Loja de dropshipping: saiba o que é e como montar a sua

24/10/2022
loja de dropshipping

Uma loja de dropshipping tem como objetivo atuar como intermediária entre clientes e fornecedores. Nesse modelo de negócio, o lojista só faz a compra do produto quando o cliente conclui o pedido em seu site, eliminando a necessidade de grandes estoques.

Sem dúvidas o gerenciamento de estoques é um dos maiores desafios para empreendedores em todos os níveis de experiência.

O modelo logísticos do dropshipping só tem crescido nos últimos anos: segundo uma pesquisa do site AmeriCommerce, cerca de 33% dos lojistas online já adotaram o dropshipping como seu principal método logístico.

O que é dropshipping?

Trata-se de uma modalidade logística que permite que uma loja de distribuidor de fios e cabos venda pela internet mesmo sem ter um estoque próprio. Nesse modelo, o responsável por armazenar o produto e fazer seu envio é o fornecedor, não o lojista.

Uma vez que esse modelo oferece muitos benefícios para os empreendedores, ele tem ganhado muita popularidade nos últimos anos.

De forma prática, é possível focar no atendimento ao cliente e nas estratégias de venda, sem se preocupar com os detalhes logísticos relacionados ao envio do produto.

Segundo dados divulgados pela Oberlo, o mercado de dropshipping deve faturar mais de US $196 bilhões em 2022, crescendo mais de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A estimativa é que entre 2020 e 2026 a taxa de crescimento anual do dropshipping se mantenha acima dos 24%.

Conforme especialistas e empresas de laudo técnico de segurança e habitabilidade, esse crescimento pode ser consequência da constante adoção das compras online por parte do público.

Como funciona uma loja de dropshipping?

Uma loja de dropshipping precisa de 3 pilares para funcionar: o fornecedor, a loja em si e o cliente, de forma que a loja funciona como um intermediário entre os demais.

Primeira etapa: o cliente faz o pedido

Nesse ponto uma loja de dropshipping funciona como qualquer outra, havendo um site de vendas que pode ser acessado e navegado pelos usuários.

Cada cliente escolhe seus produtos, colocando-os em seu carrinho de compras e concluem a transação informando a forma de pagamento e o endereço de entrega.

Segunda etapa: a loja de repassa o pedido ao fornecedor

O segundo passo é repassar o pedido ao fornecedor, que comumente é uma loja estrangeira, muitas vezes chinesa, que tem o estoque pronto para envio.

Como o fornecedor tem o endereço de entrega informado pelo cliente ao final da compra, ele mesmo entregará a tela para cerca, se esse for o objeto adquirido, diretamente ao consumidor final.

Terceira etapa: o fornecedor realiza a entrega

Após a conclusão do pedido, é o momento do fornecedor separar os produtos e enviá-los diretamente para o cliente.

Ou seja, todo o processo logístico fica na mão dos fornecedores, sendo eles os responsáveis por garantir que o produto seja entregue no prazo correto e que chegue intacto até o comprador.

Uma responsabilidade de sua loja nessa etapa é fornecer ao cliente o código de rastreamento para poder acompanhar a compra.

Quais as vantagens de uma loja de dropshipping?

Pontuamos a seguir algumas das vantagens de atuar com o modelo logístico de dropshipping.

Amplo estoque

Ao atuar dentro do dropshipping, sua loja tem acesso a vários estoques, pois cada fornecedor pode oferecer uma gama diferente de produtos que sua loja pode oferecer aos clientes.

Um dos melhores pontos de tudo isso é que você não precisa investir na construção de um espaço de armazenamento, criação de processos logísticos e com o envio de produtos, pois tudo isso é responsabilidade do fornecedor, como um distribuidor de roçadeira.

Dessa forma, o ideal é que você tenha diversos fornecedores diferentes, tendo mais de uma opção para os mesmos tipos de produtos.

Assim você tem mais liberdade para escolher os itens que deseja vender em seu e-commerce, garantindo que o cliente tenha a melhor experiência de compra.

Investimento inicial menor

Como uma loja de dropshipping não precisa investir na criação de um estoque, isso faz com que os gastos iniciais sejam bem menores do que os necessários para abrir uma loja online convencional.

Trata-se de um importante fator, pois no dropshipping a margem de lucro sobre os produtos tende a ser menor, e com os investimentos iniciais reduzidos você consegue manter um fluxo de caixa saudável.

Acesso a produtos do mercado internacional

Um dos maiores diferenciais desse modelo de negócios é exatamente os tipos de produtos vendidos.

Como a maioria dos lojistas fazem negócios com fornecedores internacionais, os produtos oferecidos costumam ser diferentes dos que encontramos no mercado brasileiro, de forma que você pode encontrar vários itens para paisagismo de jardim.

Esse é um grande diferencial para os consumidores e você pode usar os produtos diferenciados como ferramentas nas campanhas de marketing.

Como criar uma loja dropshipping do zero?

Levantamos aqui passos simples, mas efetivos, para ajudar a começar a sua loja de dropshipping.

1. Escolha os produtos que vai vender

Dando o primeiro passo para abrir sua loja de dropshipping, você precisa escolher quais serão os produtos oferecidos em seu site de vendas.

Você deve dar preferência para setores e segmentos que você já tenha afinidade ou interesse, afinal quando você vende produtos nos quais realmente acredita, o processo de criar conteúdos para venda fica mais fácil.

Conhecendo as funcionalidades que um produto deve ter, você deve testá-lo com maior propriedade, sabendo o que realmente funciona ou não e garantindo uma experiência de compra satisfatória.

É importante se certificar que o produto escolhido é financeiramente viável, oferecendo uma boa margem de lucro e tendo alta procura. Analise, também, seus concorrentes diretos na venda do item, tentando entender como pode diferenciar sua proposta.

Uma empresa de montagem de painéis elétricos SP percebeu como a modalidade do dropshipping tem se popularizado cada vez mais.

2. Escolha bem os seus fornecedores

Certamente você já percebeu como os fornecedores são elementos essenciais para uma loja de dropshipping. Pesquise na internet sobre fornecedores de boa reputação, dando muita atenção para os depoimentos de outros clientes. Analise fatores como:

  • Tempo de entrega;
  • Taxa de resposta;
  • Qualidade dos produtos;
  • Comissões.

Isso é algo que vale tanto para fornecedores nacionais, mas principalmente para parceiros comerciais estrangeiros.

3. Faça testes antes de vender os produtos

Mesmo que você tenha certeza que seu fornecedor é confiável e que os produtos são de boa qualidade, é essencial testar os itens antes de anunciá-los em sua loja.

Ao testar seu produto você pode avaliar alguns aspectos da entrega, como o prazo médio de chegada e a qualidade da embalagem.

Tenha em mente que, por mais que o fornecedor seja o responsável por armazenar e entregar o produto, é a reputação da sua loja que está em jogo, pois a compra é feita em seu site.

Caso o cliente receba um pacote violado ou um produto que não atende às suas expectativas, é com você que ele reclamará, então teste sempre o produto que você anuncia, como o aluguel de cortador de piso, que pode ser um produto da sua loja.

4. Escolha o seu canal de vendas

Um ponto essencial é onde os seus itens serão anunciados e vendidos. Ao se tratar de lojas de dropshipping, o mais indicado é contar com uma loja própria ou anunciar seus produtos em marketplaces.

Geralmente ter uma loja própria é o mais indicado, pois te dá mais liberdade para tomar decisões estéticas, fortalecendo o branding da sua marca, além de permitir fazer anúncios e rankear nas páginas do Google.

5. Crie uma política de trocas e devoluções sólida 

Ter uma política de trocas e devoluções é um elemento essencial para uma loja de dropshipping, uma vez que o processo logístico acontece de forma indireta.

Um consumidor que compra em lojas virtuais é protegido pela lei do arrependimento, onde o cliente pode se arrepender da compra e devolver o produto em até 7 dias corridos, contados a partir da entrega.

Caso isso aconteça, é papel da empresa de instalação cftv reembolsar o cliente de forma integral.

6. Acompanhe os pedidos de perto

Ainda que sua loja de dropshipping não seja responsável pela entrega, é preciso acompanhar todo o processo de perto. Além disso, é papel da sua empresa proporcionar um bom suporte pós-venda e fornecer o código de rastreamento para o cliente.

7. Invista na divulgação da sua loja

Para que uma loja de dropshipping possa prosperar, é preciso ter um processo de divulgação adequado. Esteja presente nas redes sociais, crie conteúdo relevante e de qualidade e faça anúncios no Google Ads e no Facebook Ads.

Atualize os seus conhecimentos sempre 

Estar sempre atualizado e disposto a aprender é um ponto-chave para um empreendedor de sucesso. Isso é fundamental, pois o mercado muda constantemente e estratégias que funcionam hoje podem deixar de surtir efeito ao longo do tempo.

Neste artigo você aprendeu mais sobre o que é uma loja de dropshipping, além de passos básicos para você montar a sua.

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