Quando pensamos em áreas de atuação como marketing digital e construção civil, temos a percepção de que ambos os conceitos estão muito distantes um do outro. Mas tem algo que os dois segmentos têm em comum: os efeitos da pandemia de 2020.
O cenário atual para o marketing digital e a área de construção civil
A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu o mundo inteiro de diversas maneiras diferentes, contaminando muitas pessoas e afetando a rotina delas.
Além disso, existe também um desdobramento bastante alarmante que é a crise econômica. Mesmo antes da Covid-19 chegar, a população brasileira já enfrentava uma dura recessão e com a doença, tudo piorou e o desemprego aumentou ainda mais.
É inegável que alguns setores da economia sofreram mais do que outros, mas o que vemos é uma forte retração do consumo de maneira geral – menos compras feitas com cartões de crédito e fechamento das lojas físicas, são alguns exemplos do “novo normal”.
Apesar disso, certos setores sentiram de maneira mais pesada a crise econômica. Construção civil, moda e alimentação fora do lar, são alguns dos exemplos que mais sofreram com a pandemia causada pela Covid-19.
Recentemente, o Sebrae realizou um mapeamento e destacou que além desses, outros 10 segmentos se encontram entre os mais afetados e, juntos, somam mais de 12,3 milhões de empreendimentos que respondem por mais de 21,5 milhões de empregos.
Construção Civil
Bem como a produção industrial, o setor da construção civil também viu uma queda nas atividades durante o primeiro trimestre de 2020 por conta da pandemia causada pelo Covid-19.
Alguns fatores, como a retração do consumo das famílias, a diminuição da produção da construção civil e a baixa circulação de moeda na economia corroboraram para a queda no setor.
Além disso, muitos clientes desse segmento têm tido problemas no acesso ao crédito e com relação à inadimplência, piorando a situação inicial.
De acordo com um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a situação de inadimplência dos clientes foi listada pelos empresários como principal problema do setor desde o agravamento da crise.
A situação é compreensível, visto que boa parte da população tem voltado os seus gastos para bens essenciais e deixando demais custos e contas de lado.
Assim, o setor da construção civil acaba por sofrer uma retração difícil. A área vinha crescendo e despontava como uma promessa para 2020, depois de passar por anos difíceis entre 2013 e 2018.
Com os juros na mínima histórica, a construção civil era uma das esperanças de retomada do ano. Agora, após o choque do novo coronavírus, as empresas se viram forçadas a paralisar lançamentos e suspender obras em andamento.
Marketing digital
Por outro lado, o setor de Marketing Digital viu um crescimento inesperado para o período devido ao Covid-19. Os negócios e empreendimentos que puderam se adaptar para o meio online, logo o fizeram e, com isso, a busca por como melhorar seu marketing digital cresceu bastante nos últimos meses.
Com a população brasileira – e mundial – de quarentena, sem poder sair de casa, aqueles que são capazes de oferecer seus produtos através do e-commerce são os mais vistos e requisitados.
Sendo assim, muitos empreendimentos passaram a investir nesse tipo de atualização. Alguns já ofereciam seus serviços virtualmente e tiveram que se adaptar para uma maior demanda, e outros ainda não contavam com uma loja online e se viram obrigados a criar uma para se manter de pé durante a pandemia.
Como usar o marketing digital a favor da construção civil
Pode parecer impossível unir esses dois mundos, mas não é. Inclusive, essa aliança é uma ótima alternativa para o setor da construção civil sair um pouco da crise econômica que se agrava cada dia mais.
Confira alguns exemplos de ações que podem ser implementadas para manter o setor em funcionamento (pelo menos na plataforma online):
- Crie um site com conteúdo atualizado, interessante e que ofereça valor para sua indústria e clientes ideais;
- Busque maior otimização para mecanismos de busca (SEO) e, assim, melhore a qualidade e a quantidade do tráfego nas suas redes sociais;
- Crie ideias para novas postagens nas redes sociais e explore novos formatos, como vídeos e stories. Um bom marketing de conteúdo mantém os clientes engajados;
- Escreva sobre tópicos sobre os quais o seu empreendimento tenha autoridade no tema e, dessa forma, será possível informar mídia e clientes sobre suas próximas ações,
- Não tenha medo do engajamento das mídias sociais. Corra atrás do Instagram, Facebook, LinkedIn e monte um perfil sólido para a sua empresa – sempre pensando em estratégias para melhorar o engajamento.
Dessa forma, é possível aproveitar esse momento ruim para ir atrás de uma boa reputação onde todos os clientes estão: na internet.
Apesar de todos os esforços estarem voltados para os bens essenciais, quando a situação se normalizar, os gastos também irão ser destinados a outras áreas e é importante estar a frente dos demais.
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