Marketing B2B: como a Minassal aumentou sua base de leads em 91% em um semestre

30/04/2021

É isto que acontece quando uma equipe se dedica para trazer o melhor aos seus clientes: estamos muito satisfeitos em apresentar mais um case de sucesso! Estamos em evolução constante neste projeto, pois somos Data Driven, guiados por dados e neste projeto podemos contribuir com todos os pilares, desde a criação da marca até o marketing digital.

Hoje, vamos mostrar um pouco da trajetória da Minassal junto à Nairuz, que começou em 2018.

Case de sucesso Minassal: quem é essa empresa?

Atuando no mercado há 35 anos, a Minassal é uma grande distribuidora especializada no país.

Apesar de ter iniciado sua história atuando na produção e distribuição de sal mineral (então o nome), a empresa atualmente se dedica à distribuição de pet food. Sendo eles a distribuidora exclusiva da Mars, proprietária de marcas como Pedigree, Whiskas e Royal Canin.

Com o objetivo de sempre trazer a melhor experiência para os seus clientes, a Minassal está sempre investindo em novas tecnologias para o seu negócio.

Foi por isso que eles aceitaram o auxílio da Nairuz quando nós chegamos até eles.

Abordagem ao cliente

A fim de auxiliá-los na jornada de sucesso digital, a Nairuz fez um trabalho de avaliação do cliente para poder oferecer as melhores soluções para o seu negócio.

A princípio, quando chegamos até a Minassal, nós identificamos que eles eram uma empresa de grande porte, com grande potencial digital. Entretanto, eles não conseguiam transmitir essa ideia com tanta solidez no seu site. A marca não conseguia representar toda sua experiência e eficiência no online.

É importante destacar aqui, o quanto o layout do site de uma empresa é importante, uma vez que ele será a cara da sua empresa no mundo digital. Portanto, é fundamental que ele passe a mensagem certa sobre o seu negócio.

Por isso que o principal trabalho, no início, foi nos debruçar sobre a imagem da Minassal. De acordo com Valéria Queiroz, diretora comercial da Nairuz, “o nosso trabalho foi trazer para o digital o que eles tinham no físico. Uma empresa extremamente tradicional e reconhecida”.

Criação do site

A nossa equipe de UX e Desenvolvimento utilizou a tecnologia WordPress para a criação do site da Minassal. Entretanto, foi um projeto exclusivo, que levou em consideração a experiência do usuário alinhada aos objetivos do cliente, sempre buscando um alto resultado na indexação das páginas e no trabalho de SEO. Além disso, eles montaram uma estrutura baseada em um tema Trucking (WordPress) que, neste caso, era a referência do cliente.

Dessa forma, a equipe de design recriou todas as telas levando em consideração a estrutura solicitada. Mas adequando toda a identidade visual da marca Minassal.

Além do blog, que também foi integrado ao site, um pedido específico do cliente era uma integração com o Maps do Google, mostrando ao usuário toda a área de atuação da empresa.

Trabalho de Marketing 

Após o trabalho com o site, a Minassal decidiu deixar os trabalhos de Marketing Digital nas mãos da Nairuz também. Assim, a nossa equipe passou a ficar responsável pelo Inbound Marketing, redes sociais e os conteúdos produzidos no blog.

E-mail marketing

Houveram várias mudanças na parte dos e-mails desde então. Antes, a taxa de abertura de e-mails representava uma média de 6,51%. Porém, após algumas alterações em questões como linguagem (trocamos a linguagem comercial padrão para uma mais amigável e próxima), trouxemos os fluxos, headers animados, uso de variáveis no assunto. Além disso, passamos a fazer disparos de dicas, tanto direcionados aos consumidores finais quanto ao público interno. 

Todas essas mudanças na linguagem e no conteúdo dos e-mails, fizeram com o relacionamento com os clientes melhorassem. Isso se prova com taxa de abertura  que aumentou para 57,79%; e ainda, a taxa de clique aumentou 64,58%. Esses números são análises do último semestre.

Blog

Como mencionamos, a equipe de desenvolvimento incorporou um blog ao site da Minassal. Com postagens semanais, o blog da Minassal não só promove uma maior autoridade à marca, como também ajuda os clientes que ainda não estão no momento da compra.

Os conteúdos, que são preparados para cada cada etapa do funil, buscam educar os leads até que eles estejam preparados para fechar negócio com a Minassal. Por isso, o blog é uma grande estratégia de Inbound Marketing. No último mês de abril, o blog da Minassal teve um aumento de 100% de acessos. Tal resultado só foi possível devido ao trabalho em equipe. 

Redes sociais 

Antes da Nairuz, a Minassal não tinha presença nas redes sociais. Então, em outubro de 2020 nós demos início às postagens, com estratégias como, por exemplo:  frequência nos stories, reposts de marcas parceiras e vídeos dos colaboradores que geram bastante engajamento para a marca. 

Embora as redes sociais da Minassal não possuírem muitos seguidores, queremos destacar que esse não é o nosso foco no momento. Nosso principal objetivo é levar mais leads para o site, dessa forma, aumentando as chances de conversão. 

 

Enfim, é assim que a Minassal vem crescendo a cada ano que passa; mesmo sendo uma marca tradicional e com anos no mercado, ela precisou se adaptar ao novo mundo que está se tornando cada vez mais virtual. Para que assim, suas oportunidades nunca parem de crescer.

 

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