Persona: tudo que você precisa saber para encontrar a da sua empresa!
Acredite, a definição da persona é o primeiro passo para o sucesso da sua empresa. Decerto, você já tenha ouvido falar, mas vou explicar detalhadamente o significado e a importância.
O que significa persona?
Buyer persona é uma pessoa fictícia, cheia de características específicas que formam o seu cliente ideal.
Apesar de ser um personagem, os dados devem ser reais, onde você definirá informações sobre uma pessoa real. Portanto, você irá avaliar como ela se comporta, o que ela faz, seus gostos pessoais, suas características , criar sua história, descobrir suas motivações, seus objetivos, desafios e preocupações. E não, isso não é perca de tempo! Não se trata de uma “viagem”, mas sim de ganhar pontos nas estratégias para o sucesso do seu negócio.
Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo, mas não os confundam, existem diferenças entre eles.
Com esta definição, certamente você desenvolverá empatia pelo seu cliente (público-alvo) e a persona guiará as suas estratégias de marketing digital e performance.
Qual a diferença entre Persona e Público alvo?
Os dois estão tão próximos que até parecem ser a mesma coisa, mas não é! Eu achei uma definição bem clara da Lia Schuler da Resultados Digitais e vou compartilhar com vocês:
Público-alvo ou target é um recorte demográfico, socioeconômico e comportamental de um grupo que uma empresa determina como sendo composto pelos futuros consumidores do seu produto ou serviço. É para esse público-alvo que as ações de marketing e vendas serão direcionadas.
Buyer persona é um personagem fictício construído a partir de etnografia de pessoas reais, com características psicológicas, que representa um grupo com qualidades e comportamentos parecidos.
Agora que você já sabe o que é persona, entenda como ela lhe ajudará nas estratégias e tomada de decisões.
Falar com a pessoa certa sempre será o melhor caminho para o sucesso do seu negócio!
Com a evolução digital, o comportamento das gerações e a aceleração do mercado de experiência, cada vez mais estamos preocupados com o nosso público. Desta forma, o marketing digital e todas as táticas de conteúdo que vão compor o seu mix digital precisam ser do interesse do seu comprador ideal.
Desse modo, as personas permitem que a consultoria de marketing digital, crie estratégias mais assertivas, colaborando com os trabalhos de Inbound Marketing.
Marketing digital de resultados
Tudo no meio digital é mensurável, sendo assim vou listar alguns bons motivos para você não se esquecer de criar as personas:
- Vai lhe ajudar a definir suas estratégias de marketing digital, permitindo que você entenda o público que deve ser focado;
- Vai te auxiliar na definição de pautas para os conteúdos ricos;
- Lhe dará um norte, sobre o tipo de comunicação que você deverá utilizar nos canais;
- Você vai entender melhor onde os prospects buscam informações e como eles querem consumi-las.
Entendeu, a importância? Aqui na agência por exemplo, temos 3 tipos de personas definidas, sendo elas de suma importância para os nossos resultados.
É tão importante, que eu já as chamo por nome (a Mariana, a Roberta e o Hugo), sei qual a idade deles, que estágio da vida profissional eles estão, o que gostam de fazer, seus hobbies e etc.
Percebe a humanização? Certamente ao comunicar-se com as personas, será mais acolhedor! Se a conversa fica mais próxima, é natural que a distância entre empresa e consumidor diminua significativamente e um relacionamento realmente seja criado. Com esta confiança estabelecida, por sua vez, facilitará a fidelização dos clientes.
Aprenda como criar a persona
O primeiro passo é entender que não são palpites ou suposições! É um relacionamento, você precisa conhecer quem pretende conquistar, senão, nem vai começar “o namoro”.
O seu negócio, pode ter mais de uma persona, mas vai existir aquela que é perfeita para sua empresa! É basicamente um casamento. A persona que você vai querer em sua empresa diariamente! <3
E para te ajudar neste processo, vamos deixar algumas dicas 🙂 .
Como criar a persona ideal para suas estratégias de marketing digital
A melhor forma é entrevistar seus prospectos e seus clientes, com as perguntas certas, então vou listar algumas para que você possa se planejar:
- Qual o cargo e função;
- Quais são as métricas que mensuram o seu trabalho;
- Qual o segmento e tamanho da empresa;
- Quais são seus objetivos e metas;
- Quem o influencia;
- Quais tecnologias usa;
- Quais são os maiores desafios do seu negócio/trabalho?
- Quais são as principais mídias que você consome, blog?
- Algumas informações pessoais (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.);
- Seu estágio educacional (formação), trajetória;
- Onde costuma passar maior parte do seu tempo?
- O que gosta de fazer (excluindo o trabalho).
Feitas as perguntas é importante que você organize estas informações, você pode montar no Word mesmo ou trabalhar com alguma outar ferramenta.
Aqui na agência nós utilizamos o fantástico gerador de personas da Rock. Crie nomes para as personas, para que você tenha um sentimento por ela.
Com tudo organizado, compartilhe com sua equipe de vendas e marketing, para alinhamentos de estratégias e abordagem.
Descubra como incluir a persona em suas estratégias de de Marketing Digital
Já definiu as personas? Excelente, agora é hora de colocar em prática, incluindo-as em suas estratégias de marketing digital de performance. Vamos lá?
Descubra como fazer isso:
A receita é bem simples: através da criação de conteúdos voltados exclusivamente para esses perfis — e nos lugares certos.
Você vai conseguir criar posts, eBooks, vídeos e outros conteúdos relevantes que conversem com a persona, achar o blog ou site que tenha o perfil ideal para ela, criar uma boa estratégia de geração de leads e por fim criar um modelo de capacitação de vendas que facilite o diálogo entre seus profissionais e aquele possível cliente.
Em resumo!
A persona é a base para o sucesso do seu negócio! É por isso que é tão importante definir a sua, para que sua empresa fale com o seu cliente como uma pessoa e não apenas como uma simples parcela da sociedade que pode consumir seus serviços e produtos.
Após definir a persona comece a trabalhar o seu funil de vendas, indicamos que utilize uma ferramenta de automação de marketing, para que você segmente e crie estratégias escaláveis.
Caso tenha dificuldade neste processo, entre em contato conosco! Agende um bate papo e descubra como podemos lhe auxiliar no processo de ter uma comunicação digital eficiente.
Até a próxima!
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