7 benefícios de usar as redes sociais para convênios odontológicos

12/03/2021

Atualmente, a utilização das redes sociais para convênios odontológicos, bem como também ocorre nos demais segmentos e serviços, é uma das estratégias mais assertivas do marketing digital.

Isso se dá, principalmente, por conta da transformação que a sociedade vem passando para o ambiente  digital, o que modificou as formas de relacionamento e compra.

Com isso, atualmente, é preciso adequar as estratégias de publicidade e marketing para que se consiga atingir o público-alvo de um negócio com mais qualidade.

Público-alvo das redes sociais para convênios odontológicos

Para se ter ideia do quanto o país e sua população estão digitalizados, o Brasil, hoje, tem 140 milhões de pessoas que usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas, conforme o relatório do Hootsuite.

Com isso, todos os diferentes segmentos mercadológicos e de serviços sofreram mudanças, que afetam a relação de divulgação de produtos e serviços, bem como a forma de captação de novos clientes e fidelização desse público.

No setor odontológico, isso não seria diferente, pois a área precisa evidenciar seus diferenciais e os cuidados tomados com seus pacientes.

Para se ter uma ideia da importância da estratégia para os planos odontológicos, de acordo com a atualização no site do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem 331.502 dentistas com CRO ativo até o momento.

Além disso, o Brasil é o país que apresenta o maior número de dentistas em relação à população, o que é mais um motivo para investir em uma divulgação correta dos serviços de um plano odontologico empresarial ou particular nas redes sociais.

Isso porque, com as redes sociais, é possível atingir um maior número de pessoas com a divulgação, além de possibilitar uma divulgação mais focada e personalizada para os nichos do público que se deseja atingir.

Além disso, cabe ressaltar que o Código de Ética Odontológica permite que todos os meios de comunicação sejam utilizados para divulgar um serviço ou plano odontológico, desde que se siga os critérios de conteúdos informativos.

Como funciona o marketing para convênios?

O Marketing Digital para o convenio odontologico empresarial contempla o uso de estratégias e ferramentas digitais para alcançar as metas desejadas, que vão desde a conquista de novos clientes até a expansão da marca.

Portanto, o esforço deve ser voltado para as necessidades, dores e especificidades do público-alvo para sanar suas dúvidas sobre os planos e benefícios que podem ser alcançados, conquistando a confiança e se mostrando como referência no setor.

Assim, há uma otimização na busca por clientela, pois será possível alcançar as pessoas certas e no momento adequado, direcionando/educando-as até que se efetive a contratação do plano, seja empresarial ou privado.

Vale destacar que a divulgação pode ser feita com diferentes disponibilidades de orçamento, possibilitando campanhas orgânicas também.

Afinal, mais do que o valor, é preciso ter embasamento e estratégia para abranger o público adequado e que consumirá esse serviço de saúde, conforme valores da marca e do cliente, assim como da rede social utilizada.

Com isso percebe-se que a qualidade do direcionamento é mais importante que a quantidade de pessoas atingidas (mas que ambos são importantes para o melhor desenvolvimento do negócio).

Como começar a divulgação nas redes sociais:

  • Ter um planejamento;
  • Avaliar em quais redes o público está;
  • Quais campanhas geram mais resultados e interações;
  • Qual objetivos se deseja alcançar com a campanha/rede;
  • Avaliar o uso de blogs/sites;
  • Criar landing pages;
  • Veicular anúncios específicos para cada rede;
  • Utilizar a estratégia junto de um CRM;
  • Manter a equipe de marketing alinhada com a empresa, missão e objetivos;
  • Utilizar chatbots e mensagens programadas;
  • Analisar resultados;
  • Fazer experimentações;
  • Verificar as adequações que podem ser necessárias.

Além disso, a operadora também precisa considerar outras formas de oferta do serviço, explicando suas diferenças e adequando as estratégias que podem ser atendidas em cada plano, como o plano particular, empresarial e um plano odontologico para MEI.

Isso porque nem todas as pessoas se encontram em uma mesma situação, inclusive, muitas têm seguido o caminho de terem seu próprio CNPJ e ser um microempreendedor.

Isso porque fatores como as dores e dúvidas para esse nicho e para aqueles que procuram de forma independente serão diferentes de pessoas que buscam convênios para empreendimentos maiores.

Dessa forma, a empresa prestadora do serviço identifica seus possíveis clientes e necessidades, adequando e abrangendo todos nichos de seu público, caso seja esse o objetivo, com preços compatíveis com esse determinado cliente.

Benefícios para os convênios

De modo geral, o principal benefício do uso das redes para a divulgação de um plano odonto empresarial ou particular é o seu custo, que pode ser investido conforme análises do negócio, também podendo mensurar os resultados obtidos.

Além disso, o marketing digital tende a ser mais acessível que o marketing tradicional, que se utiliza de anúncios em outdoor, rádios, revistas, canais televisivos e panfletos.

Contudo, cabe ressaltar que apesar de ser uma estratégia mais acessível, é imprescindível que haja um estudo e orçamento adequado para atingir bons resultados, independentemente da rede social utilizada. Há ainda a possibilidade de abarcar todas elas.

Além disso, como mencionado anteriormente, também existem estratégias orgânicas que podem ser feitas para alcançar os clientes em sites, Instagram, Facebook ou LinkedIn (principais redes utilizadas).

Mais ainda, o meio digital consegue fornecer os dados para que haja o acompanhamento da divulgação de modo a otimizar os investimentos feitos e adequar o perfil de persona usado para embasar campanhas e publicações feitas.

Assim, é possível perceber as medidas que têm trazido retorno e o que precisa ser adequado conforme seu público.

Desse modo, figuram entre as principais vantagens de usar as redes sociais para a divulgação dos convênios odontológicos:

  1. Aproximação com o público-alvo;
  2. Ampliação da marca;
  3. Conquista de novos clientes;
  4. Identificação mais clara das dores da persona;
  5. Educação da audiência e fixar-se como referência no setor;
  6. Criação de campanhas mais claras, específicas/segmentadas e com custo reduzido;
  7. Mensuração de interações, publicações, campanhas e origem das conversões.

Além disso, como abordado, com esses aspectos podendo ser avaliados e acompanhados com mais precisão, ofensores e gargalos são identificados mais rapidamente, permitindo uma adequação das estratégias e até atuações qualificadas em gerenciamento de crises.

Considerações finais

Cada vez mais pessoas físicas, microempreendedores e colaboradores têm priorizado a odontologia e os cuidados bucais como fator decisivo para adquirir mais qualidade de vida e atuar em determinado local.

Por  esse motivo, planos individuais e coletivos são procurados para atender as necessidades de mais saúde, seja ou não o plano ofertado por empresas.

Contudo, visto a valorização dos convênios por colaboradores, é cada vez mais frequente que os negócios também busquem por plano dental coletivo empresarial, atendendo as necessidades de seus funcionários e demandas empresariais por pacotes orçamentários mais versáteis.

Assim, é preciso identificar que há diversos públicos que a operadora pode atender e que, conforme as estratégias, é preciso identificar qual a melhor rede para estar e as formas mais efetivas de comunicação com a persona que se pretende atingir.

Deste modo, campanhas versáteis e diversas podem ser criadas, de modo que seja possível atrair desde interessados nos planos individuais até os grandes empreendimentos.

 

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