Descubra porque o conteúdo é seu melhor amigo
Você já teve a experiência de folhear uma revista e dizer: “aqui só tem propaganda” ?Já aproveitou o intervalo comercial na televisão para ir ao banheiro ou para fazer pipoca, afinal, “está na hora na da propaganda”? A Endeavor fez esta excelente abordagem em seu Ebook que retratava o assunto “marketing de permissão”.
#Pedindo para entrar
Em 1999, o autor Seth Godin inaugurou o conceito do que ele chama de “marketing de permissão”.
Segundo ele, as empresas não poderiam mais confiar apenas em “anúncios de interrupção” em revistas, mala direta, rádio e televisão. Como os consumidores são bombardeados por informação demais, é preciso antes construir um relacionamento com eles, atraindo-os com alguma isca – amostra grátis, desconto, sorteio, enquete. O “marketing de permissão” se direciona apenas a voluntários, ou seja, pessoas que se cadastraram para receber mensagens. (Ebook Endeavor)
#Transformando clientes em Leads
Você deve estar se perguntando porque fizemos esta introdução, não é mesmo? Queremos abordar a ascensão inegável do Inbound Marketing e suas estratégias no Marketing Digital.
A técnica visa a atração e conquista dos clientes, esta metodologia criou nos últimos anos inúmeras oportunidades de crescimento a partir do enfoque e mensuração das atividades por meio de indicadores reais,vendas, cliques, likes, leads ou o que for mais relevante para a empresa.
Quer saber o que é Inbound Marketing, leia este post aqui: Mas afinal o que é Inbound Marketing .
#É necessário Planejamento
Conteúdo é “Rei” em vez de “comprar” o interesse das pessoas por uma marca “conquista-se” a atenção de clientes em potencial acerca de um produto ou serviço desenvolvido por uma empresa. Mas para atrair visitantes para o site de uma empresa por meio do investimento em conteúdo relevante, são utilizadas algumas técnicas e você pode contar conosco. (E-mail MKT, SEO, Blogs, Social Mídia).
Conforme dissemos acima, a produção de conteúdo relevante é o cerne do Inbound Marketing. E para ser encontrado pelos clientes em potencial de uma empresa que investe em marketing digital, esse conteúdo deve ser otimizado.
A possibilidade de gerar engajamento e tráfego qualificado com a disponibilização de conteúdo relevante acerca de um produto, serviço ou mercado já está bem clara.
No topo do funil do Inbound Marketing é fundamental saber identificar as necessidades das personas estabelecidas para uma marca.
Não basta apenas investir em mídias.
É comum vermos amigos empresários, investirem sozinhos em mídias pagas nos meios sociais, ou fazer suas próprias divulgações, afinal é uma ferramenta aberta para todos e nós não somos contra esta ação, entendemos que todos nós precisamos economizar e “garantir o pão”, ainda mais no cenário atual do nosso país.
Mas a pergunta é : De fato, estão economizando ?
5 dicas para você acompanhar seus resultados
Apenas investir e não mensurar os retornos, não é a uma boa saída, você pode estar investindo em canais não relevante para o seu negócio, para avaliar você precisa acompanhar algumas métricas, pelo menos as básicas, por isso vamos compartilhar com você algumas perguntinhas que responderão se o seu investimento está sendo eficiente para as conversões e crescimento da sua marca.
- Custo por lead: quanto custa para gerar um lead para sua empresa?
- Custo por venda: quanto custa para gerar um novo cliente na sua empresa?
- Total de visitas: quantas pessoas visitaram seu site?
- Total de leads: quantas delas se tornaram leads?
- Total de vendas: quantas delas se tornaram clientes?
Se você já investiu e possui todas estas dúvidas, esperamos poder ajudar você a atrair, cativar e a manter grandes relacionamentos com os seus clientes agora e no futuro.