Benefícios do marketing omnichannel

29/11/2022
marketing omnichannel

Você sabe o que é marketing omnichannel e quais os benefícios que essa estratégia proporciona para os mais diversos tipos de projetos organizacionais?

Omnichannel é uma estratégia que é fundamentalmente desenhada para maximizar a experiência e fortalecer a conexão com usuários e clientes.

Em poucas palavras, é uma maneira de usar todos os canais (omnidirecionais) para tornar sua marca relevante para as pessoas (com mais relevância, não apenas influência, mas falaremos sobre isso mais tarde).

Um estudo da Harvard Business Review com 46 mil pessoas descobriu que 20% dos consumidores compram apenas em lojas físicas, 7% compram apenas online e 73% compram usando vários canais.

Seja para vendas de dispositivos de controle industrial ou um simples brinquedo infantil, essa energia multicanais melhora todos os tipos de vendas dos mais diversos tipos de produtos do mercado.

Então é multicanal ou marketing omnicanal?

As dúvidas comuns não se limitam apenas à terminologia, mas também à própria função operacional. Tecnicamente, em um ambiente multicanal, um usuário tem acesso a vários canais de comunicação que não estão conectados e sincronizados.

Por exemplo, neste modelo, um gerente de uma empresa não sabe necessariamente o que esperar ao vender online e vice-versa.

Ele não tem como saber (ou exigir um trabalho extenso, lento e propenso a erros para descobrir) o histórico de chegadas de clientes de outros canais além daqueles que gerencia.

Em uma estratégia omnichannel de fabricantes de transportadores industriais, esses múltiplos canais estão conectados. É simples assim.

Marketing Omnicanal: uma estratégia multicanal

Para entender como funciona o omnichannel, é importante prestar atenção na estrutura da própria palavra, uma combinação dos termos omnil e channel. A primeira vem do latim e significa “tudo”, e a segunda é do inglês e significa “canal”.

Portanto, esse é o ponto da definição dessa estratégia: a ideia de abordar todos os canais possíveis, o que ganha considerável relevância nas realidades empresariais, porque é assim que o negócio consegue atingir seu público.

É fácil determinar a importância do omnichannel na situação atual, mas é uma ideia diante desse mundo digital ao utilizar todos os canais disponíveis em uma empresa. Canais que antes estavam offline.

Por exemplo, pode-se citar o trabalho de processamento de agrimensura levantamento topografico, que, antes da internet, conseguia entrar em contato com clientes e interessados ​​por meio de contatos como telefonemas ou até mesmo visitas presenciais.

Ou seja, o omnichannel tornou-se mais complexo no contexto atual, pois é uma estratégia que exige olhar para os mais diferentes tipos de canais de comunicação disponíveis, combinando aspectos digitais e físicos que podem ser destacados, como:

  • Loja física;
  • Loja virtual;
  • Rede social;
  • Chatbot;
  • Canais de atendimento.

É imperativo incorporar ferramentas comprovadas no plano de comunicação da sua empresa para que você possa se conectar com os clientes, independentemente de qual canal é mais benéfico para um indivíduo em particular.

Mas não basta que uma empresa se ofereça em todos esses canais, também é necessário garantir total integração entre todos esses sistemas para que os clientes não sejam confundidos por diferentes conexões.

Benefícios do marketing omnichannel

Ao alinhar todos os seus canais de contato, tanto uma empresa B2B de licenciamento extração mineral, por exemplo, quanto uma loja de roupas femininas passam a obter uma série de benefícios associados a essa estratégia integrada.

Isso ocorre pois seus clientes aparecem nos mais diversos tipos de plataformas. Vamos ver agora as principais vantagens de implementar essa estratégia em sua empresa.

Planejamento estratégico do marketing omnichannel

Apostar em uma plataforma omnichannel não é apenas influenciar os consumidores, é criar uma diferenciação para que seu planejamento estratégico possa entregar ótimos resultados.

Além disso, é necessário atender a todas as necessidades, utilizando a experiência de compra como fator diferenciador.

Assim, de fato isso possibilita que os empreendedores se tornem agentes de mudança na relação de compra à medida que consumidores e mercados os desenvolvem e os acompanham. Este processo irá ajudá-lo a obter serviços cada vez mais inteligentes.

Melhor atendimento ao cliente

Estar presente em múltiplas plataformas permite que os seus clientes sejam atendidos nos mais diversos cenários, tendo em conta os meios que se revelam mais úteis para os clientes.

Afinidade com o público

Conhecer seu público, até mesmo de nichos específicos, não importa onde ele esteja, é uma estratégia multicanal que pode aproximar os serviços de uma empresa de seu público consumidor.

Assim, por exemplo, uma empresa de investigação preliminar de passivo ambiental pode ter mais acesso às informações de seus clientes, incluindo o canal que funciona melhor para eles, permitindo que eles invistam mais nesse canal específico.

Lealdade do consumidor

O engajamento diferenciado com seus clientes e a garantia de uma participação mais próxima com eles permite que sua empresa conte com a maior fidelização desses públicos, transformando-a em algo além dos seus clientes.

Por exemplo, um público fiel de uma empresa de turismo, além de ser um promotor orgânico da marca e sempre alugar um transfer para aeroporto na empresa em questão, toda vez que alguém próximo falar de viagem, eles lembrarão da empresa que tanto gostam.

Isso permite que esse negócio se expanda, trazendo vantagens comerciais e publicitárias de forma natural e automática.

Compras constantes do clientes

Quanto mais confiante o cliente estiver no serviço prestado pela empresa, mais chances ele terá de comprar novamente da empresa e aumentar seus pedidos de peças para a indústria de transformadores.

Uma confiança formada pela forma como o cliente é tratado na compra inicial, incluindo os canais de comunicação utilizados no primeiro contato.

Maior satisfação do cliente

Ao pensar em estratégia de omnichannel, pense em como muitos clientes não valorizam apenas a qualidade dos produtos que compram, mas sim toda a experiência de compra.

Quando é nivelado e consistente, ou seja, quando os consumidores encontram a mesma qualidade de serviço em todas as plataformas, a jornada torna-se mais agradável e simplificada.

Consumidores satisfeitos são um ótimo canal de marketing. Ao recomendar um produto a alguém, você definitivamente leva toda a experiência em consideração.

Sua empresa não precisa apenas ser reconhecida pela qualidade de seus produtos, ela também precisa deixar cada cliente satisfeito ao final da compra.

Aumento do número de clientes

Além do efeito comercial, o número de clientes conquistados pela empresa também pode aumentar, considerando as indicações do público conquistado e o atendimento múltiplo da empresa.

Tudo o que possibilita a expansão de um negócio a partir da integração de seus canais de comunicação, o omnichannel é uma estratégia muito importante para os mais diversos setores do mercado.

Nesse sentido, até mesmo para setores industriais, que hoje em dia não devem pensar somente no destino final de resíduos perigosos ou nas melhores máquinas para operar, mas também em como conquistar seus clientes B2B até por meio de vários canais.

Automação de Serviços

A previsão para o futuro é que a comunicação entre empresas e consumidores aumente significativamente.

Mais pelo uso de ferramentas de atendimento ao cliente omnichannel, ao mesmo tempo em que se torna uma tendência para os gestores, também traz uma série de vantagens para os consumidores.

Você pode beneficiar ainda mais sua equipe usando chatbots para atendimento automatizado. A tecnologia reduz custos e oferece suporte abrangente ao cliente, ajudando a resolver dúvidas e evitar desistências por falta de serviço.

Análise de resultados do marketing omnichannel

Com os serviços do marketing omnichannel você pode medir resultados quantitativos e analisar respostas qualitativas. Dessa forma, quanto mais esforço e investimento você colocar na análise dessas métricas, mais ideias surgirão, criando um ciclo de atualizações.

Aqui estão alguns benefícios quantitativos associados ao processo:

  • Análise e gestão de estoque;
  • Produto mais lucrativo;
  • Análise de tendências do cliente;
  • Ticket médio e receita aumentaram;
  • Corte de custos;
  • Retorno do investimento.

Seja para um fechamento de uma compra de outorga poço tubular ou um remédio na farmácia de forma virtual, esses benefícios podem ser alcançados e são essenciais para o bom andamento de vendas das empresas em geral.

Conexão com dispositivos móveis

Dispositivos móveis, como celulares e tablets, são a melhor forma de acessar a internet e são os principais impulsionadores das compras online.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos internautas utiliza o smartphone pelo menos em uma etapa da compra, seja para pesquisa ou pagamento.

O espaço dos dispositivos móveis é uma grande tendência para empresas que usam tecnologia e trabalham online. Por isso, ao implementar uma loja virtual ou oferecer serviços online, opte por desenvolver um site que carregue rapidamente e tenha navegação intuitiva.

Integração com redes sociais

As redes sociais tornaram-se parceiras dos negócios online, que aumentaram a integração entre todas as comunidades online e o comércio digital. A oportunidade está nos serviços omnicanal para criar uma comunicação mais eficaz com os consumidores.

Isso garante mais facilidade e praticidade na hora de finalizar compras e contratar serviços. Você pode integrar sua conta comercial com outras redes sociais, por exemplo, para facilitar o acesso ao seu site. Então saiba mais sobre essa tendência e prepare-se para o sucesso!

 

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