Olá empreendedor que tem sede de conhecimento! Hoje viemos tratar um assunto que tem sido recorrente em nossas consultorias para empresas que estão em fase de criação da loja virtual. Em um primeiro momento parece simples responder quando devo começar o marketing digital do e-commerce, porém reserva algumas ‘situações’ para esta resposta.
Quando devo começar o marketing digital do e-commerce? – Claro, quando eu tiver um e-commerce pronto!
É o senso comum, mas do comum o mundo da internet está cheio! Os novos empreendedores no mundo digital tem o pensamento errôneo de que só é necessário começar o marketing digital quando a loja está lá, online e funcional. É um erro que pode custar caro.
O marketing digital de seu e-commerce deve começar antes da implementação de sua loja virtual! Vamos te explicar o porque fazer desta forma e como você pode desenvolver vantagens no mercado, antes mesmo do início de seu e-commerce.
A preparação da terra para receber suas sementes!
Assim como antes de plantar devemos preparar a terra arando, adubando e enriquecendo ela para receber as sementes, no e-commerce não é diferente. Quando você vai lançar um loja online é importante preparar o seu espaço no digital, determinar quais canais você deverá estar presente e desenvolver a expectativa em seu público alvo.
Definir as personas ideais para seu negócio e já montar um projeto de comunicação integrada no início do projeto irá facilitar muito sua jornada para a primeira venda. Você pode criar a demanda e seu público ser educado para esperar sua loja entrar no ‘ar’.
Além do mais, se você pensar pelo caminho do Inbound Marketing, você pode criar uma lista de e-mail de pessoas interessadas em seu produto e distribuir conteúdos direcionados! Uma tática de ouro para criar uma audiência de potenciais clientes, antes mesmo de sua loja estar pronta.
Não deixe suas 🌱 sementes caírem em um solo infértil! Trabalhe antes e veja como sua colheita pode prosperar muito mais.
As principais vantagens de começar o marketing digital do e-commerce antes da loja estar pronta!
Um oceano de possibilidade! Vamos te apresentar algumas ações que vão trazer resultados para você antes mesmo de sua loja estar online. O melhor é que tudo isso influencia positivamente em suas primeiras vendas! Vamos conhecê-las melhor abaixo:
Definir os canais sociais ideais e encontrar seu público
Não basta sair criando conta em todos as plataformas que existem sem ter um real planejamento de conteúdo para elas. É preciso estudar e refletir: “Onde está o público alvo dos meus produtos?” e “Como posso conquistá-los?”. Tudo é definido em um bom planejamento de marketing digital para redes sociais!
Ao realizar este planejamento e conquistar bons seguidores, você já terá oportunidades de apresentar seus produtos e quando seu e-commerce estiver finalizado, direcionar o tráfego para ele! Uma boa jogada, não é mesmo?
Construa uma base de leads engajada para seu negócio!
As pesquisas nos mostram que 95% dos brasileiros checam sua caixa de e-mail diariamente (fonte Email Marketing Trends 2017/ Rocket Content). Uma grande oportunidade para empresas gerarem valor para marca e vender. Quem está começando uma loja virtual totalmente nova é importante ter um canal direto de comunicação com seus potenciais clientes.
Através da entrega de materiais ricos (e-books, infográficos, whitepapers, vídeos) você pode coletar leads para sua lista de e-mail. Após, basta você engajar sua lista e manter um relacionamento afim de converte-los em vendas. Uma lista de e-mail engajada vale ouro!
Fomentação para o lançamento do seu e-commerce
Escolheu as mídias certas, planejou o conteúdo e tem uma lista engajada de pessoas? É hora de fomentar a espera do seu e-commerce. Trabalhe com os assuntos ligados aos seu produtos, explicando sobre eles. Demonstre oportunidades de valor diferenciado para os primeiros compradores.
Criar os caminhos mais pertinentes para tornar sua marca próxima dos seu potenciais clientes, facilita na hora de oferta os produtos. Por isso, as chances de realizar a conversão duplicam ao realizar um pré-lançamento do e-commerce!
Trazendo um trator para ajudar arar o terreno!
Ainda fazendo menção da metáfora dos parágrafos acima, tem como você trazer um trator poderoso para te ajudar a criar audiência e uma lista bacana para o seu Inbound Marketing. Claro estamos falando do blog! Ao escolher lançar o blog de apoio para o seu e-commerce, você abre oportunidades.
Gerar conteúdos relevantes que aproximam seu público da venda e se posicionando no Google em termos chaves para o negócio. Tudo isso através de um blog bem elaborado para apoiar seu e-commerce.
Some as forças das redes sociais com um blog gerando artigos extremamente relevantes para seu público. Faça chamadas para captação de e-mail e com certeza quando lançar seu e-commerce você terá um terreno bem preparado!
O melhor momento para começar o marketing digital do e-commerce é…
Se você já decidiu que irá fazer o seu e-commerce, vale a pena começar o marketing digital agora. Ao escolher uma boa consultoria de marketing digital, você ainda irá contar com uma equipe norteando as melhores escolhas para seu e-commerce também!
“O objetivo do marketing é entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se ajusta a ele e se vende sozinho.”- Peter Drucker
Se você ainda tiver dúvidas de como o marketing digital pode trazer maiores resultados para seu e-commerce, fale conosco visitando nossa página de contato! Será um prazer poder te ajudar encontrar o caminho ideal para seu negócio 🙂
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