Reverta o abandono de carrinho utilizando o Remarketing

15/07/2022
remarketing

Um comprador entra em seu site e começa a navegar em seu catálogo de produtos. Em seguida, eles começam a adicionar itens à sacola de compras, até que ocorre o tão corriqueiro abandono de carrinho.

Essa é uma situação muito comum no comércio eletrônico, como lojas virtuais, marketplaces e e-commerces.

De acordo com a Statista, quase 80% das sessões de compras online terminam sem que uma venda seja feita. Em suma, o abandono de carrinho resulta em marcas de comércio eletrônico perdendo US$ 18 bilhões em vendas todos os anos.

Ou seja, são US$ 18 bilhões desaparecendo pelo ralo, mas que com as estratégias certas poderiam ser convertidos em lucros para as lojas virtuais, desde lojas online que vendem produtos de maquiagem, até lojas de bomba de palheta, por exemplo.

Então, o que você pode fazer sobre isso? Comece a investir em uma estratégia sólida de recuperação de carrinho abandonado.

Por que os carrinhos são abandonados nas compras?

Antes de falarmos sobre estratégias de remarketing para solucionar o problema do carrinho abandonado, precisamos entender primeiro o porquê os compradores online abandonam seus carrinhos de compras com tanta frequência.

Quando se trata de combater o abandono de carrinho, uma abordagem proativa é muito mais eficaz do que uma reativa.

Se você não entende o que está levando os consumidores a desistir da jornada de compras, você terá dificuldades para recuperar os carrinhos abandonados, seja para empresas fabricantes de painéis elétricos ou empresas de qualquer outro segmento.

Isso porque os motivos mais comuns de abandono de carrinho no comércio eletrônico estão relacionados a experiências ruins do usuário.

Uma experiência ruim no site adiciona atrito na jornada de compra e prejudica a confiança em sua marca, levando os compradores a irem a outros sites concorrentes para comprarem.

Podemos dizer então que o abandono de carrinho é comparado a uma ferramenta de calibração de manômetro digital, pois mede a frequência positiva ou negativa do seu site.

Os motivos de abandono do carrinho incluem:

  • Custos inesperados;
  • Políticas de devolução rígidas;
  • Um longo processo de checkout;
  • Não há opções suficientes de métodos de pagamento.

Ou seja, se a experiência do usuário está adiando a compra de clientes em potencial, há pouco sentido em investir tempo e recursos em estratégias mais sofisticadas de recuperação de carrinho abandonado.

Nesse sentido, se os clientes ficaram com uma percepção ruim de sua marca, é improvável que nem campanhas de e-mail de carrinho abandonado ou pop-ups com códigos de cupom os convertam.

Mesmo que seja uma super mega promoção de uma máquina envasadora de líquidos, por exemplo. É o equivalente a tentar cobrir rachaduras em uma parede com tinta; pode ser mais difícil de ver, mas a rachadura ainda está lá.

De fato, uma das soluções mais eficazes para esse tipo de problema é o chamado remarketing, que consiste em segmentar usuários que já são atraídos de alguma forma pelos serviços oferecidos e podem atuar em diferentes níveis do funil.

E serve tanto para sites de fabricantes de elevadores monta carga como para sites de vendas de produtos veganos.

Significado e características do remarketing

O remarketing (ou retargeting) é uma forma de publicidade online destinada a atingir públicos específicos caracterizados por já terem interagido de alguma forma com a sua marca na internet.

Dessa forma é possível manter-se relevante aos olhos dos potenciais clientes que não concluíram uma compra, propondo novamente os seus produtos ou serviços para aumentar a probabilidade de os converter, graças também ao funil de vendas, e aumentar a taxa de conversão.

É uma tecnologia baseada em cookies ou tokens de identificação que permitem armazenar e recuperar informações relacionadas às atividades realizadas online pelos usuários.

Graças a eles é possível rastrear o público anonimamente durante a navegação e, portanto, saber quais páginas são visitadas ou quais ações são realizadas, propondo comunicações específicas a eles na forma de anúncios ou outros.

Como o remarketing pode ajudar seu e-commerce?

De fato, a adoção das ferramentas corretas pode fazer muita diferença para o desempenho da sua loja, seja loja de aparelhos como de antena antifurto, até lojas de brinquedos.

De qualquer forma, como é praticamente impossível zerar a taxa de abandono de carrinho, é importante pensar em iniciativas que consigam reverter a desistência do cliente. Nesse caso, o remarketing pode ser a solução que você procura para isso.

Essa é uma estratégia que visa atrair novamente as pessoas que entraram no site, no seu perfil ou em outros meios de contatos com seu negócio, demonstram certo interesse, mas não concluíram as compras.

Focando no e-commerce e partindo da premissa de que o objetivo é trabalhar especificamente com os clientes que abandonaram os carrinhos, a dica é concentrar esforços no uso de multicanais de atendimento, como e-mails, SMS, chats, etc.

Nesse sentido, para que sua estratégia seja eficaz, você precisa garantir a criação de conteúdo compatível com dispositivos móveis, ou seja, use títulos curtos e fortes, pois os smartphones exibem menos caracteres do que um computador. Um título “cortado” não é muito atraente!

No corpo do e-mail, por exemplo, tente evitar blocos de texto muito longos e densos, use frases e textos chamativos, referindo-se a links externos para obter mais informações.

Ou seja, com sua lista de clientes obtida a partir dos registros na sua plataforma de e-commerce, a operação é simples.

Considerando a importância do omnichannel (integração de diversas opções de atendimento ao consumidor), lojas que já operam com vários canais integrados também podem empregar outras ferramentas, como o WhatsApp Business.

A maior dessa estratégia é a capacidade de atingir os usuários de forma contínua, em múltiplas frentes, com estratégias diferentes, mas todas voltadas para o mesmo objetivo. Isso é torná-los fiéis e proporcionar a melhor experiência possível ao cliente.

O mais importante, então, é desenvolver uma boa estratégia. Confira nossas dicas no próximo tópico sobre as iniciativas que podem ser adotadas.

Boas práticas de remarketing

É óbvio que não é simplesmente conhecer a estratégia e começar a implementar sem ter uma diretriz. É preciso aplicar o remarketing com boas práticas para realmente alcançar a eficácia.

Veja agora as principais diretrizes que você deve implementar ao utilizar o remarketing em seu e-commerce. Confira:

1- Crie ofertas exclusivas

De fato, criar ofertas exclusivas ajudam a ter resultados de conversão porque o cliente sente-se valorizado. Além disso, com base nas informações de cada cliente, é possível criar conteúdos personalizados.

2- Conquiste a confiança do cliente

Certifique-se de minimizar as inseguranças do consumidor, fornecendo mais informações sobre a sua loja, suporte técnico ou assistência técnica de redutores caso você tenha uma loja de equipamentos de automação.

Ou seja, independente do seu setor, todas essas considerações citadas, bem como o esclarecimento das condições de entrega e valor de frete, além de destacar pontos positivos da sua loja, como os quesitos de segurança, são primordiais para conquistar a confiança do cliente.

3- Promova os produtos

Outra estratégia de remarketing que é bastante eficaz é aproveitar o contato para promover informações importantes e interessantes sobre os produtos que foram colocados no carrinho pelo cliente, mas houve desistência.

Seja em uma empresa que vende produtos de beleza ou produtos industriais B2B, como empresas fabricantes de reservatórios metálicos, por exemplo.

É uma oportunidade de enfatizar os benefícios, as vantagens que serão obtidas pelo consumidor. Nesse sentido, caso haja dúvidas, pode ajudar a decidi-los a comprar os produtos.

4- Ofereça itens similares

Caso você note que os clientes desistiram de produtos caros, você pode oferecer produtos similares com preços mais em conta. Certamente isso ajudará o cliente a decidir comprar esses produtos com base em seus desejos e de forma que não comprometa o orçamento.

5- Aposte na agilidade

Seja ágil no remarketing, isto é, essa estratégia é um tipo de marketing mais pesado, afinal o cliente já conhece seu negócio.

Por isso o foco é um fundo de funil bem estruturado, com força em vendas de produtos e ofertas e vantagens que os clientes terão ao comprar os produtos e serviços da sua empresa.

Além disso, essa estratégia inclui também os objetivos de lucros e fidelização de clientes, portanto é essencial que você não negligencie este aspecto da sua estratégia.

Em suma, cada campanha de publicidade online começa com uma estratégia corporativa de marketing na web e cada estratégia tem um objetivo. Portanto estude seu público alvo e foque em estratégias que integram bem ao seu tipo de negócio.

Ponha em prática as dicas aprendidas durante o texto em seu negócio e veja a taxa de abandono de carrinhos de compra diminuir consideravelmente. Mas não se esqueça de levar em consideração que nem sempre o cliente está efetivamente em busca de realizar uma compra.

 

Leia também: Qual a diferença entre consumidor e shopper?

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