Tendências do marketing em 2023: diversidade, inclusão e responsabilidade social

03/01/2023
tendências do marketing em 2023

Conhecer quais são as tendências do marketing em 2023 é algo que toda empresa de destaque deve fazer neste momento, de forma a garantir que os melhores resultados possam ser alcançados pelo seu negócio, ampliando assim sua performance. Toda essa preparação se torna ainda maior quando levamos em conta a alta competitividade que existe no mercado atual, no qual uma simples pesquisa na internet pode levar aos mais diversos tipos de resultados.

Frente a esta realidade, o sucesso de um negócio está associado à forma como ele consegue se portar, como a opção mais adequada a ser escolhida. Portanto, essa disputa por espaço deixa de ser entre as vitrines de um centro comercial para caminhar até o cenário das redes.

A importância da presença digital nas tendências do marketing em 2023

Esse tipo de situação pode ocorrer quando olhamos para os mais diversos tipos de segmentos. Por exemplo, uma simples pesquisa por impressão 3D preço pode levar um possível cliente a fazer contrato com uma empresa em particular, tudo graças a sua presença digital.

Quando falamos sobre o cenário virtual hoje é preciso falar também sobre como o mercado vem se adaptando a essa realidade, com isso sendo um dos motivos pelo qual cada vez mais é possível encontrar um grande ramo de opções ao pesquisar por qualquer serviço. Não basta para um empreendedor hoje saber o que move o mercado e o público, é preciso também adotar as melhores estratégias para garantir que o seu negócio consiga se destacar nesse cenário moderno, adotando então as melhores práticas de marketing.

Com a adoção de uma estratégia de sucesso, é possível garantir que, ao buscar por máquina de corte e vinco automática preço, uma companhia específica seja aquela escolhida pelo público, tudo como um resultado de suas ações de sucesso.

Para se garantir tamanho desempenho, é preciso olhar com atenção para o mercado, mas também para aquilo que está por trás dessas mudanças, como é o caso da sociedade e sobre como suas novas reivindicações vêm mudando a percepção de todas as empresas.

Tendências do marketing em 2023: a sociedade vem mudando o mercado

Por muito tempo existiu no mercado uma percepção quase que inferior sobre o público, como se sua audiência de cliente não tivesse nenhum poder crítico, existindo apenas uma competição entre as marcas para definir quem dominava o mercado e assim o público.

Essa relação veio mudando com o tempo, sendo possível encontrar hoje um cenário comercial muito mais flexível e reconhecendo o valor do público, já que nas mãos dessa audiência é que está o sucesso ou fracasso de vendas que uma empresa pode conquistar.

Com esse cenário em mãos, é preciso que as marcas estejam mais atentas ao que ocorre ao seu redor, de forma a adotar ações que possam ser vistas como algo positivo tanto pelos seus clientes como por aqueles indivíduos com chances de se tornarem em clientes.

Com uma audiência mais comunicativa, cabe a um fornecedor de camisa polo para uniforme estar atento a tudo aquilo que pode afetar o nome da sua marca, indo desde a qualidade do material até mesmo a forma em que seus serviços são oferecidos ao público.

Isso vale também para os mais variados tipos de segmentos comerciais, considerando também a percepção cada vez mais crítica dos clientes, que estão atentos até mesmo a forma com que uma marca se posiciona socialmente antes de definir uma compra.

Na mesma medida em que essa audiência vem se mostrando cada vez mais socialmente ativa, o mesmo passa a acontecer com o mercado. Isso até mesmo em uma tentativa de acompanhar o que motiva o seu público, evitando assim perder clientes no caminho.

Graças a isso podemos ver empresas buscando ter um perfil socialmente diverso de funcionários, além de restaurantes usando uma caixa de pizza feita com materiais recicláveis em suas entregas, tudo de forma a acompanhar essas novas tendências sociais.

Tais mudanças estão longe de acabar, sendo importante então conhecer o que promete comandar o mercado em 2023 para assim garantir os melhores resultados.

Ações para se ter atenção nas tendências do marketing em 2023

Mesmo com todas as mudanças que vêm ocorrendo no meio comercial nos últimos anos, se tem algo que permanece igual é o alto nível de competição existente no mercado, com essa situação na verdade se tornando ainda mais crítica com o apoio da internet.

Diante disso, para garantir com que uma marca de roupas de inverno ou até mesmo um centro de usinagem sigam como líderes dos seus respectivos mercados, é preciso olhar com atenção para as tendências de público e de mercado e, 2023, sendo possível destacar:

Maior diversidade

A busca por uma maior diversidade é uma resposta a forma com que muitas minorias sociais foram sendo negligenciadas no passado. É graças a isso que podemos ver hoje novas histórias na TV, novos astros no cinema e novos modelos na passarela.

Além de ser uma responsabilidade por parte das empresas, é importante reconhecer a luta pela garantia de diversidade como algo que também motiva o seu público, fazendo com que a busca por tal resultado seja também uma forma de se manter relevante.

Garantia de inclusão social

A causa da inclusão social conversa diretamente com a questão da diversidade, afinal, de nada adianta usar um elenco diverso em comerciais quando poucos são os perfis vistos quando olhamos aos funcionários que usam os uniformes profissionais de uma marca.

Nesse sentido é importante para uma companhia garantir a presença de uma equipe variada em suas funções, desenvolvendo, por exemplo, programas de acesso para minorias que não recebam atenção no mercado, aumentando também o valor de uma empresa.

Responsabilidade social e ambiental

As tendências citadas acima também podem ser incluídas como parte da responsabilidade social de uma empresa, no entanto é preciso olhar para o tema de uma forma mais ampla, reconhecendo quais são as ações que podem modificar positivamente o seu cenário.

Entre as ações a serem tomadas nesse sentido é possível destacar estratégias que podem receber uma visão positiva por parte do público, o que inclui:

  • Patrocínio de equipes esportivas;
  • Realização de eventos culturais;
  • Adoção de práticas de proteção ao meio ambiente;
  • Produção de mercadorias menos poluentes.

Essas são apenas algumas entre as diversas ações que podem fazer com que uma companhia tenha um melhor impacto em seu ambiente, com isso sendo visto de maneira positiva pelo mercado como um todo, com destaque maior ao seu público.

Estratégia de conteúdo em vídeos

Além de olhar para aquilo que o seu público considera importante, é necessário que uma marca tenha atenção ao mesmo tempo que essa audiência consome. Em relação a isso se destaca o perfil de conteúdo que circula nas redes, como é o caso dos vídeos curtos.

Ao observar essa tendência é indicado até mesmo para um fornecedor de tampas para garrafas passar a trabalhar com vídeos pequenos para o TikTok, Instagram entre outras redes, mostrando bastidores da empresa, curiosidades entre outros temas diversos.

Data-driven marketing

Ao escolher qual é o modelo ideal de conteúdo a ser trabalhado por uma marca é necessário estudar quais são as expectativas dessa audiência, com o uso de dados facilitando a chegada a conclusão do que pode ser melhor para uma marca.

Apostar no marketing baseado em dados pode ser uma maneira de não só conhecer mais sobre o seu público, mas sendo também um auxílio para todas as decisões a serem tomadas por parte de um negócio.

O que facilita essa tendência é a alta presença de informações na internet, fazendo assim com que as redes sociais possam ser vistas como um livro aberto sobre o seu público, facilitando para um fornecedor de datador inkjet oferecer o melhor produto ao mercado.

Inteligência artificial

Ainda sobre mudanças tecnológicas que podem ser vistas com bons olhos pelas empresas é o crescimento da inteligência artificial, assim como o seu uso dentro dos serviços mais diversos, o que pode incluir até mesmo o atendimento junto ao seu público.

Ao adotar esse tipo de programa é possível oferecer uma comunicação personalizada à sua audiência, usando de bots e outros sistemas que podem ser alimentados com as informações do seu público, permitindo assim uma melhor aproximação com tal audiência.

Marketing de influência

Outra tendência que não é necessariamente nova, mas que ainda deve ser uma aposta para 2023 é o uso do marketing de influência. Essa prática se mostra bastante popular por meio dos influenciadores digitais, trazendo assim uma diferente aproximação com o público.

Ao acompanhar essas correntes do mercado é possível garantir com que o melhor tipo de serviço seja oferecido ao público, aumentando o valor de uma companhia, fazendo com que esse destaque seja reconhecido por sua audiência, valorizando o nome de uma empresa.

 

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