Com o marketing digital se tornando uma verdadeira febre no mundo corporativo, muitas empresas começaram a trabalhar para entregar em diversas localizações geográficas diferenciadas, aumentando seu alcance e chegando até clientes que podem estar bem longe do seu negócio.
Mas, por mais que aumentar o alcance da sua empresa de Filtragem industrial, por exemplo, possa ser uma boa, muitas vezes é preciso se concentrar no público que está mais próximo do seu negócio, principalmente quando falamos de uma loja física que pode ter uma clientela muito maior do que ela imagina bem ao seu lado.
Por este motivo, o marketing local pode ser tão importante dentro das suas estratégias de vendas, mas afinal, você já ouviu falar sobre ele? Sabe o que significa ou como utilizá-lo ao seu favor? No texto de hoje mostraremos tudo sobre o marketing local e como usá-lo para alavancar seu negócio, pronto para descobrir? Então vamos lá!
Afinal, o que é o marketing local?
Antes de mais nada, é preciso entender o que significa o marketing local, de forma resumida, esse é um conceito que se baseia em trabalhar estratégias e a promoção do seu negócio focadas em uma determinada localização geográfica.
Ou seja, você tem o foco total de divulgar a sua empresa para um determinado público que reside próximo do seu trabalho, buscando atraí-los e fazer com que eles conheçam melhor sobre o seu empreendimento, sempre visando claro, pessoas com uma localização geográfica delimitada na sua empresa.
O principal objetivo dessa estratégia é encontrar pessoas próximas e focar apenas em um público específico, trabalhando muito melhor em relação a ele, e potencializando de forma competente, os resultados alcançados na venda de seu compressor de ar odontológico, por exemplo.
Qual é o impacto do marketing local e para quem ele é indicado?
Não existe uma regra para quem deve utilizar o marketing local nas suas estratégias, esse é um conceito para que todo e qualquer profissional possa adotar ele dentro do seu leque de opções, mas vale ressaltar dois pontos: o marketing local não deve ser a única frente de suas estratégias e ele funciona majoritariamente junto a um empreendimento de micro ou pequeno porte.
Claro que, essa pode ser uma estratégia utilizada independente do tamanho da sua empresa, mas ela tende ser extremamente efetiva em comércios menores, afinal, talvez você não consiga gerenciar um projeto com um alcance tão grande fazendo com que, a segmentação geográfica te ajuda a focar em apenas um público, além das pessoas muitas vezes, valorizarem as empresas locais.
Elas não precisam gastar tempo, dinheiro e recursos para se locomover até grandes centros, principalmente em cidades mais movimentadas, isso faz com que, um bom comércio local, possa ser a solução para seus problemas, então trabalhar bem a relação com o público próximo, pode gerar diversos benefícios para a sua empresa.
Quais os benefícios do marketing local?
Por ser uma estratégia restritiva em termos de localização geográfica, o principal benefício do marketing local é justamente o impacto relacionado a comunicação que é criada com seu público, afinal, através dele você consegue estabelecer um contato muito mais próximo com as pessoas próximas do seu negócio, se popularizando e se tornando uma referência nas proximidades.
Sua empresa de roletes industriais, por exemplo, acaba se tornando uma alternativa viável e muito mais competitiva em uma boa escala, já que agora atingiu o público próximo e fez com que você conseguisse competir com empresas maiores por conta da sua força local.
Como usar o marketing local para alavancar de vez o seu negócio?
Se você quer realmente fazer com que o marketing local funcione dentro de suas estratégias é preciso ter atenção e tomar alguns cuidados com pequenos fatores, o primeiro é decidir qual a sua persona e quais são seus objetivos, entenda os costumes do público local e até que ponto você quer chegar, se consolidar como uma referência regional ou ir além disso?
Depois é preciso selecionar as ferramentas certas, o Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ótima opção para comércios locais já que ele pode indicar a sua empresa para pessoas que procurarem sobre o tema que você trabalha mais próximos deles, uma ótima opção para o marketing local, caso opte pelo uso dele, não se esqueça de incentivar a avaliação dos clientes na plataforma e pedir o famoso marketing boca a boca, duas ferramentas que podem te ajudar muito na sua jornada.
Por fim, busca trabalhar com o SEO local e atrair as pessoas para conhecerem seu negócio, utilize muito bem o Google, e todas as estratégias montadas dentro do meio digital, segmente para a região próxima do seu trabalho, atingindo um número menor de pessoas mas de maneira mais efetiva e direta, utilizando campanhas personalizadas e diretas.
Agora conte para gente, você acredita que o marketing local pode ser uma boa opção para o seu negócio? Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
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