O que é Pix? Esse método de pagamento é confiável?

07/01/2021

O que é Pix? Esse método de pagamento é confiável? Conheça como funciona a nova ferramenta para realização de transações financeiras mais rápidas e práticas!

Agilidade e conveniência são dois dos principais benefícios do método de pagamento instantâneo que está sendo adotado por diversas instituições financeiras no país. O Pix foi desenvolvido pelo Banco Central e liberado para uso no mês de novembro de 2020, com o intuito de facilitar as transações financeiras entre diferentes agências bancárias.

No entanto, mesmo com toda facilidade que este método de pagamento proporciona, tanto para os bancos, quanto para seus clientes, muitas pessoas questionam a segurança do mesmo e possuem receio em realizar transações financeiras.

Apesar de o avanço tecnológico facilitar a criação de novas plataformas de pagamento, métodos e bancos digitais de forma confiável, é preciso entender que ambos podem ser alvos de fraudes, por isso, é importante estar atento e não passar suas informações pessoais para qualquer pessoa.

Confira a seguir: O que é Pix? Esse método de pagamento é confiável? Como funciona e como realizar o seu cadastro.

O que é Pix?

Como mencionado anteriormente, o Pix é um método de pagamento que nos permite realizar transações financeiras de modo instantâneo, o qual foi criado pelo Banco Central do Brasil.

Com a criação do método de pagamentos tanto empresas quanto seus clientes podem realizar transações financeiras em menos de 10 segundos, através do aplicativo do banco instalado no smartphone. A opção de pagamentos e recebimentos Pix, poderá ser localizada no aplicativo ao lado das opções TED e DOC.

No entanto, para utilizar este método de pagamento é necessário realizar o cadastro no aplicativo de seu banco, depois selecionar como deseja ser identificado, através de chaves de segurança, QrCode, ou, número do CPF/CNPJ.

O Pix é confiável?

Riscos de fraudes são algo que pode acontecer em diferentes formas de pagamento, no entanto, para garantir a segurança das transações, o Banco Central utilizou na criação do método os mesmos protocolos de segurança aplicados no Sistema Financeiro Nacional, sendo que esses protocolos também são usados nas transações TED e DOC. 

A criptografia e autenticação também são utilizados para tornar o método de pagamento mais seguro, incluindo ferramentas de identificação utilizadas pelos próprios Bancos para segurança de seus clientes, bem como, reconhecimento facial e da íris ocular, PIN e biometria.

pix

Como se cadastrar no Pix?

Para se cadastrar no Pix e começar a utilizar este método de pagamento, você deverá acessar o aplicativo do banco em que possui conta corrente, empresa ou poupança, selecionar a opção “Pix” no menu principal e realizar o cadastro conforme as orientações que aparecem na tela de seu smartphone.

O cadastro também pode ser realizado em outros canais de atendimento da instituição. Ao realizar o seu cadastro, você pode selecionar como deseja utilizar o seu Pix, ou seja, através da chave cadastrada, QrCode, CPF ou CNPJ. A chave cadastrada é usada como endereço de sua conta.

Como funciona o Pix?

Esse método de pagamento irá estar localizado ao lado das opções de transações financeiras no menu do aplicativo de seu banco. Para utilizá-lo será preciso clicar no ícone “Pix”, selecionar se deseja realizar um pagamento ou receber.

Ao selecionar a opção receber pagamento, você deve informar a chave cadastrada para pessoa que realizará a transferência para sua conta; já para efetuar um pagamento, basta digitar a chave enviada para você.

O processo de pagamento e recebimento é bem simples. A diferença é que ao invés de precisar digitar todos os dados para realizar uma transação, basta informar a chave cadastrada para que as mesmas sejam efetuadas em poucos segundos.

Como o Pix pode se tornar uma oportunidade para o e-commerce?

Com a chegada dos comércios eletrônicos, também conhecidos como e-commerces, as formas de pagamento pelo meio digital tem sido uma das grandes questões. Isso porque, quando se realiza uma compra online, nem sempre o pagamento cai momentaneamente, como é o caso dos pagamentos feitos via boleto, ou a partir de transações bancárias conhecidas como DOC ou TED.

Isso sem contar que quando o pagamento feito em bancos de empresas diferentes pode gerar uma taxa extra para realizar a transferência, podendo deixar o valor final do produto mais elevado. O que por sua vez não é um atrativo para quem vende e nem para quem compra.

Com o Pix, essa forma de pagamento fica facilitada. Até porque, ao realizar uma venda para por este meio, você recebe o valor do produto no mesmo momento, podendo então enviar o produto para o comprador sem medo de possíveis riscos.

Assim, o Pix torna-se então um excelente atrativo para quem possui um e-commerce, oferecendo uma maneira facilitada de compra. O que por sua vez é um diferencial.

Está esperando o que para se cadastrar e aproveitar o novo método de pagamento do Banco Central, otimizando seus compromissos e facilitando o planejador financeiro.

Gostou do artigo de hoje? Então leia também: Estratégias de marketing para aplicar no seu e-commerce

  • Categorias