Networking: não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece

Help Suporte Nairuz

Networking: Ele é importante para sua empresa e para sua carreira.

Networking, eu diria que é uma palavra muito falada em nosso meio, talvez mais comum no mundo do empreendedorismo.

Ela é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos, base de relacionamento. É comum encontrar pessoas que prezam pelo Networking partilhar informações valiosas, de serviços, indicações em prol do interesse comum.

Então você pode praticá-lo em diversas situações:

  • Networking para empresa;
  • Networking para carreira profissional;
  • Networking para vida;

O Networking vai muito além de ser sociável nas mídias sociais

Networking: não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece

Networking: não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece

Não se iluda achando que é uma tarefa fácil, que é só sair adicionando “rios e mundos” nas mídias sociais (Facebook ou LinkedIn), ou então entregar todos os seus cartões de visitas. Não se trata de um jogo de números de interações, você precisa ser memorável.

O que é ser memorável?

No caso do Networking, ser memorável para mim é contribuir com o sucesso de alguém! Você precisa ter sensibilidade, feeling. De nada adianta se achar o ômega, o alfa, o principio e o fim! Esqueça, você não é o único capaz de fazer “algo dar certo”, estamos falando de uma rede de pessoas envolvidas, empenhadas em fazer dar certo!

Você precisa preocupar-se em escutar e focar sua atenção em pessoas que você vê potencial de relacionamento futuro. Seja fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário. Por isso não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece!

Networking eficaz

Networking

Networking

Existem momentos que o bom relacionamento é mais interessante do que o conhecimento técnico, a empatia ajuda na boa relação e na concretização de negócios.

Quando mergulhamos em uma base de relacionamento, existirá momentos que você indicará uma solução para alguém. E outros momentos que indicarão uma solução para você.

Por exemplo, eu já precisei do meu Networking para:

  • Conseguir um funcionário novo para uma determinada vaga de nossa empresa;
  • Já indiquei negócios para amigos empreendedores, mesmo sem receber comissão por isso;
  • Já contribui com indicações de antigos funcionários que passaram por nossa empresa, para auxilia-lo em uma nova colocação do mercado.
  • Um empresa onde trabalhei antes de mergulhar no universo do empreendedorismo, já abriu portas de negócios para mim.

O Networking está muito ligado ao caráter

Networking:

Networking

Uma vez li um livro que fazia uma comparação sobre personalidade e caráter e nunca mais esqueci, dizia basicamente o seguinte:

Personalidade é como um quadro bonito! É uma pintura que você faz para convencer as pessoas que se relaciona sobre quem você é! Você pode todos os dias fazer uma pintura diferente.

Caráter é o que as pessoas percebem e dizem ao seu respeito, quando você não está presente. São as consequências das experiências que vivemos e que influenciam na nossa maneira de ser. A firmeza moral de uma pessoa, portanto, é o sinal visível de sua natureza interior. É o que somos por baixo de nossa personalidade (máscara).

Resumidamente o que entendi da comparação, foi:

Nós todos os dias compartilhamos com a nossa base de relacionamento um pouquinho da nossa personalidade, pois todos os dias nos esforçamos para deixa-la bem bonita.

E caráter é como uma legado, entende? É fazer uma diferença boa por onde passamos. Por exemplo, você acha que uma empresa que um dia trabalhei, abriria novos negócios para minha empresa, se eu não tivesse um bom caráter?

Se não tivesse atuado com integridade, prezando por ela até o momento que estive lá? Tenho certeza que não!

A recomendação que recebi neste caso, que estou citando para você, foi a seguinte:

“Ela sempre foi uma boa funcionária, sempre esteve engajada e teve um bom caráter e percebemos isso muito quando ela se foi, deixou tudo em ordem! Acredito que com a empresa dela não será diferente, pois ela tem paixão por tudo que faz”…

Resumo da ópera, fiz negócios! Não estou compartilhando por me achar “o principio e o fim”, este não é o propósito! Estou compartilhando para mostrar o quão bom é fazermos o nosso melhor, com integridade, por onde passamos! Acredito fielmente que esta seja a receita do Networking!

Como empreendedor, o Networking pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Mas não apenas isso, pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos. Cultivando conexões genuínas, sua rede de contatos pode ser ampliada inclusive de forma espontânea, conforme você e seu negócio causam boas impressões e são referenciados. (Endeavor)

O networking serve tanto para a eficácia na produtividade da empresa atual em que trabalhamos, como também para abrir as portas para futuras necessidades que possam serem supridas, não significa usarmos o próximo, mas sim conciliarmos necessidades com possíveis oportunidades que o networking poderá nos proporcionar. (Luiz Affonso Romano portal administradores)

Como manter sua lista de Networking ativa?

Networking

Networking

Contribuindo o tempo todo com ela, compartilhando informações, dicas, ajudando! E fazendo a diferença por onde você passar! Tendo zelo onde colocar as suas mãos, dando resultados positivos!

  • Marque cafés, participe de eventos, se relacione!

Importante: o networking não está ligado a grau de hierarquia! Mas sim na relevância da pessoa que contribui.

Para finalizar , eu acredito que o networking é necessário a cada dia para a construção de carreiras sólidas, e também para formação de cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais solidaria.

Espero ter ajudado, até mais!

  • Categorias