Os conteúdos interativos se tornaram populares e atraíram uma enorme atenção e já estão ocupando grande espaço no mercado, provando ser um dos principais recursos para engajar o público e proporcionar uma experiência única.
Esse recurso possibilita ao público interagir diretamente com o conteúdo disponível, por meio do qual ações podem ser tomadas, indo além dos métodos conhecidos de apenas assistir e ler o material.
O conteúdo interativo é apresentado ao mercado de forma impactante, alterando processos e restabelecendo aplicações anteriormente conhecidas, tornando esse recurso vital e necessário diante das ações de uma empresa.
A sua aplicação ocorre de forma prática e requer uma estratégia de implementação bem sucedida, oferecendo um método e impacto único no público, satisfazendo plenamente as inovações e recursos do mundo online.
Assim, por exemplo, uma empresa de coleta de lixo reciclável SP pode criar conteúdo interativo inserindo esse recurso em sua estratégia ao entender quanta diferenciação e infinitas possibilidades esse recurso traz.
Por isso, as empresas devem buscar esse conhecimento e aplicar esse recurso em seus conteúdos e campanhas para, de fato, alcançar resultados positivos e cenários cada vez mais competitivos.
Vamos ver agora mais detalhadamente sobre o que é conteúdo interativo e o quanto ele pode proporcionar benefícios para as empresas em geral.
O que é conteúdo interativo, afinal?
O conteúdo interativo basicamente é um conteúdo dinâmico, que permite ao usuário interagir ao acessar o material e realizar algumas funções que o aproximam da mensagem que a empresa deseja transmitir.
Você não precisa estar em um ambiente digital para usar esse formato. Por exemplo, uma empresa de manutenção elétrica predial pode utilizar maquetes visuais e digitais que fazem os usuários visualizarem como são feitos os projetos de manutenção da melhor forma.
Nesse sentido, é possível refletir que, com as muitas mídias disponíveis hoje, esse conteúdo pode ser mais explorado.
Principalmente na web, o conteúdo interativo pode ser produzido em diferentes formatos – quizzes, infográficos animados, entre as inúmeras possibilidades interativas.
meio da interação com o usuário, as marcas, sejam de roupas, ou mesmo de produtos industriais como barras e perfis de alumínio, por exemplo, podem ir além e fornecer ao público conteúdos inovadores de maneiras mais instigantes e interessantes.
São exatamente esses fatores que tornam esse formato mais envolvente do que a leitura de um simples texto ou um conteúdo estático, embora sejam conteúdos importantes, é preciso investir na interatividade para aumentar a autoridade competitiva.
Por exemplo, se sua empresa vende antena antifurto, você pode realizar simulações online, criar webinars e eventos online, e tudo isso chama a atenção do seu público.
Conteúdo interativo: como adotá-lo em seu negócio?
Existem várias maneiras pelas quais as empresas podem usar o conteúdo interativo em sua estratégia, seja atraindo e retendo clientes, ou realizando medidas para o público interno como funcionários, fornecedores e parceiros. Algumas ideias de conteúdo interativo são:
- Quizzes;
- Testes;
- Enquetes;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Mapas;
- Lives;
- Entrevistas.
Além desses tipos de conteúdos citados, não se pode esquecer da gamificação, que consiste em uma técnica de jogos para as tarefas se tornarem mais prazerosas, e exigem que as pessoas participem ativamente para transmitir sua mensagem.
Esse tipo de material pode ajudar a despertar o interesse em tópicos específicos relevantes para uma empresa de inspeção predial a saúde dos edifícios.
Seja para mostrar novos produtos e serviços, educar os usuários sobre a cultura, missão, visão e valores de marca, a gamificação proporciona uma experiência mais envolvente para diferentes públicos.
Tudo isso agrega interesse e melhora a imagem do negócio, ainda mais aliado a outras estratégias que atendem ao mesmo propósito.
Público externo
Usar materiais criativos e interativos é uma ótima forma de chamar a atenção do seu público-alvo nos canais de comunicação da sua empresa.
A ideia deve estar alinhada com a estratégia de marketing, seja em ambiente físico ou digital, para transmitir a mesma mensagem e identidade de marca.
Mesmo que seja um produto industrial que é configurado como negócio B2B como eliminador de gotas em PVC, por exemplo.
O conteúdo pode ser agregado para sites, blogs, redes sociais, mídia de parceiros e outros canais para entregar conteúdo que capte a atenção dos usuários.
Além disso, o conteúdo interativo pode ser usado para se comunicar com pessoas que já são clientes da empresa, fortalecendo as conexões e tornando-as mais fiéis à marca.
Com criatividade e propósito claro, é possível desenvolver conteúdos interativos que não apenas prendam a atenção das pessoas, mas também as atraiam para a empresa.
Público interno
De um modo geral, quando o assunto é conteúdo interativo, o foco é sempre no marketing digital e no público interno.
No entanto, a adoção desse tipo de material também auxilia no relacionamento da empresa com os diversos envolvidos, colaboradores, fornecedores, parceiros, entre outros.
Fornecer esse tipo de conteúdo pode ser uma boa ideia para reforçar a cultura organizacional, missão, visão e valores internos para diferentes públicos, tudo de forma mais envolvente e menos monótona.
Assim como é preciso estabelecer metas de investimento e custo de elevador para deficiente, é preciso investir no público interno.
O conteúdo interativo também pode ser usado em treinamentos corporativos para tornar a estratégia mais energizante e motivadora para os funcionários.
Além disso, outras formas de comunicação com o público interno também podem utilizar elementos interativos para gerar engajamento e informar as pessoas sobre eventos importantes da empresa de forma eficaz.
Gamificação
A gamificação proporciona uma experiência imersiva e interativa para o público e tem sido amplamente utilizada em diversas áreas como saúde, política, negócios e educação com resultados impressionantes.
Essa estratégia se utiliza de jogos e missões aplicadas em processos como recrutamento e seleção, integração de novos funcionários, treinamento corporativo, comunicação interna, marketing e até mesmo tarefas rotineiras.
Tudo isso fornecendo conteúdo interativo para atingir objetivos específicos e promovendo um diferencial competitivo na organização.
Várias empresas de portaria virtual valores que utilizam essa ferramenta sabem o quanto é positiva e como podem causar um impacto maior na hora de chamar a atenção e o engajamento das pessoas com gamificação.
Os benefícios do conteúdo interativo
À medida que o conteúdo interativo continua crescendo, ele é utilizado em quase todas as mídias, desde estratégias corporativas e de marketing, até filmes, séries e mídias diversas.
Por causa desse crescimento e da proporção desse conteúdo, as empresas tendem a se perguntar se vale a pena implementá-lo e quais benefícios ele trará. Acompanhe alguns dos benefícios e funcionalidades disponibilizados para sua empresa utilizando-o.
Interação com os consumidores
O marketing interativo pode aumentar o tempo que os usuários passam em seu site ou mídia social, tornando mais fácil para os clientes lembrarem da sua marca ao longo do tempo.
Muitas empresas nem têm um site para esse tipo de interação, e com certeza nos dias de hoje se torna essencial investir nesse recurso e sair na frente do mercado.
Melhor conversão
O marketing em geral é uma coisa em evolução, e algumas coisas que funcionavam há pouco tempo podem não funcionar mais.
Uma maneira de se diferenciar de seus concorrentes é o marketing interativo, pois aumenta as taxas de conversão e aumenta a atenção e o interesse do consumidor.
Clientes potenciais mais qualificados
Com perguntas mais direcionadas, esses clientes em potencial de baixa qualidade podem ser excluídos, para que você possa direcionar seus esforços para os clientes em potencial mais qualificados que compraram seu produto ou serviço.
Compartilhamento em massa
Você pode aumentar muito o número de pessoas que recebem conteúdo recompensando seus clientes por compartilharem algum tipo de conteúdo interativo. Em geral, as pessoas são mais propensas a compartilhar esse tipo de conteúdo do que conteúdo específico estático.
Como aplicar conteúdo interativo?
Depois de entender e acompanhar os diferentes processos e até que ponto esse conteúdo interativo é um dos recursos essenciais e necessários da sua empresa, aprenda a colocá-lo em prática no dia a dia das unidades de negócios e negócios.
Um dos passos importantes desse aplicativo é direcionar o conteúdo e sua aplicação para sua persona, procure utilizar esse aplicativo de forma constante e em troca para que você tenha essa identidade na empresa.
Veja alguns passos para aplicá-los e obter sucesso com sua implementação.
- Crie conteúdos à medida do seu mercado;
- Reutilize o conteúdo e faça uso dele;
- utilizar plataformas digitais para esta aplicação;
- Capture dados de visitantes.
Seguir esses passos é um dos pontos essenciais para conseguir implementar o conteúdo de forma prática, o que traz implicações para o ambiente em que sua empresa atua.