Kits de produtos: como utilizar essa estratégia para seu ecommerce

    24/02/2023
    kits de produtos

    Para se destacar no mercado comercial existe uma série de táticas que precisam ser consideradas, levando em conta também que cada área conta com suas oportunidades e desafios. Trabalhar com kits de produtos pode ser uma forma de melhorar suas vendas.

    Agora, para que seja possível obter a melhor performance dentro do seu mercado, é importante então conhecer quais são as possibilidades e estratégias que se colocam disponíveis em cada área, para então garantir um bom destaque em tais setores.

    Trabalhar com o mercado é algo que exige também uma atenção a ser tomada para cada tipo de segmento que será administrado, levando em conta as diferentes características que podem ser encontradas não só a esses setores, mas também para cada perfil de público.

    Ou seja, alguém que está em busca de fazer um aluguel de container para canteiro de obra pode contar com um perfil completamente diferente de quem procura por um container para guardar os imóveis em uma mudança, mesmo com ambos buscando o mesmo serviço.

    Desse modo, para que seja possível para uma empresa conquistar o melhor desempenho possível dentro de um segmento é importante então conhecer a fundo tudo aquilo que está relacionado ao seu público, até mesmo para conquistar o interesse de cada audiência.

    Outra coisa a ser levada em conta é a flexibilidade do mercado como um todo, algo que vem ocorrendo em um nível cada vez mais dinâmico, principalmente se levarmos em conta o avanço das tecnologias, que a cada dia criam novos produtos e formatos a serem vistos.

    E isso é algo que vale tanto para quem oferece os serviços de aluguel de um galpão industrial como também para quem coloca algum tipo de item a ser disponibilizado nas prateleiras do supermercado, todos em busca de oferecer o melhor tipo de serviço.

    Especificamente sobre as vendas de uma mercadoria existem alguns modelos a serem adotadas que podem então aumentar esse tipo de valor comercial, tal como a possibilidade de reunir os itens de sua marca em um kit, facilitando fazer vendas em maior volume.

    O que compõe um Kit de produtos?

    A resposta para isso pode ser bastante complexa, envolvendo então uma grande variedade de produtos. Mesmo com todas essas alternativas a ideia de um kit continua sendo a mesma, nesse caso se tratando de uma embalagem que reúna diferentes itens.

    É muito comum ver esse tipo de formato sendo trabalho no setor de maquiagem, cuidados estéticos e higiene, oferecendo um kit de opções que junto podem ser utilizados para garantir algum tipo de objetivo em particular, tal como cuidar melhor da sua pele.

    Um produto que pode ser trabalhado junto a esse formato de kit é uma marca de produtos capilares e de higiene, onde além da venda unitária de shampoos também é possível colocá-lo à venda ao lado de outras mercadorias, entre elas:

    • Condicionador;
    • Creme de pentear;
    • Desodorante;
    • Sabonete.

    Uma reunião de produtos que além da sua facilidade, reunindo tudo o que for necessário para um bom banho, pode também lidar com um preço mais acessível do que o preço que seria cada um desses itens sendo comprados de forma individual.

    O mesmo pode ser dito sobre uma variedade muito mais ampla, tal como produtos de limpeza que poderão ser usados em um tratamento de piso hospitalar ou até mesmo um kit de chocolates que pode ser encontrado na Páscoa, reunindo diferentes sabores.

    Todos esses se tratam de formatos que podem ser encontrados quando falamos sobre um kit de produtos, sendo um modelo que pode ser usado com diferentes expectativas, como facilitar a venda de um item com vendas em baixa ou dar destaque a um novo modelo.

    Essas são razões pelo qual o formato de kit de vendas é bastante popular no mercado, podendo oferecer ao público até mesmo uma versão mais acessível, aumentando assim o destaque de tal marca, assim como se oferece uma melhor experiência ao público.

    Tais pontos são apenas alguns entre vários que apontam para o valor de se trabalhar com esse formato, seja com itens para uma obra, como caixinha de luz e outras matérias, ou então por vendas a serem feitas dentro de uma plataforma digital.

    Os benefícios de lidar com kits de produtos

    Muitas são as razões pelas quais uma marca pode decidir por adotar esse modelo de venda entre as suas opções no mercado, sendo possível destacar algumas vantagens comerciais que acabam por dar força a escolha desse tipo de modelo, o que pode incluir:

    • Aumento no seu percentual de conversões;
    • Maior quantidade de compras em uma mesma venda;
    • Melhor gestão de estoque;
    • Custo menor de frete.

    No mercado digital, onde é necessário ter uma melhor gestão diante das ferramentas disponíveis, seja para quem lida com uma administradora de condomínios ou qualquer outro negócio em seu modelo virtual de vendas, optar por um kit é algo a se destacar.

    Ao seguir com isso, ao invés de conquistar o destaque apenas de um produto, se torna possível trazer um maior destaque para toda a sua linha comercial, mesmo que usando um item em particular como o carro chefe que poderá levar a venda de outras mercadorias.

    Mesmo com tais benefícios pode acontecer de uma empresa deixar de trabalhar com esse modelo por achar que existe algum tipo de irregularidade, quando na verdade isso se aplica a um outro formato visto com certa similaridade.

    Kits de produtos podem ser vistos como venda casada?

    Caso essa seja a preocupação que faz com que a sua plataforma digital não esteja trabalhando com esse modelo de vendas, saiba que se tratam de coisas completamente diferentes, começando pela legalidade dos kits, diferentes da venda casada.

    Esse modelo citado está associado à venda de algo que só pode ser adquirido ao lado de outro item, como se um consumidor tivesse que adquirir um rastreador de veículos na mesma companhia que foi responsável pela venda do seu veículo, por exemplo.

    Tal prática de venda casada é considerada uma infração por parte do Código de Defesa do Consumidor, sendo importante então evitá-la. Um Kit de produtos se trata de algo diferente, tratando-se na verdade de uma oferta a ser feita aos seus clientes e não uma obrigação.

    Para fugir então do modelo de venda casada basta colocar em seu site a opção também de comprar seus produtos de forma unitária, por mais que essa aquisição feita em partes possa sair por um valor mais caro do que a venda do kit disponível nas redes.

    Inclusive, chegar até a ser positivo para uma marca oferecer a maior quantidade possível de versões, sendo indicado olhar para o seu estoque para montar os melhores kits e assim conseguir um melhor percentual de vendas dentro do seu mercado.

    Como trabalhar com esse formato no e-commerce

    Diante de todo o valor reconhecido em cima desses kits é importante então saber como utilizar desse formato de vendas dentro da sua plataforma digital de vendas, algo que pode ser conquistar a partir das seguintes ações:

    Escolha dos itens dos kits de produtos

    O primeiro passo a ser dado é escolher tudo o que fará parte desse kit, tal como diferentes produtos de limpeza para lidar com piso laminado, variedade de itens para cuidar dos cabelos, além de tudo mais o que uma marca pode trabalhar junto ao seu público.

    Atenção ao seu número de vendas

    Na montagem desses kits é importante olhar antes o seu número de vendas como um todo, colocando nesse conjunto produtos que estejam com vendas em baixa, fazendo assim uma oferta ao público que permita trabalhar melhor o estoque de uma marca.

    Oferta de preços acessíveis

    A questão do valor também precisa ser levada em conta, sendo importante que o preço desse kit seja mais barato do que a compra de cada item de forma unitária, ainda mais na internet onde se torna fácil fazer essa comparação, indo de uma página para outra.

    Bons elementos visuais

    Por último é importante que esse kit tenha algo chamativo por si só, sendo indicado então trabalhar com os elementos visuais que fazem parte da embalagem desse kit, com isso podendo fazer parte da oferta, tal como uma cesta de produtos de higiene.

    A partir de tudo isso se torna possível então trabalhar da melhor forma possível com suas mercadorias na internet, fazendo com que assim como uma busca por reformas comerciais leve a uma empresa, a oferta de um kit dê mais atenção aos seus produtos.

    No geral é importante então saber como trabalhar com esse tipo de kits, trazendo uma maior atenção para as suas mercadorias, seja com kits exclusivos no mercado ou então com combinações que podem ser feitas pelo público na internet.

     

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