Google pode entregar milhares de pessoas todos os meses para a sua estratégia.
Agora que você viu como trabalhar com o Google para o segmento automotivo, é hora de colocar nossas dicas em prática para aumentar os seus resultados oriundos do buscador. Com um pouco de análise de resultados, planejamento e dedicação, sua empresa se tornará uma das maiores do segmento, receberá muitas visitas e conseguirá convertê-las em clientes em pouco tempo.
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