Taxa de conversão comercial: estratégias para aumentar os resultados da sua empresa

09/07/2024
Taxa de conversão comercial

A taxa de conversão comercial ocorre no ambiente online e é um dos principais indicadores de desempenho para qualquer marca, desde negócios do setor varejista, como supermercado e farmácia, até empresas B2C que comercializam grandes produtos, como, quem sabe, empilhadeira. Resumidamente, é o percentual de visitantes e leads que realizam uma ação como: fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em um newsletter. 

Uma taxa de conversão baixa indica que seu conteúdo não tem sido interessante para o cliente a ponto de levá-lo a uma ação. Nesses casos, é preciso rever sua estratégia. Já uma taxa de conversão alta indica que você está no caminho certo. E, caso consiga otimizá-la, há possibilidades reais de que o retorno sobre investimento (ROI) e as campanhas de marketing digital sejam ainda mais eficazes. 

Sendo assim, se você espera que suas vendas aumentem e a eficiência das estratégias de marketing melhorem, é preciso manter esse olhar direcionado às suas taxas de conversão. Isso poderá ajudá-lo a tomar as melhores decisões acerca das suas campanhas, configuração de landing pages e outras páginas, ajuste elementos referentes ao design, à mensagem, ao call to action etc. Tudo com o objetivo de atrair e converter mais leads. 

Falaremos mais a respeito logo abaixo, mas, antes, entenda que investir em técnicas e ferramentas de otimização de conversão não apenas fortalece a presença digital da empresa, mas também proporciona uma vantagem competitiva significativa no mercado. Quer entender melhor sobre isso? Então confira aqui! 

Entenda como está sua taxa de conversão

Apesar da explicação acima, você pode estar pensando: mas no que constitui uma taxa “boa” ou “ruim”? Isso varia de setor para setor, mas analisaremos as médias de mercado, fornecendo uma visão geral do que pode ser considerado positivo ou negativo em sua estratégia. 

1. Taxa de conversão para clique em anúncios (CTR)

  • Taxa de conversão boa: uma CTR acima de 2% é considerada boa, mas é possível chegar a 4% ou até 6% ou mais. 
  • Taxa de conversão ruim: se estiver abaixo de 1%, é possível que algum problema esteja ocorrendo na segmentação do público-alvo. Revise o anúncio ou a relevância do conteúdo. 

2. Taxa de conversão de tráfego orgânico

  • Taxa de conversão boa: para tráfego orgânico, uma taxa de conversão de 2% a 4% é considerada interessante. 
  • Taxa de conversão ruim: novamente, quando ficar abaixo de 1%, é necessário fazer a otimização da página de destino ou tentar ampliar a relevância do conteúdo. 

3. Taxa de conversão de compras (e-commerce)

  • Taxa de conversão boa: para os e-commerces, entre 2% a 3%. Quando está superior a 5% é porque o público é altamente engajado e o site está ótimo no quesito otimização. 
  • Taxa de conversão ruim: abaixo de 1% pode indicar problemas com o design do site, com a experiência do usuário, com os preços dos produtos ou a eficácia das campanhas de marketing. 

4. Taxa de conversão de leads

  • Taxa de conversão boa: geralmente de 5% a 10%. 
  • Taxa de conversão ruim: se estiver abaixo de 2%, é sinal de que a oferta de valor não é atraente ou que o formulário é muito longo ou complexo. 

Fatores que influenciam a taxa de conversão comercial

Qualidade do tráfego

Primeiramente, um dos fatores que mais influenciam a taxa de conversão é a qualidade do tráfego. Isso porque há um interesse genuíno do usuário em relação ao que a empresa oferece. Essas pessoas chegarão ao site por meio de pesquisas relevantes, anúncios direcionados e conteúdo bem segmentado, ou seja, estarão mais propensas a se envolverem e realizarem uma compra.  

Quando alguém digita por “comprar bicicleta ergométrica”, indica uma intenção clara de adquirir um produto. Há também uma tendência a permanecer mais tempo explorando as páginas e interagindo com o conteúdo. Isso demonstra sinais positivos para o algoritmo de ranqueamento e melhora a taxa de conversão.  

Experiência do usuário (UX)

Quando se tem navegação intuitiva, tempo de carregamento rápido e um design responsivo que se adapta a diferentes dispositivos, isso conta a seu favor. Contudo, se um visitante espera muito para que aquela página seja carregada por completo, há uma grande chance de que busque essas informações ou produtos na concorrência… e não é isso que queremos, certo? 

Portanto. invista em uma UX otimizada ou em profissionais que tenham o conhecimento necessário para fazê-la. Sites com experiência fluida e agradável tendem a reter mais visitantes, que vão explorar mais páginas e realizar compras ou outras ações desejadas. 

Proposta de valor

Tenha em mente que a proposta de valor deve comunicar com clareza os benefícios e as vantagens dos produtos ou serviços oferecidos. Ou seja, quanto mais rápido os visitantes entenderem o valor que obterão numa futura compra, mais estarão inclinados a se envolverem e converterem. Quanto mais facilmente compreensível sua mensagem, melhor! Isso mostra aos visitantes o que eles podem esperar e por que devem escolher a sua empresa e não outra qualquer. 

Call to action (CTA)

Call to action ou chamada para ação é um elemento do Inbound Marketing que incentiva os visitantes a tomarem certas ações, dentre elas: fazer uma compra, se inscrever em um newsletter ou baixar um e-book. Quando bem elaboradas, as chances de sucesso na taxa de conversão aumentam. Entre os pontos de maior atenção, temos: 

  • As chamadas devem ser claras, diretas e objetivas; 
  • Precisam guiar o visitante para o próximo passo do funil de vendas; 
  • Ter verbos de ação fortes e que mantenham um certo nível de urgência, de emoção e outros; 
  • Inserir em um local de destaque na página, para que não passe despercebida pelos leitores/clientes. 

Coloque em prática essas estratégias para aumentar as conversões

Otimização de landing pages

Ao criarmos uma landing page com relevância e coerência, os visitantes permanecerão engajados e se sentirão incentivados a converter. Então, alguns dos postos-chave que precisam ser encontrados são: conteúdos e ofertas que tenham relação com as promessas feitas na campanha de marketing que os direcionou até ali. 

Design atraente

Já que a internet tem um quesito mais visual, precisa-se de um design atraente e que dialogue com o conteúdo persuasivo. Faça testes para saber se sua estrutura está clara e de fácil navegação. Além disso, não se esqueça das imagens de alta qualidade, infográficos e vídeos explicativos, pois estes itens prendem a atenção das pessoas, tornando seu site menos maçantes do que se usasse apenas textos.  

A importância dos testes A/B

Os testes A/B são usados para otimizar landing pages e campanhas de marketing. Com eles, a empresa poderá testar duas ou mais variantes ou elementos para confirmar qual performa melhor. Inclua nessa ‘matemática’ os diferentes layouts, textos, imagens, cores de botões e CTAs. Essas ideias geradas nos testes são baseadas em dados e, portanto, realmente funcionarão quando colocadas diante de seu público. 

Otimização baseada em dados

Logo depois de gerar os resultados dos testes A/B, é fundamental que faça otimizações baseadas nesses dados, pois irá melhorar continuamente a taxa de conversão. Se colocarmos na balança uma marca que não faz testes e otimizações, com outra que segue essa prática, a segunda terá maior refino em suas estratégias, garantindo que cada mudança implementada seja fundamentada em evidências concretas, e não em suposições. 

Segmentação do público

Quando segmenta-se o público, estamos falando em utilizar dados demográficos, comportamentais e de histórico de compras para facilitar a entrega de um conteúdo personalizado. Isso, a curto prazo, irá chegar até eles, fazendo com que tenham experiências mais relevantes e personalizadas, com probabilidade alta de conversão. 

Automação de marketing

Gere mensagens personalizadas com a automação de marketing, fazendo envio de e-mails, notificações e outras comunicações baseadas no comportamento do usuário e em eventos específicos. Haverá, portanto, maior relevância das mensagens enviadas, mas também a garantia que os leads sejam nutridos ao longo do funil de vendas. A automação permite que você mantenha um contato constante e personalizado com os clientes em potencial e isso é totalmente necessário. 

Importância da prova social e dos depoimentos

A prova social nada mais é do que depoimentos e avaliações daqueles que já adquiriram seus produtos e aprovaram. Quando os visitantes veem que outras pessoas tiveram experiências positivas, estarão mais inclinados a confiar na sua marca. Então, a percepção de risco diminui, trazendo um senso de segurança elevado, o que é essencial para a tomada de decisão positiva. 

Locais corretos para inserir os depoimentos

Mas onde inserir esses depoimentos? Simples! Coloque sempre nas suas landing pages e dentro dos links dos produtos. Além disso, as avaliações com estrelas, imagens e vídeos dos clientes e histórias de sucesso ampliam o impacto.  

Otimização para dispositivos móveis

Responsividade

Seu site precisa ser responsivo e otimizado para smartphones e outros dispositivos móveis. Sem essa usabilidade, podemos afastar potenciais clientes. Ou seja, a responsividade garante que todos os elementos da página se ajustem perfeitamente a diferentes tamanhos de tela, gerando uma experiência fluida e sem interrupções. 

Navegação facilitada

Navegação facilitada e conversão estão lado a lado e isso inclui: otimizar menus, botões e formulários para que sejam acessíveis em telas menores. Reduza o número de etapas para completar uma conversão e garanta que os CTAs estejam visíveis e acionáveis tanto em um notebook quanto em um tablet. 

A Nairuz tem um excelente time de tecnologia que dará todo suporte necessário para você e sua marca alcançarem os objetivos! 

Análise e monitoramento contínuos

Para que a análise e monitoramento contínuos funcionem, é recomendado o uso de ferramentas como Google Analytics. Com ele, é possível acompanhar detalhes como origem do tráfego, comportamento dos visitantes e taxas de conversão em diferentes páginas. E não para por aí, pois você poderá complementá-la com o auxílio do Hotjar e Crazy Egg, por exemplo, que fornecem ideias sobre como se dá a interação entre os usuários e seu site, identificando pontos de fricção e oportunidades de melhoria. 

KPI’s e métricas

Pensando nisso, e aliado às ferramentas citadas acima, estão os principais indicadores de desempenho (KPI’s) e as métricas relevantes, que avaliam a eficácia das estratégias de conversão. Os KPI’s importantes, incluem: 

  • Taxa de conversão geral; 
  • Taxa de rejeição; 
  • Tempo médio no site; 
  • Valor médio do pedido e; 
  • Taxa de abandono de carrinho.  

A partir desses números, ajustes podem ser feitos para otimizar ainda mais as campanhas de marketing e melhorar a experiência do usuário. 

Conclusão

Cada uma dessas estratégias vistas aqui desempenha um papel específico para a melhoria da experiência do usuário e no aumento das taxas de conversão. Isso resulta em um maior retorno sobre o investimento e em campanhas de marketing mais eficazes. 

Caso necessite de suporte adicional ou de uma análise mais aprofundada de suas campanhas de marketing, a Nairuz está à disposição para ajudar. Somos especialistas em estratégias de marketing com foco no aumento da taxa de conversão, temos este case de sucesso da Nova Medicamentos, em que a empresa alcançou 63% em faturamento orgânico com as técnicas de SEO e muitos outros. 

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