Marketing para restaurantes: 7 práticas que geram resultados

24/03/2020

Marketing para restaurantes: 7 práticas que geram resultados

O mundo da gastronomia passa por uma transformação digital tremenda. Hoje em dia, o setor está completamente diferente do que era há alguns anos e, por isso, aumentou muito a importância do marketing para restaurantes.

Atualmente, com a grande competição e a importância tremenda da Internet no sucesso dos restaurantes, é essencial dominar ferramentas de marketing e manter as mesas sempre cheias, mesmo em lugares pouco badalados da cidade.

Quer saber quais são as melhores práticas de marketing para restaurantes e como utilizá-las no seu negócio? Então siga a leitura abaixo!

1. Contrate influenciadores com público local do seu restaurante

Os influenciadores digitais estão entre as grandes tendências de marketing em todas as áreas da economia. Não é à toa, por exemplo, que a Globo criou uma personagem influencer em uma novela recente.

Uma das vantagens do uso dos influenciadores no marketing para restaurantes é que eles ajudam a tornar o estabelecimento conhecido, mas também geram mais clientes em uma mesma ação.

Muitas estratégias só tornam o lugar mais conhecido, enquanto outras só geram mais clientes, mas que esquecerão o nome do restaurante assim que terminarem de comer.

No entanto, os influenciadores conseguem fazer as duas coisas ao mesmo tempo e com muita eficácia.

Entretanto, é importante entender que devemos escolher o influenciador certo para o trabalho. Pouco importa, por exemplo, escolher um influencer com público majoritariamente nordestino, se o restaurante está localizado em São Paulo.

É importante garantir que o público que segue o influenciador está na cidade do restaurante e será convertido em clientes.

2. Foque na experiência do consumidor no marketing para restaurantes

Existem alguns serviços e produtos que são extremamente pessoais e que, por isso, a recomendação de amigos e familiares vale o dobro.

Os restaurantes são um desses serviços. Quem nunca foi comer em algum lugar porque um amigo disse que o “hambúrguer lá é sensacional”?

Por isso, é essencial estabelecer uma estratégia que foque na experiência do consumidor como um todo, desde a reserva da mesa até o momento em que ele sai do restaurante satisfeito.

Assim, seu estabelecimento será indicado para muita gente, crescendo de maneira exponencial.

3. Invista em anúncios com base na Geolocalização

Uma das realidades do Marketing para restaurantes é investir em anúncios pagos nas redes sociais e no Google Ads. Afinal, o setor de alimentação é um dos clássicos “micro momentos” que o Google dá o máximo de importância.

Para explicar, micro momentos são situações em que o usuário abre o Google para decidir “onde vai comer”, “o que vai fazer”, “o que vai assistir”, ou seja, realizar micro decisões.

No entanto, não vale a pena direcionar o seu anúncio para um público que está inacessível ao seu restaurante. É importante, portanto, investir na Geolocalização.

Essa ferramenta permite exibir o seu anúncio com base na localização geográfica do usuário. Assim, é possível impactar quem está a 100, 200 metros do seu restaurante.

Além disso, é possível também comandar os anúncios com base no horário. Por exemplo, se as pessoas tomam as decisões de onde vão almoçar perto das 11h, então esse é o horário que seu anúncio deverá começar a rodar.

4. Utilize o poder das Redes sociais para obter tráfego orgânico

As redes sociais, especialmente o Instagram, são plataformas puramente visuais. Quantas pessoas não ficam olhando fotos de pratos e comidas gostosas no feed ?

Por isso, vale a pena utilizar esse poder para aumentar o tráfego orgânico das suas páginas e trazer mais clientes.

Assim, invista em câmeras de qualidade e uma boa iluminação para tirar as fotos que melhor privilegiem os seus pratos. Poste-os no horário certo no Instagram e realize impulsionamentos com base na geolocalização.

Dessa forma, você mexerá com o público, que vai curtir e comentar, além de possivelmente encomendar um prato pelo delivery.

5. Invista em clubes de assinaturas para o seu restaurante

Você já ouviu falar nos clubes de assinaturas? São um novo formato de negócio que consiste no pagamento de uma mensalidade e em receber um casa uma cesta de produtos escolhidos pelos curadores.

No entanto, apesar de não parecer ter muito em comum, é possível criar um sistema de clubes de assinaturas no seu restaurante. Isso ajuda a fidelizar o seu público.

Por exemplo, suponha que você tenha uma pizzaria. O clube de assinatura poderia propor uma pizza salgada e uma doce por mês, com o sabor à escolha do cliente.

6. Utilize o Cross sell para aumentar o seu ticket médio e ter mais clientes

Uma estratégia interessante de Marketing para restaurantes é escolher um prato para ser o seu grande chamariz de gente, mesmo que você tenha de vendê-lo com prejuízo.

Por exemplo, suponha que a média de preço de um lanche na sua região seja de R$25,00. O ideal é vender o seu lanche por R$20,00, mesmo que isso signifique ter prejuízo.

A ideia no caso é encher o restaurante de gente querendo comprar esse chamariz, mas levando outros produtos no cross sell, como a batata, o refrigerante e uma sobremesa. Como é óbvio, a sua margem de lucro nesses produtos compensa o chamariz.

7. Invista em estratégias de fidelização para o seu público

Para muitos estabelecimentos, pode ser interessante ter um público fiel, que venha toda semana ao seu restaurante, mesmo que a um custo um pouco mais baixo.

Afinal, na gastronomia, a estabilidade é mais vantajosa que a margem de lucro mais alta.

Por isso é interessante investir em marketing de fidelização para restaurantes. Por exemplo, que tal lançar a Mesa Reservada, um pacote em que o cliente ganha desconto se reservar uma mesa por 3 semanas seguidas?

Com essas estratégias de marketing para restaurantes, seu estabelecimento conseguirá obter um bom fluxo de clientes e se manterá muito bem mesmo em tempos de crise.

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