Para quem tem um negócio, o e-mail marketing pode fazer toda a diferença, principalmente na hora de vender ou oferecer um serviço. É uma ótima maneira de alcançar milhares de clientes, e não deixar que eles esqueçam do seu produto, marca ou serviço. Mas você consegue enxergar a importância do e-mail marketing?
Você já parou para pensar sobre a importância do e-mail marketing?
Você já deve ter ouvido falar, em algum momento, que o e-mail marketing é o canal mais barato para gerar um bom volume de vendas. E apesar de parecer mentira, podemos afirmar com garantia que se trata da mais pura verdade.
Segundo Kristen Purcell, em pesquisa publicada pela Pew Research Center, 92% das atividades online da população está concentrada no uso do e-mail e, ainda melhor, 61% destas pessoas checam sua caixa de entrada no dia a dia.
Nem adianta mais falar que a nova geração não utiliza e-mail. Podemos provar que o e-mail marketing não está morto e, muito pelo contrário do que pensam, tem o melhor custo-benefício quando o assunto é vendas online.
Mas afinal, o que é e-mail marketing?
O e-mail marketing (ou a prática do e-mail marketing) surgiu em 1970, quando Gary Thuerk, que trabalhava na empresa Digital Equipment Corp, resolveu ofertar seus produtos enviando e-mails para sua base de contatos. E o resultado foi bem melhor do que o esperado!
Com apenas 400 e-mails, Gary foi capaz de gerar uma receita de 13 milhões de dólares!
Em meados de 1996 a internet se tornou bem popular entre as pessoas, e muitas empresas passaram a utilizar a mala direta como um canal de comunicação. Anos mais tarde surgiram as plataformas de produção e disparo de e-mail marketing, que contribuíram para o e-mail marketing como você conhece hoje.
A mala direta, que consistia no envio em massa de correspondência virtual para uma base de contatos, era na maior parte do tempo era considerado desagradável. O usuário não escolhia receber ou não comunicações por parte da empresa, e não tinha a opção de se descadastrar de uma lista de contatos.
O e-mail marketing, por sua vez, carrega o conteúdo que a empresa quer que o contato veja, de maneira personalizada e dinâmica, diferenciando cada conteúdo para cada perfil de usuário.
É o canal pelo qual a empresa mantém um relacionamento e comunicação direcionados para seu cliente (ou possível cliente), de maneira objetiva, completa e particular. E, caso o cliente não deseje mais receber informações sobre a companhia, pode se descadastrar em qualquer momento.
Por que fazer e-mail marketing?
O e-mail marketing, diferente de outros canais de marketing digital, tem enorme assertividade na mensuração dos resultados de cada campanha (e-mail enviado).
A partir das estatísticas das campanhas é possível saber, com exatidão, quantas pessoas receberam ou não; quantas campanhas foram para a caixa de spam ou não chegaram a caixa de entrada de alguma maneira; quantas pessoas abriram, quantas clicaram e até mesmo quais foram os links ou botões com maior número de cliques.
Através das estatísticas também é possível saber quantas pessoas se descadastraram e por quais motivos.
Trabalhar as mídias sociais é muito importante, afinal é um canal que gera vendas e precisamos estar presentes nos canais que nosso público-alvo se encontra. Mas a probabilidade de atingir um possível cliente através do e-mail marketing é muito maior do que, por exemplo, através do Facebook.
Quando publicamos algo nas redes sociais, sabemos que estará disponível para as pessoas que curtem a página ou o público configurado nos anúncios patrocinados. Porém não há garantia de que todos os usuários serão impactados pela comunicação.
Com o e-mail marketing seu conteúdo será encaminhado diretamente para a caixa de entrada do seu lead, por conseguinte você tem a garantia de que seu público-alvo recebeu a comunicação e pode reenviar as campanhas que não foram abertas ou clicadas.
A importância do e-mail marketing nas estratégias de vendas
Seja para criar uma conta em uma rede social, realizar cadastro em aplicativos ou mesmo em lojas online, o endereço de e-mail é uma das informações mais selecionadas como requisitos para interações na internet.
É muito comum a prática de oferecer algo em troca do acesso às principais informações do usuário, como nome, e-mail e até mesmo telefone. Podemos oferecer materiais ricos como e-books ou infográficos, acessos ou funcionalidades privilegiadas em aplicativos, cupons de desconto ou condições especiais de compra…
Tudo isso para recolher informações sobre um público segmentado que apresentou interesse na área de atuação da sua empresa.
Outro meio de captar endereços de e-mail marketing (leads) é disponibilizar em seu site ou loja online formulário de newsletter. Assim você saberá que todos os contatos cadastrados nesse formulário têm interesse em receber comunicações da sua marca.
No corpo do e-mail marketing, além de permitir a inserção de informações que agreguem valor à sua marca, você também pode comunicar produtos em oferta, eventos próximos, lançamentos, novidades, condições especiais de compra ou entrega.
Tendo em mãos quais são os interesses do seu público-alvo e quais os motivos que o levaram ao cadastro na sua base, o próximo passo é oferecer, de maneira atrativa, exatamente aquilo que seu possível cliente deseja.
Um dos estágios mais importantes do funil de vendas é o relacionamento, quando seu contato já identificou que tem um problema que precisa ser resolvido e que você pode ser uma possível solução. Agora é de mostrar todos os benefícios de escolher seu serviço ou produto.
E ao contrário do que muitos pensam, a linha de chegada não é a conclusão da venda. Você pode usar e abusar do e-mail marketing no atendimento e acompanhamento pós-venda.
Afinal sabemos que é muito mais barato manter um cliente do que conquistar.
Dicas de plataformas!
A produção de um e-mail marketing demanda estratégia bem definida, redação coerente, ofertas atrativas e um bom design.
Mas também demanda uma boa plataforma de disparo de e-mail marketing, tanto para a construção do e-mail quanto para a segmentação da base de leads, a configuração dos fluxos de automação e os formulários de captação integrados.
Atualmente no mercado existem diversas opções que podem se adequar ao tamanho da sua base e o perfil financeiro do seu negócio. Separamos abaixo algumas plataformas com as quais já trabalhamos aqui na Nairuz e que super indicamos:
Como anda a estratégia de e-mail marketing da sua empresa?
Agora que você já sabe a importância do e-mail marketing, que tal aplicar todas as dicas acima no planejamento estratégico de marketing digital da sua empresa?
Caso reste alguma dúvida ou precise de dicas de qual plataforma de e-mail marketing utilizar para o seu negócio, deixe seu comentário ou entre em contato com nossos consultores. Temos uma equipe a postos para te ajudar!
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